Olá! Estou hoje aqui para atualizar vocês sobre os requisitos para entrada de viajantes brasileiros em alguns de nossos vizinhos de América do Sul.
Destinos costumeiramente viáveis, economicamente e temporalmente falando, são nossos vizinhos de continente. Muitas vezes se consegue realizar viagens a países como Argentina e Chile, por exemplo, gastando menos do que ao viajar a determinadas cidades de nosso Nordeste (infelizmente, diga-se de passagem).
E qual a situação atual destes e outros países, com relação à entrada de brasileiros? Vamos conferir.
Argentina
Desde a última sexta-feira (01 de outubro), a entrada de brasileiros (e de residentes de outros países limítrofes) está liberada no país. É necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias. Todos os imunizantes aplicados no Brasil são aceitos;
- Apresentar, na chegada, teste RT-PCR com resultado negativo, realizado com até 72 horas de antecedência ao horário de embarque. Ou, alternativamente, fazer um teste de antígeno ao chegar à Argentina;
- Caso a estadia supere os 5 dias, será necessário fazer outro teste RT-PCR entre 5 e 7 dias após a chegada;
- Possuir seguro viagem com cobertura contra a Covid-19;
- Ter permanecido no Brasil nos quatorze dias anteriores à viagem para a Argentina.
Obs: O acesso pela fronteira terrestre (Foz do Iguaçu) também está autorizado aos brasileiros.
Chile
Assim como na Argentina, no dia 01 de outubro também voltou a ser permitida a entrada de turistas estrangeiros no Chile. Porém, com restrições bem mais rígidas:
- Apresentar, na chegada, teste RT-PCR com resultado negativo, realizado com até 72 horas de antecedência ao horário de embarque;
- Esquema vacinal completo, devendo ser validado antes da entrada no Chile através do site mevacuno.gob.cl. Atenção: dentre as vacinas aplicadas no Brasil, são aceitas as da Pfizer/BioNTech, Oxford/AztraZeneca e Janssen;
- Preencher o formulário eletrônico “declaração jurada para viajantes” até 48 horas antes do embarque. Neste formulário devem se apresentar informações de contato, antecedentes de saúde e sobre a viagem;
- Cumprimento de 5 dias de quarentena obrigatória;
- Possuir seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil dólares, e que possua cobertura total contra a Covid-19;
- Preencher e enviar, de forma obrigatória, um formulário de acompanhamento durante os primeiros 14 dias de estadia. Este formulário é enviado diariamente por e-mail ao viajante.
Uruguai
As fronteiras uruguaias permanecem fechadas para o turismo, com previsão de reabertura em 01 de novembro. A partir desta data será permitida a entrada de brasileiros, que estejam a princípio com o esquema vacinal completo e mediante apresentação de teste RT-PCR negativo na chegada ao país.
Colômbia
A Colômbia é um dos países mais flexíveis nesse aspecto. A reabertura das fronteiras se deu em maio deste ano, e hoje não se exige qualquer comprovação de vacinação, tampouco a apresentação de teste negativo. A única exigência prévia é o preenchimento de formulário de migração, disponível eletronicamente.
Independente das condições atuais, é importante lembrar que esses cenários são muito dinâmicos e podem sofrer mudanças. Na dúvida, consultem os órgãos de turismo ou os consulados de cada país da América do Sul. Até a próxima!