Conecte-se conosco

Cinema

‘Um Samurai em São Paulo’ ganha sessões na Mostra de Cinema Internacional de SP

Publicado

em

Cartaz “Um Samurai em São Paulo”. Distribuição: Elo Studios

Documentário sobre Taketo Okuda, um dos karatekas mais importantes do mundo, ganha sessões na Mostra Brasil Competição Novos Diretores.

O documentário “Um Samurai em São Paulo”, produzido e dirigido por Débora Mamber Czeresnia, integra a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 20 de outubro a 02 de novembro e traça um panorama da produção cinematográfica mundial.

A programação conta com 231 filmes, vindos de 60 países, que serão apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial, além da exibição de filmes restaurados e em realidade virtual.

Selecionado entre os concorrentes da Mostra Brasil Competição Novos Diretores, o longa-metragem narra a trajetória do mestre de karatê japonês Taketo Okuda, falecido no início de 2022 aos 79 anos depois de mais de seis décadas dedicadas à arte marcial das mãos vazias.

A história de Okuda é narrada pela perspectiva de Débora, sua aluna, que encontrou na arte marcial muito mais do que disciplina e força. “Enquanto o Brasil e o mundo assistem à escalada de discursos agressivos e bélicos, o que Okuda nos traz é um potente grito de kiai de resistência, nos convidando a repensar a necessidade de armar-se contra o outro. Por isso, ‘Um Samurai em São Paulo’ é um filme extremamente atual”, comenta Débora.

Discípulo Masatoshi Nakayama, responsável pela difusão do karatê Shotokan no Ocidente, Okuda se muda para o Brasil na década de 70 incumbido da missão de ensinar as técnicas da Associação Japonesa de Karatê. A partir disso, forma uma geração de atletas que marca o desenvolvimento da modalidade no país. Com a morte de seu mestre, nos anos 80, afasta-se das competições esportivas e passa a usar a prática como ferramenta para alcançar a transcendência.

Sessões de ‘Um Samurai em São Paulo’:

Distribuído pela Elo Studios, o longa, que concorre na categoria Mostra Brasil Competição Novos Diretores, poderá ser visto no dia 25 de outubro, às 20h15, na Reserva Cultural, e dia 26 de outubro, às 14h, no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Iniciativa pela equidade de gênero

“Um Samurai em São Paulo”, fez parte do Selo ELAS, uma iniciativa da Elo Studios que fomenta filmes feitos por mulheres. A intenção da distribuidora é de ajudar a atingir a equidade de gênero no setor.

Sobre a diretora

Débora Mamber Czeresnia nasceu em 1976 e é paulistana. É roteirista desde de 2015. Um deles é o curta-metragem Timing, vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, como melhor curta internacional no Arouca Film Festival (Portugal).

Com formação acadêmica em Jornalismo, Débora estreia na direção com o documentário Um Samurai em São Paulo.

Mais informações: https://46.mostra.org/

Ademais, leia mais:
Crítica | ‘Cesária Évora’ evoca a saudade no Festival do Rio
Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul | Veja filmes de graça no RJ
Cabo Verde + Brasil: veja o novo clipe em animação do Kaialas | Preto de Azul
 

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.

Publicado

em

Em uma noite que entrará para a história da CCXP, a Netflix e Zack Snyder apresentaram pela primeira vez para o público, na sexta (1), o universo de Rebel Moon, nova aventura épica do diretor. Além de Snyder, que fez sua grande estreia na CCXP, o elenco do filme e os produtores Deborah Snyder, Eric Newmann e Wes Coller também participaram do painel no Palco Thunder, nesta sexta (1), onde aconteceu a primeira exibição mundial de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, que estreia no dia 22 de dezembro na Netflix.

O aguardado painel, que contou com a apresentação de Carol Moreira e João Luis Pedrosa, começou com a invasão do temido Mundo-Mãe. Soldados dominaram o palco e, em seguida, a audiência foi transportada direto para os planetas e luas da saga, como Veldt e Neu-Wodi, além de descobrirem as criaturas e novos heróis do universo Rebel Moon! Snyder, os produtores e elenco, formado por Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair e E. Duffy, receberam muitos aplausos dos fãs brasileiros a cada interação dos atores. Para o delírio do público, Charlie Hunnam exibiu a camiseta do Brasil por baixo do figurino, Ed Skrein fez uma entrada triunfal ao lado de soldados do Mundo-Mãe, enquanto Staz Nair surpreendeu o público ao mandar ver no português, com direito a um “obrigado, família!”.

Exclusividade para o Brasil

Snyder, junto do elenco e demais produtores, compartilhou detalhes exclusivos sobre os personagens e as experiências de gravação no set de filmagem. Em um momento emocionante de celebração dos fãs, seis sortudos da plateia puderam fazer suas perguntas diretamente para os atores. “Para mim, escalar o elenco é uma parte muito importante de fazer um filme. Eu tinha ideias muito específicas do que queria para os personagens. É uma honra e um privilégio incrível trabalhar com esses atores”, comentou Snyder, enquanto Sofia celebrou sua protagonista “badass”. 

No auge do painel, a exibição na íntegra de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, no telão do Thunder, se materializou em um espetáculo visual repleto de ação e efeitos especiais que deixou a audiência em êxtase. “Rebel Moon é uma carta de amor para a ficção científica”, anunciou o diretor sob uma salva de palmas.

Mais surpresas

E não parou por aí. Ao final da sessão, o público (e o elenco!) se surpreenderam com um teaser inédito da Parte 2 do filme, também exibido pela primeira vez no Brasil. Com isso, a expectativa foi lá no alto para a estreia de Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes. A parte 2 chega na Netflix em 19 de abril de 2024.

Vale lembrar que o público da CCXP tem até domingo (3) para explorar o universo Rebel Moon através de experiências imersivas exclusivas. Réplicas hiperrealistas, interações com criaturas do filme, visitas ao bar de Providence e a oportunidade única de estrelar Rebel Moon em um trailer personalizado. Essas são apenas algumas das experiências que aguardam os fãs nos próximos dias. Chega mais, o futuro pertence aos rebeldes.

Por fim, leia mais:

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências