Ao conectar diferentes paisagens e ecossistemas brasileiros, a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) desempenha um papel fundamental na promoção do ecoturismo sustentável e no desenvolvimento de destinos turísticos no Brasil.
A princípio, nasceu por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Turismo (MTur) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa já estabeleceu 2.295 quilômetros de trilhas de longo curso reconhecidas. Além disso, atualmente, outras 10 trilhas, totalizando 2.585 quilômetros, estão em processo de reconhecimento.
Essas trilhas do Brasil desempenham diversas funções importantes, como a preservação da biodiversidade e do valor cultural e histórico das regiões por onde passam. Elas também incentivam a prática de atividades ao ar livre, como trekking, cicloturismo, caminhadas e caiaque. Dessa forma, promovem a educação ambiental e contribuem para a economia das áreas que abrigam as trilhas. Isso se traduz em oportunidades de emprego local e incentiva as pessoas a permanecerem nas comunidades rurais.
Confira em seguida informações sobre algumas das principais trilhas do Brasil que fazem parte desta iniciativa:
- TRANSCARIOCA: Esta trilha, com 183 km de extensão, percorre a cidade do Rio de Janeiro. Passa por lugares como a Barra de Guaratiba e o Morro da Urca. Oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a beleza natural e cultural da cidade de ângulos únicos.
- CORA CORALINA: No Centro-Oeste do Brasil, o Caminho de Cora Coralina se estende por 300 km. Passa por cidades históricas como Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás. Esta trilha é cercada pela natureza e proporciona uma experiência única para caminhantes e cicloturistas.
- SUCUPIRA: A maior trilha da Floresta Nacional de Brasília, com aproximadamente 36 km, permite que os trilheiros tenham contato direto com a flora e fauna do Cerrado. É uma das trilhas de mountain bike mais extensas e sinalizadas do país.
- CAMINHOS DA SERRA DO MAR: Ideal para montanhismo, caminhadas e recreação, esta trilha abrange cerca de 12 km nos municípios fluminenses. Passa por Magé, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Friburgo, oferecendo uma variedade de ecossistemas da Mata Atlântica.
- TRANSMANTIQUEIRA: Esta trilha de mais de 1.200 km cruza a serra da Mantiqueira. Conecta parques e reservas famosos entre os montanhistas, como o Parque Nacional de Itatiaia, a Pedra do Baú e os Parques Estaduais de Ibitiboca e Campos do Jordão.
- CANYONS: Passando por diversos municípios do litoral norte gaúcho, esta trilha de 127 km oferece uma jornada em meio à beleza natural. Isso inclui o Canyon do Josafaz e a cachoeira da Lage.
- ROTA DOS PIONEIROS: Considerada a maior trilha aquática do Brasil, com 407 km de extensão, oferece a oportunidade de experimentar esportes como mountain bike, stand-up paddle, caiaque e caminhadas em áreas como o Parque Nacional de Ilha Grande e a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.
A saber, para fazer parte da Rede Trilhas, as trilhas interessadas devem apresentar uma proposta de adesão ao Ministério do Meio Ambiente. Pode ser enviada fisicamente ou por e-mail para [email protected]. Essas propostas podem ser submetidas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entidades privadas, desde que atendam aos requisitos estabelecidos na Portaria nº 500, de 15 de setembro de 2020. Afinal, saiba mais sobre como aderir à Rede aqui.