O Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira, no estado de Alagoas. Certamente, foi o mais emblemático dos quilombos formados naquele período, afinal, resistiu por mais de um século. Posteriormente, sua história transformou-se em um símbolo da resistência à escravidão.
Os historiadores apontam que o primeiro registro existente sobre o quilombo remonta ao ano de 1597, mas existem teorias que afirmam que o quilombo pode ter surgido antes dessa data. Palmares foi crescendo ao longo do século XVII e acabou transformando-se no maior quilombo brasileiro, abrigando cerca de 20 mil habitantes.
A saber, o primeiro rei de Palmares foi Ganga Zumba, filho de uma princesa do Congo. Sua liderança foi fundamental para organizar e resistir aos ataques externos. Zumbi assumiu como líder, cargo que ocupou até a destruição do quilombo em 1694. Além disso, Dandara também se destaca como figura importante, ela foi esposa de Zumbi, dominava técnicas de capoeira, participava ativamente na elaboração de estratégias de resistência do quilombo e era a líder das forças femininas.
Agora, pela Cartola Editora, sai o livro “Palmares”, com diversos contos de ficção, escritos por autores negros brasileiros, que se passam no famoso quilombo abordando as vivências e desafios da época.
Enfim, para comprar e participar da campanha de financiamento, acesse: https://www.catarse.me/palmares
Aliás, confira a lista dos contos e autores:
A proteção ao jovem Kamdimba – Ana Lucia Dos Santos
Amarga liberdade – Carol DerMond
Busca idílica por Palmares – Alec Silva
Dia de festa – Nadia Farias dos Santos
Dunga tará sinherê – Filipi Gradim
Ija Nla: o surgimento da capoeira no Quilombo de Palmares – Tiago Rafael dos Santos Alves
Ketulah e Iandê: palmas, Palmares – Leandro Passos
O caminho das águas – Meg Mendes
O rio de sangue – Venuzia Belo
Olho aqui e lá – Wilson Carvalho
Os filhos de Palmares – Jack Luz
Prestação de contas – Anderson Rodrigues
Qual é a cor da liberdade? – Meg Mendes
Reis e rainhas – Marlon P. Silva
Sobrevivente – Jacqueline F. Silva
Tina Quilombo – Fernanda Luiza
Travessia para liberdade – C. B. Kaihatsu