Conecte-se conosco

Cultura

QuarenCena | Peça “Sob o Sol em Meu Leito Após a Água” acontece ao vivo em rede social

Publicado

em

QuarenCena - Teatro no instagram

– Vamos fazer algumas coisa juntas pelas redes sociais?
– Vamos!
– Podemos nos enviar poemas e ir gravando isso… e podemos fazer partes de peças que já encenamos!
– Acho ótimo! Eu topo. Ao invés de gravar, podemos fazer uma live, tipo toda quinta, 20h!
– Então vamos?
– Vamos!”


E assim, de forma improvisada – como os jogos que os mendigos de “Esperando Godot” inventam para fazer o tempo passar –, começou o experimento ‘QuarenCena – Live com Cena’ realizado no “ao vivo” do Instagram. A ideia de Patrícia Selonk e Simone Mazzer, atrizes e idealizadoras do projeto, é a cada quinta-feira, sempre às 20h, como se estivessem mesmo em um teatro físico, lerem um texto diferente e tentarem dialogar com essa nova forma de transmissão. A próxima live será na noite de 2 de abril, às 20h, com a leitura de trechos da peça “Sob o Sol em Meu Leito Após a Água”, de Paulo de Moraes e Maurício Arruda Mendonça, texto autoral da Armazém Companhia de Teatro, que elas apresentaram juntas há alguns anos.

Soluções Inusitadas

Em tempos de isolamento social, as atrizes atuam na mesma live, mas cada uma de sua casa, dividindo a tela do celular em duas. E, dessa forma, estão também transformando a live do Instagram em uma pesquisa de linguagem, na qual precisam arranjar soluções inusitadas para lidar com uma conexão instável aqui, uma imagem congelada acolá. “Além disso, também ficamos de olho nos comentários da ‘plateia’ em tempo real, bem à moda dos palcos Elizabethanos de outrora”, ensina Patrícia.

Esse formato de live e os possíveis imprevistos que rolam possibilitam manter algo essencial ao teatro, que é compartilhar um momento único somente entre aqueles que se juntaram em determinado espaço de tempo e lugar, embora o lugar tenha migrado para o virtual”, diz Simone. As atrizes já dividiram palcos mundo afora pela Armazém.

Sob o Sol em Meu Leito Após a Água

Sob o Sol em Meu Leito Após a Água” aborda temas míticos, tais como nascimento e morte, amor e ódio, jogo e trapaça, as potências masculinas e femininas, e foi inspirado no épico indiano “O Mahabharata” e em narrativas populares brasileiras.

O texto traz a história de um guerreiro que volta para a sua terra, buscando vingança por ter sido abandonado na infância. Na peça, as atrizes interpretam dois personagens que se ajudam muito ao longo da história: Jam, o guerreiro, impulsivo e apaixonado, e Cega, sábia e conselheira, que se alia a ele no meio dessa jornada. A dupla forma uma espécie de time para que Jam vença a conturbada relação com a mãe e com os irmãos, que ficaram em seu lugar.

QuarenCena

A estreia do QuarenCena foi em 19 de março com “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. O texto de Beckett fala sobre a falta de um sentido para a vida e nossas repetidas tentativas de injetar algum significado sobre nossas ações. Bem pertinente para o momento, assim como o texto seguinte, apresentado na quinta passada, dia 26: “Out Cry”, de Tennesee Williams. Nele, dois irmãos atores que representam, num teatro qualquer, a história de dois irmãos presos dentro da própria casa.

Simone e Patrícia apresentam as leituras da QuarenCena sempre através dos seus perfis no instagram: @simazzer e @patriciaselonk, respectivamente.

Patricia Selonk é atriz e fundadora da Armazém Cia de Teatro.

Simone Mazzer é atriz e cantora, atuou na Armazém de 1993 a 2012.

Ademais, veja mais:

‘Mulher é Música’ mostra exemplo de sororidade
Typical Me | “O superpoder é aquilo que a música é capaz de provocar”
Luellem de Castro | “Feminismo é um conceito branco”

Cultura

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró

Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho do Morro da Urca

Publicado

em

Festival Joia Rara tem sexta edição Feira Carioquíssima

Depois de uma edição na Praça Paris no final de maio, a Carioquíssima na Roça volta para a Urca onde realiza duas edições em junho. No próximo final de semana, dias 10 e 11/06 (sábado e domingo), a feira vai para a Praia Vermelha, na Praça General Tibúrcio.

Além das oficinas e atrações infantis, como brincadeiras de argola, peixaria e boca do palhaço , haverá muita comida nordestina e típica de festa junina. Serão caldos, quentão e todos os doces e petiscos clássicos desta época.

Muita música e forró

Entre 14h e 19h entram em cena DJs de forró, música nordestina e MPB: no sábado DJ Taroba e no domingo DJ Xeleléu. Às 18h, a música ao vivo toma conta da praça com Mimoso, no sábado, e Forró da Josi no domingo.

Nos dias 23, 24 e 25/06 (sexta a domingo), a Carioquíssima na Roça sobe novamente o Morro da Urca, um dos mais belos e concorridos cartões-postais da cidade.

A saber, os DJs animam o evento de 10h às 17h: Xeleléu (sexta), Taroba (sábado) e Sérgio Feijó (domingo). Em seguida, a música ao vivo, às 15h, contará com as apresentações de Moyseis Marques (sexta), Estopim (sábado) e Conterrâneos (domingo).

Serviço:

Carioquíssima na Roça
Edições juninas na Urca/RJ

Praça General Tibúrcio – Praia Vermelha
10 e 11/06 (sábado e domingo)
14h às 22h – Entrada gratuita

Parque Bondinho – Morro da Urca
23, 24 e 25/06 (sexta a domingo)
9h às 19h – Entrada R$80 (nascidos e moradores de todo o Estado do Rio) e R$160.
https://bondinho.com.br/

Informações: producao@carioquissima.com.br
whatsapp 21 98643-5039

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências