Depois de produzir “O Pergaminho Vermelho”, a primeira animação brasileira inédita no catálogo da Disney+, a Tortuga Studios acaba de lançar o filme “Save the Tree” no mercado internacional. Com distribuição pela Filmax, o longa é uma coprodução entre Brasil, Espanha e México. Está disponível nos cinemas espanhóis desde o último dia 22, com lançamento em outros países da Europa nas próximas semanas.
A princípio, a trama gira em torno de um mundo que cada vez mais se afasta da natureza. Ou seja, uma sociedade distante do meio natural, mas nem sempre foi assim. Segundo as lendas, as árvores, desde a floração até a morte, são acompanhadas por duendes, que são seus protetores. No entanto, agora que as cidades estão ficando cada vez maiores, as árvores estão se perdendo, e, com elas, seus goblins. Dessa forma, para recuperar a magia, só existe uma maneira: salvar as árvores.
“A coprodução internacional hoje é um dos caminhos mais interessantes para os produtores audiovisuais, pois além de haver um intercâmbio de métodos e técnicas com modelos estrangeiros, a divisão de tarefas e financiamento proporciona a viabilização de projetos maiores e mais robustos”, afirma o produtor Fernando Alonso.
Aliás, sobre a temática, os produtores enfatizam que não poderia haver momento melhor, com todos os problemas climáticos que estão cada vez mais presentes no cotidiano.
“Poder falar diretamente com as crianças sobre a importância da preservação da natureza, ajudando na criação de uma conscientização ambiental de maneira lúdica, é uma tarefa muito gratificante e especial”, completa o produtor Nelson Botter Jr.