É hora de começar a se preparar para os festivais que vão agitar o Brasil em 2024. A agenda promete movimentar a economia e oferecer uma experiência diversificada com shows afro de grandes artistas.
De acordo com o site “Mapa dos Festivais”, em 2023, houve um aumento significativo no número de festivais de música realizados no país. Até junho (mês em que essa pesquisa foi conduzida), foram registrados 183 festivais realizados e programados para acontecer até dezembro daquele ano. Para dar uma ideia desse crescimento, somente no mês de maio, foram mapeados 35 festivais.
R&B, MPB, Rock e música eletrônica são alguns dos estilos de festivais deste ano. Além disso, artistas negros internacionais também estão confirmados para se apresentar em grandes eventos.
Em seguida, conheça alguns nomes e shows já confirmados:
- Africa Express – 23 de fevereiro em São Paulo: Pela primeira vez, o Brasil receberá o Africa Express. É um coletivo musical que reúne músicos de diferentes culturas, gêneros e gerações com o objetivo de quebrar barreiras e promover a unidade entre eles.
- Festival Rec’Beat – 10 a 13 de fevereiro – Recife: O REC-BEAT é um dos festivais de música mais importantes do país. Visa proporcionar um encontro entre a diversidade da música pernambucana e brasileira, artistas consagrados e sonoridades do mundo todo.
- SZA – 22 de março – Lollapalooza – São Paulo: A nova diva do R&B, conhecida pelo sucesso de sua mixtape “S” lançada em 2013, estará presente no Lollapalooza.
- Festival Feira Preta – 03, 04 e 05 de maio – São Paulo: Com um novo formato em 2024, o evento promete uma extensa programação de atividades. Isso inclui shows inéditos em palcos musicais, área de empreendedores, área de talks, área de gastronomia, área infantil, área de experiências junto às marcas e painéis.
- Ayra Starr – 18 de maio – C6 Fest, São Paulo: A cantora de afropop nigeriana, com origens no Benin, com apenas 18 anos, está na vanguarda da próxima geração de artistas africanos.
- Cima Funk – 18 de maio – C6 Fest, São Paulo: O músico cubano, indicado ao Grammy, conhecido por misturar funk e hip-hop com música cubana e afro-caribenha, apresentará seu álbum mais recente, “El Alimento”, lançado em outubro de 2021.
- YOUNG FATHERS – 19 de maio, C6 Fest – São Paulo: O grupo escocês de hip-hop progressivo formado em Edimburgo em 2008, ganhador do prêmio de Álbum Escocês do Ano com o EP “Tape Two”, se apresentará no C6 Fest.
- Ne-Yo – setembro, Rock in Rio – São Paulo: Ne-Yo, um dos maiores hitmakers do R&B, estará presente no Rock in Rio, trazendo seu sucesso e swing que o tornaram mundialmente conhecido desde seu primeiro single “So Sick”.
- Festival Salvador Capital Afro – 22 a 25 de novembro – Salvador: A segunda edição do evento pretende contribuir para o fortalecimento da cultura e economia criativa local, destacando negócios e talentos negros soteropolitanos e ampliando a visibilidade do destino no segmento do Afroturismo.
Além dos shows afro, saiba mais sobre a Feira Preta:
A Feira Preta nasceu em 2002 com foco na venda de produtos de empreendedores negros. Porém, evoluiu ao longo dos anos para um festival que abrange conteúdos, produtos e serviços nos mais diversos segmentos. O Festival Feira Preta pauta tendências, lifestyle e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. Dessa forma, reunindo diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e América Latina, tornou-se um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.
Ademais, leia:
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Festival do Rio 2023: Othelo, o Grande e a Resistência Negra na Cinelândia