Conecte-se conosco

Literatura

Um Brinde ao Caos | Conto inspirado no espetáculo ‘Um Brinde à Desordem’

Publicado

em

Um Brinde à Desordem deu origem ao conto Um Brinde ao Caos

Um Brinde ao Caos

Eu lembro, quase com sabor nos lábios, da tranquilidade da nossa rotina de sábado, de alguns aspectos da segunda de manhã cedo, ficava acordada enquanto você irradiava bom dia em um abraço, e eu retribuía com um poema aos teus ouvidos. E tudo isso era a nossa dança secreta e íntima, agora é como se bailássemos em um palco sem cortinas com todos os nossos demônios na
plateia. Nossos corpos se costuravam no mergulho do espaço, e eu me deslizava na extensão do teu dorso; dançava o teu corpo bruto de chuva. Era o meu cosmos, era o sentido da nuvem, da rocha, quem sabe até de da embriaguez serena dos teus olhos, da tua nuca, da tua voz na minha coxa. Você me flutuava como se eu fora um rio, e eu escondia os meus desertos. Eu me lembro que eu sofria.

Mas algo me doía. Não o sol dessas lembranças, mas o inominável, o feixe de sombra e isso é o que reverbera o não-dito da minha dor. Ioiô na corda de equilíbrio. Não! Às vezes penso que equilíbrio é do demônio, Deus que é Deus surta, inunda, arrasa nações e fala palavrão pesado para deixar límpido e puro – tal qual uma cachaça – o discurso. Eu já te amava pelo avesso e era o avesso do avesso somente, eu não queria te humilhar a qualquer preço, eu só queria me buscar, me levar embora desse cosmos, da tua tranquilidade que não existe até hoje: você só engana os trouxas.

Tom castanho

Eu tinha que correr até que as estradas se perdessem dos meus sapatos; correr até devorar toda e qualquer possibilidade de rota. Eu fiz a minha trouxa e fui. Já não me sabia, não sabia mais se estava simplesmente nas vertigens da ruína a procurar por cada porção do que poderia ser a minha vida, a minha vida – a que tenho desde muitos antes de nascer – ou se me perdera para sempre, seria uma outra, com outra forma ou uma outra frase talvez. Talvez daquele livro que você me leu antes do almoço de uma sexta-feira de estrogonofe e salada de agrião. Estava frio, eu usava casaco e você estava seminu.

Você voltava do trabalho. Havia o banho, o jantar, o entrelaçar, o vinho, o verbo, a tua perna na minha, o dia, as horas. Eu fui embora de você em muitos pra-sempres mas voltava com as minhas malas nas tuas mãos. Apreciava tanto a imensidão do silêncio, tudo era fome e seus olhos a me perscrutar . Até hoje tenho a intuição de que os seus olhos me vigiam, mas deve ser o
costume e a memória da curva em tom castanho indecifrável.

*Um Brinde Ao Caos é um conto inspirado a partir do espetáculo de dança ‘Um Brinde à Desordem

Ademais, leia mais:
Espetáculo ‘Um Brinde à Desordem’ | CRÍTICA
Tântrica Santina – Rita Rocha e Alhandra A falam sobre teatro, política e resistência
Isto é um Negro | CRÍTICA

Paula Albuquerque escreve entre passos e janelas, busca na educação, na arte, na cultura, nas ciências e no pensamento crítico, caminhos de transformação das diferentes realidades do país, assim como busca desenvolver tais habilidades em si, aprendendo sempre que possível. Cursou bacharelado e licenciatura em Letras, Mestrado em Letras - Ciência da Literatura e atualmente lê a bibliografia das disciplinas do Doutorado, na mesma área, em casa por causa do coronavírus.

Literatura

Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta

Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Publicado

em

Capa Magus alquimia e filosofia oculta


‘Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta’, de Francis Barrett, fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

A Barany Editora está agora com o Selo Editorial Pentáculo, cujo foco é em obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade, ficção e não ficção. Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, de 1801.

A obra busca revelar informações sobre a Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo.

Dividido em três partes, ou três livros, são ao todo 400 páginas.

A princípio, na parte 1, tem a explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Em seguida, na parte 2, um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Por fim, na parte 3, uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Aliás, saiba mais sobre magia no podcast abaixo, e siga lendo:

Para o autor Francis Barrett é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Talvez hoje pudéssemos denominar vários os capítulos do livro como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para Francis, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

A saber, o autor nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa.

Ficha técnica de Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta:

Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023
Onde comprar: www.baranyeditora.com.br

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro da Darkside que inspirou Drácula

Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências