Conecte-se conosco

Literatura

Sede de Paula Albuquerque | Poesia

Publicado

em

Sede, poesia de Paula Albuquerque. Boletim de Ocorrência

Sede
Era setembro de 2008 e me tranquei naquele pequeno depósito que tínhamos em casa, com uma garrafa, um livro de poemas e as lágrimas que me devoravam. Toda minha extensão soluçava por entre inércias da existência enquanto você batia na porta do outro lado do mundo.

O depósito era meu ventre secreto, e a sede uma onda sem oceano. Exagerei nesse dia a ponto de você esconder todas as chaves. Eu lembro que você reclamava que eu vivia fechada, e por não gostar na verdade das portas, você suspendeu todo vestígio dos trincos. Daí abri as janelas contemplei a rua. As buzinas dos carros. Não ouvia coisa alguma lá fora, apenas olhava. E enquanto você falava, não te via, mas te escutava. Eu só queria uma pausa na loucura dessas horas, sempre tão cambiantes e fugidias.

O que meu corpo poderia fazer diante da angústia de existir, a não ser deixar-se morrer por entre goles e marés? O que você entenderia do meu inferno? Do alucinado espanto que me consumia e me exasperava a lucidez? Eu era ao menos mil anos mais velha em um desespero devastador que meus braços não sabiam alcançar – tampouco reter, mesmo sendo parte de mim. Lembra que eu inventei um nome para o meu desespero? Uma onomatopeia para deixar transparente o inominável do meu sofrimento. Mas de tanto buscar achei a cesura dos trincos: a porta do mundo tinha um trinco embutido. Não falei, desculpe-me: eu precisava de um estilhaço.

Ademais de sede, leia mais:

Inclusive, siga mergulhando no canto em Tempos de Reclusão
Aliás, conheça Hugo Mello | “Um Los Hermanos sem guitarra”
Asfixia | Poesia

Paula Albuquerque escreve entre passos e janelas, busca na educação, na arte, na cultura, nas ciências e no pensamento crítico, caminhos de transformação das diferentes realidades do país, assim como busca desenvolver tais habilidades em si, aprendendo sempre que possível. Cursou bacharelado e licenciatura em Letras, Mestrado em Letras - Ciência da Literatura e atualmente lê a bibliografia das disciplinas do Doutorado, na mesma área, em casa por causa do coronavírus.

Anúncio
2 Comentários

2 Comments

  1. Poeta Xandu

    19 de abril de 2020 at 03:26

    aquelas trancas e chaves e portas e a verdade gritando lá fora

    • Alvaro Tallarico

      19 de abril de 2020 at 11:22

      Belo verso, não? E a cara desse momento de coronavírus e pandemia mundial.

Escreve o que achou!

Literatura

Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta

Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Publicado

em

Capa Magus alquimia e filosofia oculta


‘Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta’, de Francis Barrett, fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

A Barany Editora está agora com o Selo Editorial Pentáculo, cujo foco é em obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade, ficção e não ficção. Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, de 1801.

A obra busca revelar informações sobre a Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo.

Dividido em três partes, ou três livros, são ao todo 400 páginas.

A princípio, na parte 1, tem a explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Em seguida, na parte 2, um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Por fim, na parte 3, uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Aliás, saiba mais sobre magia no podcast abaixo, e siga lendo:

Para o autor Francis Barrett é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Talvez hoje pudéssemos denominar vários os capítulos do livro como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para Francis, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

A saber, o autor nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa.

Ficha técnica de Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta:

Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023
Onde comprar: www.baranyeditora.com.br

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro da Darkside que inspirou Drácula

Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências