Empresa lança revestimento automotivo vegano com alta elasticidade

Com a proposta de oferecer um material mais leve, com alta elasticidade, resistente e versátil ao mercado de reposição, a Cipatex® lança uma nova versão de revestimento sintético automotivo vegano. Trata-se do Pevecron Auto New Rivera, desenvolvido em PVC com reforço de malha poliéster. O produto é indicado para acabamento interno de carros, caminhões e ônibus.

Com toque e visual bem próximos ao couro, o produto pode ser usado em composê com outros tipos de revestimentos, como a própria pele animal ou tecido. A princípio, o artigo ganha ainda mais versatilidade com uma extensa gama de cores, em um total de 21 opções. As tonalidades disponíveis são preto, taupe, bege, pitanga, marfim, grafite, cinza, chumbo, areia, natural, vermelho, nozes, canela, dois tons de marrom, café, camel, rato, azul, bordô e branco. Em relação à versão anterior do Pevecron, a atual tem uma gravação mais profunda, com grânulos marcantes, que traz um efeito diferenciado ao acabamento.

Reforço

Outra vantagem está no reforço de malha poliéster, que torna o produto menos suscetível ao ataque de fungos, diminuindo o risco de manchas, deterioração e mau odor.

Diferente do couro, o material não requer hidratação, e se houver necessidade de limpeza, basta utilizar um pano úmido com água e sabão.

O produto também tem entre uma de suas principais características o fato de ser mais leve, quando comparado a outros revestimentos disponíveis no mercado. O coordenador de laboratório da Cipatex®, Benedito Luqueta, explica que o menor peso não interfere na qualidade do produto, mas sim traz vantagens na questão do design e aplicação. “Investimos em pesquisa e tecnologia para desenvolver um material mais leve e maleável, porém estruturado e com excelente resistência”, comenta. Ele afirma, ainda, que parte do mercado acredita que revestimento com maior peso é sinônimo de qualidade, o que precisa ser desmistificado diante da inovação e novas tecnologias empregadas em novos produtos.

Conforme Silvio Martins, head de marketing da Cipatex®, a nova versão acompanha as mudanças da indústria automotiva e reforça a estratégia da empresa de ampliar sua presença no aftermarket. “O objetivo é oferecer um produto com diferencial competitivo e atender o aumento da demanda por revestimentos sintéticos para acabamento interno de veículos leves e pesados”, complementa.

Para o segmento, a companhia também produz revestimentos para painel, para-sol, coifas, além de produtos para capotas, tapetes, pisos, adesivos para baterias e lonas para cobertura de carga de caminhões.

Mais sustentável

O desenvolvimento do Pevecron Auto New Rivera também integra as ações da empresa que visam tornar os processos e produtos mais sustentáveis. O artigo é isento de matérias-primas de origem animal e livre de metais pesados. O produto atende as diretrizes do REACH, regulamento da União Europeia de controle de substâncias químicas adotado para melhorar a segurança do trabalhador e do meio ambiente.

No que se refere à leveza, são vários os fatores positivos e com sustentabilidade, como redução no consumo de energia e de matéria-prima, além da diminuição da geração de resíduos.

Em conjunto com toda a cadeia automotiva, todo produto mais leve também pode contribuir para diminuir o peso final do veículo e resultar em menor consumo de combustível, o que leva à redução na emissão de poluentes.

Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
N.OVO | Foodtech quer revolucionar a produção de alimentos no Brasil
Veículos recreativos | Motorhomes trazem mescla de liberdade para viajar e segurança

Escreve o que achou!