Dois centenários quilombos do Vale do Café, o Jongo do Quilombo São José e o Jongo de Pinheiral, situados no interior do Estado do Rio de Janeiro, uniram-se à nova geração de jongueiros do Morro da Serrinha, em Madureira, para lançar um álbum dedicado inteiramente ao gênero musical que é fundamental na história da música brasileira.
O álbum “Jongo do Vale do Café,” cujo propósito é dar visibilidade e perpetuar o jongo e sua tradição, estará disponível nas plataformas digitais a partir de sábado, 23 de setembro. Este trabalho reúne 32 canções centenárias, cujas gravações foraconteceram em uma comunidade quilombola. Montaram uma estrutura especial para permitir que os jongueiros registrassem essas relíquias, que nunca antes haviam sido gravadas em formato de áudio. No total, mais de 40 cantores e percussionistas participaram da gravação, que ocorreu em um estúdio ao ar livre, localizado no meio da floresta, junto com os dois tambores centenários e o tronco escavado, semelhantes aos utilizados em Angola: o caxambu e o candongueiro.
Aliás, confira uma música abaixo, e siga lendo:
Em Madureira, no dia 23 de setembro, sábado, às 16h, haverá um evento de lançamento com a participação de cinco quilombos centenários que descerão da Serra Fluminense em direção ao Rio de Janeiro. O evento promete muito, pois contará com a participação de mais de 100 artistas quilombolas. O local escolhido é o tradicional Viaduto de Madureira, onde muitas famílias de escravizados chegaram do Vale há quase 200 anos para fundar o célebre bairro, onde inclusive, passei minha infância. Ainda por cima haverá uma grande roda, com direito a fogueira e bandeirinhas, para celebrar essa herança cultural e histórica. Além disso, haverá homenagens ao Mestre Darcy do Jongo da Serrinha e à ilustre mãe de santo e jongueira mais antiga da Serrinha, Tia Ira Rezadeira.
Serviço:
JONGO DO VALE DO CAFÉ | TURNÊ DE LANÇAMENTO:
Grupos participantes: Jongos de Pinheiral, Quilombo São José/Valença, Vassouras, Arrozal/Piraí, Barra do Piraí e Morro da Serrinha.
Roda de Jongo no Viaduto de Madureira
QUANDO: Sábado, 23 de setembro, às 16h
ONDE: Viaduto de Madureira
QUANTO: Grátis, com censura livre
Encontro de Jongos do Vale do Café
QUANDO: sábado, 7 de outubro, às 14h
ONDE: Parque das Ruínas do Jongo de Pinheiral – Rua Francisco de Abreu, s/nº – Pinheiral – RJ
QUANTO: Grátis, com censura livre
Ademais, leia:
Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Meu Brasil Angolano | Angola é palco de romance que traz uma antropologia social e histórica
Plano de Fuga | Projeto de rap conta com artistas de Angola, Brasil e Moçambique
Por fim, veja um clipe de samba jazz em animação que une Cabo Verde e Brasil, e siga lendo: