Thursday, December 8, 2022

Segundo encontro do Educa Week 2021 | A educação do pós-pandemia

Um vírus fez com que tudo no mundo mudasse, inclusive, a maneira de se pensar educação. Foi neste contexto que os painéis do Educa Week giraram nesta terça-feira. Seguindo esta linha, o encontro abordou: novos formatos de ensino, currículo, recuperações socioeconômicas e muito mais.

Educa Week 2021

O Educa Week é o maior evento de educação do Brasil e esta semana está acontecendo a sua sexta edição. As discussões são todas online e gratuitas, começaram ontem, 18 de outubro, e vão se desdobrar ao longo desta semana, encerrando no sábado 23. Portanto, se está sabendo do evento agora e quer ficar por dentro do que aconteceu ontem, acesse este link.

Os painéis de hoje giraram entorno do Fórum Nacional das Escolas Particulares e englobaram o mundo da gestão e das tecnologias digitais. Confira qual foi a programação:

  • Gestão Escolar e Tecnologia Educacional;
  • Fusões e aquisições de escolas: ganhos, perdas e os desafios;
  • Marketing educacional e o acirramento na atração e retenção de alunos;
  • Universidades estrangeiras: encurtando caminhos e construindo diferenciais para instituições de ensino;
  • Transformação Digital: o que aprendemos com a pandemia?
  • Formação de professores e aprimoramento das equipes;
  • Educa Week by Night com senador Alessandro Vieira (RS).

A conversa com o Bruno Elias, CEO da Eleva Educação, que abriu esta terça-feira do Educa Week, tratou das experiências de gestão da rede quanto ao aceleramento de mudanças educacionais demandadas pela pandemia. Assim, abordando também as tecnologias educacionais e as estruturas necessárias para esse retorno.

No painel sobre a fusão e aquisições de escolas, assistimos a um debate sobre essa realidade que permeia o universo das escolas privadas. Os convidados que discutiram sobre o tema foram Maurício Tricate, diretor administrativo do Colégio Magno; Tarcísio Manso Villela, diretor de investimentos da Great Schools Platform Participações S/A; Fabrício Alves, diretor regional Norte/Centro-Oeste do Inspira Rede de Educadores; Gabriel Alves, CEO da Rede Decisão. Eles apresentaram os motivos de os investidores comprarem escolas e a razão para o mercado estar aquecido, entre perdas e ganhos.

A mesa relativa à marketing educacional tratou dos processos de captação e retenção de alunos, que foi alterado no pós-pandemia, considerando os número de diferentes etapas do ensino. E, claro, abordaram a importância das ações de marketing digital nesse processo.

Os responsáveis pelo painel “Universidades estrangeiras: encurtando caminhos e construindo diferenciais para instituições de ensino” adentraram os atrativos vistos pelos estudantes que, cada vez mais, interessam-se por estudar no exterior. A partir desse debate, a questão foi falar sobre o counseling para o bom relacionamento da escola com as universidades do Exterior, bem como a importância das escolas responsáveis participarem do processo de escolha e como organizarem as visitas presenciais ou virtuais em universidades internacionais.

Em “O que aprendemos com a pandemia?”, foram tratados pontos sobre a preparação para o futuro educacional no nosso novo mundo, a importância da criação de um portfólio ainda no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio e os motivos que tem transformado as escolas em uma empresas de tecnologia com personalização.

No painel que tratou da formação docente, foram levantadas formas de preparação de equipes visando o processor dentro da era digital. Ainda refletido sobre formas concretas e positivas de organizar essas mudanças.

O Educa Week by Night desta noite, infelizmente, não pode contar com senador Alessandro Vieira (RS), devido a alguns compromissos políticos do senador; mas, em seu lugar, enviou o deputado Felipe Rigone. O painel abordou a gestão da educação pós-pandemia como um todo, visando os documentos nacionais regem a nossa educação.

Mais detalhes e o terceiro encontro

Para quem ficou de fora do bate-papo, mas ficou interessado nas pautas, o Educa Week deixou uma playlist com os painéis do dia, que você pode conferir aqui. E, aproveitando que está com a gente, programe a sua agenda para o encontro de amanhã. Confira a programação:

  • 8:30h – Escolas e a pós pandemia;
  • 9:30h – Como as escolas estão superando os graves impactos socioemocionais pós-pandemia;
  • 11:30h – O papel da avaliação e os novos formatos, suportados por tecnologias e métricas;
  • 14:30h – O desafio de preparar os estudantes para diferenciados processos seletivos do ensino superior;
  • 16:30h – O desafios das escolas pós-pandemia;
  • 18:30h – Diversidade e inclusão nas escolas;
  • 20:30h – Educa Week by Night – Painel especial Matific: Os avanços da Educação pós-pandemia.

Para se inscrever e não perder nada, acesse: https://educaweek.com.br.

Ademais, veja mais:

Primeiro encontro do Educa Week 2021 | Confira as temáticas discutidas
Educa Week | Venha conhecer o evento da educação
Projeto ‘Quinteratura’ promove show da Banda Animal para a criançada

1 Comment

Escreve o que achou!