Conecte-se conosco

Cinema

8º Santos Film Fest abre inscrições para filmes de todo o Brasil

Publicado

em

8 santos film fest

Com o tema Basta!, maior festival de cinema do litoral paulista acontecerá de 21 a 29 de junho, com atividades presenciais e virtuais. Inscrições de curtas e longas-metragens podem ser feitas até 30 de abril.

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos chega à oitava edição de 21 a 29 de junho. Com o tema “Basta!”, o evento abre inscrições gratuitas para filmes de curta e longa duração de qualquer parte do país entre 3 e 30 de abril de 2022. O regulamento está disponível no link https://santosfilmfest.wordpress.com/regulamento/. Para as mostras competitivas regional Baixada Santista e Nacional (de curtas e longas) os filmes devem ter sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2020 e serem inéditos no Santos Film Fest – no caso da mostra Baixada Santista, precisam ser inéditos na região também. Para a Mostra Humanidades, de caráter educativo, de cidadania e social, não há exigência de data de finalização. Esta edição será realizada com atividades presenciais e virtuais. Após o período de inscrições, um júri especializado formado por profissionais do audiovisual, entre cineastas, atores, professores, fará a seleção.

Entre os espaços que receberão atividades estão o Cine Roxy, tradicional cinema de rua com 88 anos de existência, o Cine Arte Posto 4 (cinema público), Cinemateca de Santos, Sesc Santos, Associação Tia Egle, escolas públicas como a ETEC Aristóteles Ferreira, Open House Idiomas, entre outros. Toda a programação será gratuita.

“Queremos dizer basta ao ódio, à intolerância, ao preconceito e à violência que têm crescido no país. E entendemos que a cultura e, consequentemente, a arte, são fundamentais neste processo de construirmos um país mais justo, inclusivo, que melhore socialmente, economicamente”, explica o idealizador e diretor geral do SFF André Azenha. “O Brasil é um país de muitas culturas, maneiras de viver, existir, pensar e, com o festival, temos tentado ser um retrato, no sentido audiovisual, dessa pluralidade. E por tudo isso também buscamos atingir de crianças a adultos e entendemos o cinema como algo que deve ser valorizado em todos os seus gêneros”, ressalta a diretora de produção Paula Azenha.

Programação e homenagens

A abertura da oitava edição está prevista para acontecer no Cine Roxy 5. Na ocasião, acontecerão as homenagens à professora Marcia Okida, coordenadora do curso de Multimídia da Unisanta, o primeiro a lidar com audiovisual no âmbito acadêmico em Santos e artista de destaque em diversos projetos culturais, e ao cineasta Wagner de Assis, diretor de longas de sucesso como Kardec, Nosso Lar, entre outros. Em seguida haverá a avant-première de Sexcore: A História do Carnal Desire, documentário em longa-metragem dirigido pelo santista Rodiney Assunção. No final da década de 1980, nascia uma banda que marcaria o rock santista pela irreverência, bom humor e som pesado. Inspirado em bandas como S.O.D., o policial militar Tarso Wierdak criou o Carnal Desire. Desse momento em diante, o hardcore santista ganhava uma nova vertente: o sexcore! E o sonho levou a banda até o cobiçado Programa Do Jô, na Rede Globo, duas vezes, a ter videoclipe na MTV, etc.

Rodiney Assunção é professor, designer gráfico e cineasta, diretor de filmes como Os Portais do Inferno se Abrem: A História do Vulcano (2016) e Califórnia Brasileira: O Hardcore Punk em Santos de 1991 a 1999 (2017), ambos em codireção com Wladimyr Cruz. “Abrirmos a programação com um longa dirigido por um santista vem de encontro a uma de nossas bandeiras, que é que a cidade passe a ser um reduto de produções de longas-metragens, que movimentem a cadeia produtiva, entrem no circuito comercial e também sirvam de estímulo para novos cineastas”, diz André Azenha.

“Marcia Okida é pioneira de várias maneiras na cultura santista. Um exemplo que inspirou e inspira milhares de alunos que passaram por suas aulas, seus cursos, além de ter um olhar talentoso e transitar entre diferentes artes. Temos batalhado pela valorização do artista santista e o estreitamento de sua obra com o púbico. Estamos felizes em poder prestar essa reverência a ela”, afirma Paula.

“Já a homenagem a Wagner de Assis busca evidenciar um tipo de cinema brasileiro que consegue a adesão popular. Em 2010, pela primeira e única vez em nossa história, mais da metade das salas de projeção do país foi ocupada por filmes brasileiros: Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, Chico Xavier e Nosso Lar. Foram produções de grande bilheteria. O segundo e o terceiro dessa lista de temática espírita. O último, dirigido por Wagner. O brasileiro tem essa questão ecumênica e filmes sobre a fé acabam sendo uma espécie de blockbuster nacional”, explica André. Wagner ganhará uma mostra retrospectiva de seus filmes no SFF e fará um bate-papo com o público no dia 22 de junho.

