Qual será o turismo do futuro? O mundo está mudando e promete transformações radicais até 2030. O KAYAK, um dos maiores buscadores de viagens do mundo, revelou o estudo WTF: WOW! Turismo do Futuro, trazendo oito previsões sobre como viajaremos nos próximos anos. A pesquisa, feita em parceria com o The Future Laboratory, analisou dados de 9.100 viajantes em nove países e investigou padrões de buscas na plataforma do KAYAK.
Entre as principais tendências, destacam-se o aumento das viagens multidestinos, o uso de inteligência artificial para planejamento, a busca por escapadas espirituais e a popularização do chamado “feedbooking”, em que as redes sociais se tornam o principal canal para inspiração e reservas de viagens.
Os agentes de IA serão cada vez mais utilizados para planejar itinerários personalizados. Segundo o relatório, 38% dos viajantes querem flexibilidade, enquanto 37% buscam roteiros sob medida. Os assistentes virtuais do futuro cuidarão de reservas automáticas e fornecerão sugestões com base em preferências individuais.
Multidestinos em alta no turismo do futuro
O conceito de viagem para um único destino pode estar com os dias contados. Até 2030, o turismo será mais dinâmico, com viajantes explorando múltiplos locais em uma mesma experiência. Essa tendência é impulsionada pela flexibilização de vistos e pelo desejo crescente de aproveitar cada viagem ao máximo.

O turismo voltado ao bem-estar ganhará ainda mais espaço, com spas, academias e hidromassagens entre as comodidades mais buscadas. Segundo o estudo, 60% dos viajantes priorizam o relaxamento, enquanto 13% valorizam experiências focadas na saúde.
O feedbooking será uma tendência crescente: 36% dos viajantes já se inspiram em postagens para decidir seus destinos. O KAYAK prevê que até 2030, além da inspiração, as redes sociais se tornarão um canal de reserva direto para passagens e hospedagens.
A tecnologia transformará a experiência do turismo. Tours virtuais e concierges holográficos serão comuns, e 35% dos viajantes esperam testar acomodações por realidade aumentada antes de reservar. Já 10% esperam que os voos incluam entretenimento imersivo.
Destinos inexplorados em ascensão
No turismo do futuro, a preocupação com a superlotação de destinos e o impacto ambiental fará com que os viajantes busquem novas opções. Pequenas cidades e locais menos conhecidos deverão atrair mais turistas interessados em experiências autênticas e sustentáveis.
O turismo espiritual será uma das grandes tendências da próxima década. Retiros silenciosos, viagens genealógicas e experiências voltadas ao autoconhecimento e à cura emocional estarão entre as prioridades dos viajantes.

Os tradicionais programas de fidelidade sofrerão mudanças. Para 29% dos viajantes, os descontos e benefícios devem ser personalizados, enquanto 32% desejam reembolsos automáticos caso os preços das passagens baixem. Com os custos de viagem em ascensão, a tendência é que os viajantes optem pelas opções mais vantajosas, independentemente da marca.
O relatório do KAYAK sugere que o setor turístico está caminhando para um cenário mais digital, imersivo e personalizado. Para os viajantes que desejam se antecipar e planejar suas viagens de acordo com essas tendências, o estudo WOW! Turismo do Futuro já está disponível.
*O levantamento sobre o turismo do futuro foi realizado pela PureSpectrum, que entrevistou 9.112 viajantes em nove países, incluindo o Brasil, entre os dias 13 e 20 de agosto de 2024. Além disso, a análise considerou pesquisas de hotéis feitas no KAYAK entre 1º de setembro de 2023 e 15 de setembro de 2024.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !