No dia 06 de janeiro, sexta-feira, às 21 horas, estreia A Hora do Boi no Teatro Poeirinha, monólogo com Vandré Silveira, idealizado pelo ator com texto de Daniela Pereira de Carvalho. A montagem tem direção de André Paes Leme.
A princípio, com ensaio aberto no dia 05 de janeiro, quinta-feira, o projeto narra a história de Seu Francisco, um tratador e capataz de matadouro que se encontra numa encruzilhada ao criar grande relação de amizade e afeto com Chico, boi nascido e criado sob seus cuidados que, um dia, deverá ser abatido.
São Francisco
“Precisamos ampliar o entendimento de que todos os seres vivos são igualmente importantes, buscar esse diálogo entre os homens”, reflete Vandré, que foi buscar os escritos e histórias de São Francisco de Assis sobre a natureza dos seres vivos para dar sentido ao espetáculo.
Para o homem Francisco, nascido em Assis, na Itália, nos idos do Século XII, ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão. Francisco enxergava todos os seres vivos como igualmente importantes e tinha profunda relação com a natureza e os animais.
Seguindo com este ensinamento, a trama apresenta dois personagens: Seu Francisco e Chico. Eles estabelecem uma ligação afetiva de profunda empatia e amizade, sentimentos que põem em cheque toda a objetividade das funções de Seu Francisco, como um matador de bois.
Sendo assim, apegado ao boi, Seu Francisco, apavorado, vê se aproximar a hora do abate de Chico – única criatura, em todo o mundo, com a qual estabeleceu um vínculo. Seu Francisco nunca deixou de cumprir ordens. Manso e submisso, abateu centenas e centenas de cabeças de gado a mando dos patrões – sem sentir nada, nem refletir sobre seus atos. A amizade com Chico, entretanto, mudou sua vida. É alguém com significado. Ao seu lado, o boi Chico vive a agonia do condenado, injustamente, no corredor da morte, com a peculiaridade de amar o próprio algoz e depositar, nesse laço de afeto, todas as suas esperanças de salvação.
Sem patrocínio, A Hora do Boi foi idealizado por Vandré Silveira, que reflete:
“Acredito neste diálogo com a humanidade, precisamos falar sobre empatia entre as pessoas, pela natureza, pelos serem que habitam este universo. Em tempos tão rudes, é urgente ir de encontro ao afeto.”
Por fim, sob a Direção de Produção de Caio Bucker, o espetáculo cumpre temporada no Teatro Poeirinha até 26 de fevereiro.
SERVIÇO:
“A Hora do Boi”, com Vandré Silveira
Estreia: 06 de janeiro de 2023 | 6ªf | 21h
Ensaio aberto: 05 de janeiro | 5ªf | 21h
Temporada: até 26 de Fevereiro de 2023* | 5af a domingo
*não terão sessões na semana do carnaval – dias 16, 17, 18 e 19/02
Horário: Quintas, sextas e sábados às 21h; Domingos às 19h
Local: Teatro Poeirinha
Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2537-8053
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia-entrada)
Vendas na Sympla e na bilheteria
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
O ensaio aberto é gratuito? Precisa pegar senha antes ou algo do gênero?