20 anos de Cidade de Deus e 50 anos de O Poderoso Chefão

A oitava edição do SFF prestará homenagens aos 50 anos de O Poderoso Chefão e Cidade de Deus, dois filmes seminais da história e que dialogam, em especial a influência do primeiro sobre o segundo e como romperam padrões estéticos e de conteúdo. A exposição 20×50 reunirá pinturas que serão selecionadas pela professora Marcia Okida. Todas as peças artísticas deverão conter algo em comum dos dois filmes.

Já o roteirista Braulio Mantovani, de Cidade de Deus e muitos outros filmes de destaque do cinema nacional como os dois Tropas de Elite, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, etc, participará de bate-papo em 23 de junho, uma quinta-feira, de forma virtual. Também estão programadas exibição presenciais de Cidade de Deus e da trilogia O Poderoso Chefão.

Livro, mais exposições, atividades formativas, programações para adolescentes e crianças

O festival terá uma programação voltada ao público adolescente na ETEC Aristóteles Ferreira, que recebe jovens das nove cidades da Baixada Santista e tem auditório de 230 lugares. Parte da plateia será reservada aos estudantes e parte ao público em geral. Trata-se de uma vontade de retomar a programação cultural em escolas estaduais, que décadas atrás foi muito forte em Santos. As sessões serão seguidas de bate-papos com os diretores dos filmes.

Como sempre tem feito, terá atividades ligadas à cultura geek, e dessa vez será com a exposição Feliz Aniversário: Filmes que Marcaram a Cultura Pop no Século XXI, com desenhos do quadrinista Denis Dym Freitas e de seus alunos retratando os vinte anos de Harry Potter, os vinte anos de Homem-Aranha e os dez anos de Vingadores.

Acontecerão palestra com o crítico Waldemar Lopes, workshops de filmes pelo celular com o cineasta Rodiney Assunção, workshop de roteiro para filmes LGBTQIA+ com Lufe Steffen, além de bate-papos virtuais com os cineastas dos filmes selecionados.

O jornalista e crítico Marcelo Reis lançará o livro Memórias de um Louco… Por Cinema, coletânea de crônicas que reúnem memórias afetivas de um cinéfilo sobre filmes que marcaram sua vida. A obra integra a Coleção Santos Film Fest.

Já os filmes da mostra de animação, com temática infantil, serão exibidos em espaços como a Associação Tia Egle, na Zona Noroeste, e na escola Olga Curi. Também serão exibidos curtas em animação da Turma da Mônica – Cine Gibi. Nestes locais haverá distribuição gratuita de pipoca.

O Festival

Realizado com sucesso em 2014 e 2015, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, a partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

Nestes anos, exibiu cerca de 500 filmes, nacionais e estrangeiros, promoveu mais de 120 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições, lançamentos de livros e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 500 profissionais das mais diversas áreas culturais.

O Festival vem ressaltando a importância da representatividade, com filmes e presenças de artistas negros, LGBTQIA+, mulheres. Com objetivos de ser uma vitrine para a produção audiovisual da Baixada Santista, colocar estes cineastas em contato com cineastas de outras cidades, estados e até países, fortalecer o intercâmbio cultural, preservar a memória cinematográfica, a formação de público para o cinema e a cultura como um todo, o caráter educativo e turístico da cultura, e o acesso público a bens culturais, o Santos Film Fest tem se caracterizado pelo caráter itinerante, levando sessões e atividades a áreas em situação de vulnerabilidade social de Santos, escolas públicas, bem como levando crianças de creches e escolas públicas ao Cine Roxy.

O SFF homenageou artistas como os atores Luciano Quirino (santista) e Ondina Clais, que passaram a batizar os troféus de homenagens do festival, as cineastas Eliane Café. Andrea Pasquini, Angela Zoé, Eliane Caffé, Julia Katharine (primeira diretora trans a ter um filme no circuito comercial brasileiro), Adelia Sampaio (primeira cineasta negra brasileira a ter um filme no circuito comercial), o crítico Rubens Ewald Filho, o ator Paulo Betti, os diretores Daniel Rezende, Sergio Rezende e Rodrigo Aragão, além dos 15 anos do Instituto Querô. Realizou exposições sobre Sonia Braga, Julie Andrews, Rubens Ewald Filho (com o acervo pessoal do crítico), e voltadas à cultura pop. Em 2021 surgiu a Coleção Santos Film Fest, com livros no formato pocket registrando autobiografias de Adelia Sampaio, Ondina Clais, Rubens Ewald Filho, e as coletâneas de artigos Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro, de Waldemar Lopes, e Grandes Curtas: Curtas-Metragens de Grandes Cineastas, de André Azenha. Todos estes livros estão disponíveis em versão e-book para download gratuito no site do festival.

