Thursday, October 6, 2022

Abril Azul | Confira 5 séries sobre o autismo

Sábado, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com objetivo de informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, a partir desse conhecimento, diminuir discriminação e preconceito da sociedade.

Inclusive, em muitas cidades, o dia também marca o início das ações do Abril Azul. A saber, é uma campanha que visa a conscientização do transtorno no desenvolvimento que causa dificuldades na comunicação, capacidade de aprendizado e adaptação, que pode influenciar, ou não, nas relações sociais ou afetivas.

Aliás, séries e livros desempenham papel importante na hora de difundir o assunto. Dessa forma, é possível conhecer um pouco mais sobre o TEA ou apenas aproveitar uma boa história. Pensando nisso, fizemos uma lista com séries que trazem no enredo personagens com autismo que podem te conquistar e ensinar.

Em seguida, veja a lista:

Séries

1- Atypical


Imagem de divulgação

Sam tem apenas uma missão… encontrar uma namorada depois da orientação de sua terapeuta. Em Atypical, um adolescente com traços de autismo vai mexer com as estruturas familiares e fazer todos com que convive embarcarem numa aventura de autodescoberta ao mesmo tempo que fala sobre escola, trabalho, amor, amizade e a sua busca por independência. A série britânica, com quatro temporadas, trata o autismo de forma leve, sensível e bem-humorada, revelando o olhar do protagonista e de seus familiares para muitas situações.

Onde assistir: Netflix

 2- The Good Doctor/O Bom Doutor

 

Imagem de divulgação

Um drama médico em que o protagonista usa seus dons para salvar vidas parece clichê mas pode ser totalmente diferente. Assim é a vida de Shaun Murphy, um jovem cirurgião extraordinário que tem autismo e síndrome de Savant, trabalha em um renomado hospital e precisa provar para os outros e para si mesmo o tempo todo sua capacidade. Afinal, The Good Doctor aborda o TEA e outras deficiências de maneira inclusiva e também retrata os sonhos e  preconceitos enfrentados  no local de trabalho.

Onde assistir: GloboPlay

3- Amor no Espectro

Imagem de divulgação

Essa série documental australiana acompanha um grupo de adultos solteiros no espectro autista enquanto exploram o universo do namoro. No estilo reality show, o programa já tem duas temporadas e realiza encontros rápidos ou às cegas com os participantes, mostrando como eles lidam com o amor, amigos e família. Cheia de empatia e gentileza, a série também retrata o ponto de vista da família e dos amigos, muitas vezes com a descrição deles sobre os participantes.

Onde assistir: Netflix

4- Bright Minds

 

Imagem de divulgação

Casos peculiares e enigmas dão o tom para a série policial francesa Bright Minds, que vai muito além e acaba numa parceria improvável. A saber, tudo acontece depois da major Raphaelle Coste se deparar com um caso aparentemente simples e receber ajuda de Astrid Nielsen, a arquivista brilhante da biblioteca policial de Paris. Entretanto, o contraponto é justamente na amizade entre a major, que leva uma vida turbulenta resolvendo crimes e não tem um relacionamento amigável com o ex-marido, e Astrid, que tem autismo, uma memória excepcional e trabalha com organização. Entre suspense e investigações, elas demonstram empatia para entender uma o mundo da outra.

Onde assistir: AXN e Vivo Play

5- Pablo

Imagem de divulgação

Direcionada às crianças, essa animação londrina original BBC é inspirada em experiências de jovens que vivem no espectro e todos os personagens são autistas. Sendo assim, de maneira leve, cada episódio retrata uma situação do cotidiano muitas vezes desafiadora, como ficar preso no elevador ou ir em uma festa de aniversário. O live-action tem intervenções dos desenhos dos personagens e mostra também como lidar com a ansiedade. Por fim, o diferencial é que a dublagem é realizada por pessoas no TEA.

Onde assistir: Netflix

3 Comments

Escreve o que achou!