No dia 5 de julho assinala-se o dia independência de Cabo Verde. Assinalando-se assim 45 de independência do país, proclamada em 1975.
Indícios apontam que a descoberta do arquipélago tenha sido por volta de 1460, contudo não se sabe ao certo a data do achamento. Nem o seu descobridor em concreto. Apontam-se vários nomes. De qualquer modo, e de acordo com João Lopes Filho, não há dúvida de que foi ao serviço de Portugal que efetivamente foram achadas todas as 10 ilhas. Fala-se também na passagem de outros povos por Cabo Verde antes dos portuguesas, contudo estes primeiros, supostamente desapareceram sem deixar vestígios.
O que se pode afirmar é que todo o processo de achamento e colonização deu origem à sociedade cabo-verdiana, resultante precisamente da convergência entre várias culturais e uma grande miscigenação entre povos africanos e europeus, ou seja, deu origem à cultura krioula. E isso não se deve somente ao povoamento, mas também à emigração que sempre fez parte da história, bem como da evolução do arquipélago facilitando assim todo um cruzamento de culturas.
Independência
A independência de Cabo Verde originou mudanças bruscas no regime e no sistema de convivências entre as pessoas. Evidentemente que na altura o “redescobrir” da identidade cultural encontrava-se no inconsciente do povo cabo-verdiano. Contudo a mescla de costumes, tradicionais e regras africanas e europeias durante cinco séculos no tecido social não poderiam ser apagadas. Assim, esses padrões culturais continuam presentes.
Atualmente a identidade cabo-verdiana reflete-se através da riqueza e da diversidade cultural existente no país. Seja ela projetada através da música, da literatura, da dança, do cinema, do teatro, entre outras. Estes 45 anos de independência ajudou o povo cabo-verdiano, de uma maneira geral, a valorizar o seu vasto património cultural material e imaterial presente no país, encontrando assim as condições necessárias para que estas sejam mantidas, preservadas e transmitidas às gerações futuras.
Para quem quiser conhecer mais acerca da cultura cabo-verdiana deixo aqui algumas atividades que terão lugar neste fim de semana de “independência”:
Concerto de comemoração da 45º independência de Cabo Verde – Governo de Cabo Verde
Live Streaming página Prisma Vídeos, dia 5 de julho
Adorei saber!! Grata.
Outro lugar que tem independência recente é Coréia do Sul.
Nós que agradecemos pelo comentário!