Entre as pré-estreias e exibições hors-concours realizadas pelo evento, destacam-se a pré-estreia de Turma da Mônica Laços, ne abertura do festival em 2019, com presença de todo o elenco e do diretor Daniel Rezende, Benzinho, Ferrugem (com presenças dos atores protagonistas), SP: Crônicas de Uma Cidade Real, com o diretor Elder Fraga e elenco, entre outros.

Entre os clássicos, exibiu Fellini Oito e Meio, em cópia restaurada 4K, Dona Flor e Seus Dois Maridos (celebrando 40 anos do lançamento de uma das maiores bilheterias do cinema nacional), Hair, etc.

Tem feito parcerias com consulados do Canadá, França (com a Cinemateca Francesa também), Suécia e distribuidoras como Paris Filmes, Vitrine Filmes, Imagem Filmes, Elo, etc. Nas duas últimas edições recebeu inscrições de filmes de países como Portugal, Colômbia, Costa Rica, Argentina, Uruguai, sendo o primeiro festival do litoral paulista e contar com mostra internacional.

Em todas as edições realizou uma Virada Cinematográfica na Cinemateca de Santos, geralmente de sexta para sábado, iniciando 23h30 e indo até a manhã do dia seguinte, exibindo três filmes em sequência e com café da manhã gratuito para quem fica até o fim.

Em 2018, estabeleceu parceria com cidades criativas da Unesco e teve como um dos temas os 17 objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.

Em 2019, iniciou uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, com um Cantinho da Leitura reunindo mais de 1500 gibis que depois do festival foram doados para creches da região – parceria esta que tem se repetido em sessões natalinas e filantrópicas.

O SFF foi o primeiro festival é realizar e manter uma mostra competitiva de longas, no estado de São Paulo, fora da capital e o primeiro da Baixada Santista a tratar dos 17 objetivos sustentáveis da ONU.

Na parte formativa, de palestras, bate-papos, workshops, o festival contou com cineastas, atores e atrizes, produtores, professores, curadores, críticos de cinema e jornalistas como Adelia Sampaio, Sergio Rezende, Julia Rezende, Paula Barreto, Ferrez, Ismail Xavier, Fabio Rodrigo, Lufe Steffen, Diego da Costa, Elder Fraga, Ondina Clais, Luciano Quirino, Luiz Carlos Merten, Rubens Ewald Filho, Rodrigo Aragão, Waldemar Lopes, Julia Katharine, Jamer Guterrez de Mello, Rogério Ferraraz, Tamiryz Ohana, Sílvio Tendler, Andrea Pasquini, Angela Zoé, Daniel Veiga, Jacque Cortez, Ivan13P, Rodrigo Rema, Wladimyr Cruz, Delson Matos Gomes, Camila Kater, Paola Becca (Stop Motion Our Fest), Barbara Cerro (BIT BANG Fest), Marcos Magalhães (Anima Mundi), Tammy Weiss, Maristela Bizarro, Nágila Guimarães (WIFT Brasil), entre muitos outros.

Ademais, veja mais:

Abril Azul | Confira 5 séries sobre o autismo
Crítica | ‘Sonic 2 O Filme’ traz trio cheio de potencial com Knuckles e Tails
Crítica | ‘Morbius’ começa bem, mas…

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Além das novidades da CCXP, o Unlock CCXP, já com ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro.

Publicado

em

ccxp 2023

O Unlock CCXP 2023, que tem seus ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro. Este evento, com foco no mercado de entretenimento, apresenta uma programação repleta de renomados players do cenário. Conta com o apoio de marcas como Volvo, Spotify Advertising, Starplus e GoGamers. A curadoria é liderada por Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento e B2B na Omelete Company, recentemente incluído no Hall da Fama do Marketing no Brasil.

Nos dois dias que precedem o maior festival de cultura pop do mundo, profissionais do mercado terão a chance de se conectar com as mentes que moldam a indústria criativa no país. O Unlock CCXP oferecerá painéis e masterclasses promovendo a troca de experiências, explorando o perfil de consumo no universo geek e apresentando inovações.

