O Bandolim Restaurante Cult Bar abriu em 2021, na Lapa, famoso coração boêmio do Rio de Janeiro. Chegou como grande novidade e chama atenção por ter uma culinária com foco em vegetais e extremamente saborosa. Dessa forma, pensando em maio, o mês do celíaco, e na campanha Maio Verde, o empreendimento lança um novo prato: o Quichenglutén.
A receita da chef Larissa Calado conta com um quiche 100% sem glutén feito à base de grão de bico com recheio de tomate defumado e tofu. Acompanha geleia de pimenta malagueta e biquinho artesanal da casa e salada temperada de alface, cebola e picles com gergelim.
A saber, a doença celíaca é uma reação do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças, entre outros problemas. Geralmente, a doença se manifesta na infância, podendo, contudo, aparecer também na fase adulta.
Mês do celíaco
Maio Verde é um movimento que visa conscientizar sobre a condição celíaca e os diversos temas que existem em torno desse assunto, tais como vida social, alimentação, nutrição e saúde. Afinal, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença celíaca afeta aproximadamente 1% da população mundial. No Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), atinge por volta de 2 milhões de pessoas.
Além do Quichenglutén, um dos pratos de maior sucesso do restaurante também é sem glutén, o Strogonoff Cajueiro, que usa base de creme de castanha de caju com arroz e uma salada de vagem e tomate cereja no molho pesto.
O Bandolim Restaurante Cult Bar fica na Rua Joaquim Silva, 97A, Centro, ao lado da Escadaria Selarón, fica aberto de 10:30 até às 23h, todos os dias, exceto às terças-feiras. O cardápio pode ser visto aqui. O instagram é @bandolimrio e as entregas contemplam toda a Zona Sul, região da Grande Tijuca, Centro, Méier e adjacências através do telefone/whatsapp: 2197916-1879.