Roda Viva | Francisco, el Hombre regrava clássico de Chico Buarque

A princípio, essa música de Chico Buarque apareceu – ao lado do grupo vocal MPB-4 – no 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967. A clássica “Roda Viva” acaba de ganhar uma nova versão. Agora através da banda Francisco, el Hombre para integrar a trilha-sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory). O filme é um documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff.

Além disso, a releitura faz uma citação a outro clássico de Chico Buarque, “Apesar de Você”. A canção chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (03) e também ganha um videoclipe – com direção de Gabi Jacob – no canal de YouTube do grupo.

“‘Roda Viva’ é uma música cíclica, que vai acontecendo de novo e de novo, sempre levemente diferente, porém em ciclos. Acho que essa característica tem uma analogia forte com as fases da história”, pensa Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão), que forma a Francisco, el Hombre ao lado de Juliana Strassacapa (voz e percussão), Sebastián Piracés-Ugarte (voz e bateria), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra).

“O contexto em que essa música surgiu, após o golpe militar de 64, traz muitas semelhanças com o período que vivemos atualmente, com crises manipulação midiática… Tudo isso parece se repetir na história, que é cíclica como a canção”, comenta.

Desafio

Sabendo da importância que “Roda Viva” carrega, o grupo se viu desafiado na hora criar uma nova versão para a mesma. Foi então que os integrantes pensaram em incluir detalhes que marcaram a própria trajetória em cada “ciclo” da faixa. Ou seja, tem um forte arranjo de vozes, inspirações sonoras latinoamericanas (bachata, estilo surgido na República Dominicana, serviu como referência). Ainda por cima, presença de guitarra e também a participação do instrumentista chileno Rodrigo Rojas nos teclados.

Por fim, transcendendo a inventividade sonora, a banda decidiu interferir na letra da música, promovendo um encontro entre duas obras de Chico Buarque: “Roda Viva” e “Apesar de Você”. Como ambas são sinônimos de resistência à ditadura, a banda criou um elo entre as duas. “Esse dia já está nascendo graças ao trabalho de muitos movimentos sociais, muita gente que está botando a mão na massa para virar essa página triste da história que estamos vivendo”, conclui Mateo.

Enfim, o novo single da banda Francisco, el Hombre, “Roda Viva”, está disponível nas plataformas digitais via ONErpm e o vídeo da faixa está disponível no YouTube. Veja abaixo:

Ademais, leia mais

Suraras do Tapajós | Grupo de mulheres indígenas lança álbum com vivências e musicalidade da floresta
Respirar | A saber, single de Suzana Morales é sopro
Juliana Linhares | Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira

Escreve o que achou!