Destacando a expansão da marca CCXP para o México, Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, liderará um painel sobre a CCXP MX, que ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2024, na Cidade do México. O evento também abordará as novidades da O&CO, incluindo o Chippu, uma nova unidade de negócios que combina inteligência artificial e curadoria humana para oferecer recomendações de séries e filmes, além de criar conteúdo de cultura pop.

Mônica na CCXP 2023

Estratégias de negócios, branded content e parcerias serão temas discutidos por Igão e Thiago Marques (Mítico), criadores do Podpah, que revelarão os bastidores do fenômeno que conquistou milhões de ouvintes, redefinindo o cenário do mesacast no Brasil.

O evento também celebrará os 60 anos da Mônica, com a participação da Diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, e do Diretor-executivo Marcos Saraiva, explorando a trajetória da marca e compartilhando planos futuros.

A jovem cientista Laysa Peixoto terá um painel especial, mostrando como a cultura pop pode influenciar gerações, enquanto busca conquistar o espaço, premiada pela NASA devido à descoberta de um asteroide e piloto de avião.

Um painel sobre os hábitos de consumo do público Geek apresentará dados da pesquisa Geek Power, realizada anualmente pela O&CO, com Otávio Juliato, Chief Commercial Officer da Omelete Company, Carlos Silva, CEO & Head of Gaming na Go Gamers, e Mauro Berimbau, Consultor e desenvolvedor de conteúdo na Go Gamers.

O line-up do Unlock CCXP inclui nomes como Nyvi Estephan, Luiz Gustavo Pacete (Forbes Tech), Andreza Delgado (@PerifaCon), e David Diesendruck (Redibra).

adult swim

O [adult swim] estreará na CCXP em um painel no palco Thunder, marcando um momento histórico para a marca de animação adulta. O evento ocorrerá na sexta-feira, 1º de dezembro, às 13h30. Spencer Grammer, a dubladora original de Summer em “Rick and Morty”, participará de uma conversa exclusiva sobre a 7ª temporada da série, seu processo criativo e os desafios de dar vida a uma personagem tão icônica. Além disso, o fenômeno “Sociedade da Virtude” também marcará presença no palco com seu criador Ian SBF, Thobias Daneluz, Guilherme Briggs e os criadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Passos. O painel promete conteúdos e anúncios exclusivos para os fãs e acontecerá das 13h30 às 14h15.

HBO Max

A HBO Max apresentará ativações e atrações exclusivas na CCXP23, incluindo experiências de suas diversas franquias como “A Casa do Dragão”, “Barbie”, “Batman”, “The Big Bang Theory” e “Cartoon Network”. No miniauditório interno do estande, serão reveladas novidades de franquias queridas e novas produções como “Irmão do Jorel”, “Rick and Morty”, “Da Ponte Pra Lá”, “De Sola a 10”, “Sociedade da Virtude”, entre outras.

As ativações incluem a Fortaleza Vermelha de “A Casa do Dragão”, uma batalha de coreografias com “Barbie”, o “Departamento de Polícia de Gotham” de “Batman”, um quiz inspirado em “The Big Bang Theory” chamado “Hora Bazinga”, e um espaço de arcade com jogos personalizados do “Cartoon Network”.

Além disso, o miniauditório Warner Bros. Discovery terá uma programação repleta de meet & greets, entrevistas e interações com personagens e talentos de séries como Gumball, Darwim, Irmão do Jorel, Paulistão 2024, De Sola a 10, UEFA Champions League, Sociedade da Virtude, Ravena e Mutano de “Jovens Titãs”, e um quiz de “Rick and Morty”.

Warner Bros.

A Warner Bros. Pictures anunciou os painéis especiais na CCXP23. Destacam-se aqueles com Sandy e Pedro Antônio para “Evidências do Amor”, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para “Furiosa”, Adam Wingard para “Godzilla e Kong: O Novo Império”, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Denis Villeneuve para “Duna: Parte 2,” e Jason Momoa, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e James Wan para “Aquaman 2: O Reino Perdido”.

Na CCXP23, o elenco, diretor, figurinista, maquiador e caracterizador do filme “Mamonas Assassinas – O Filme” participarão de um painel especial no Palco Thunder em 3 de dezembro. O diretor Edson Spinello, o elenco, composto por Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Bento Hinoto, Fernanda Schneider e Jéssica Córes, além do figurinista Heitor Taddeo Ramaglio e o maquiador Lucas Martins estarão presentes. O público poderá desfrutar de um bate-papo com os convidados e assistir a trechos do filme, que estreará nos cinemas em 28 de dezembro. O filme narra a história da marcante banda brasileira dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.

Serviço CCXP 2023: 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h*

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h  

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h  

*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.

Por fim, leia mais:

Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes

Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970

Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências