Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Cinema e StreamingCrítica

‘A metade de nós’ é filme sensível sobre tema difícil | Crítica

Por
Livia Brazil
Última Atualização 30 de maio de 2024
6 Min Leitura
Share
SHARE
Tópicos
  • Processos diferentes
  • Facilidade de expressão
  • Assunto delicado, porém primordial
  • Ficha Técnica
  • POR FIM, LEIA MAIS:

É preciso avisar, de início, que tanto esta crítica quanto o filme A metade de nós podem ser fontes de gatilhos. Isso porque o tema do nova longa de Flávio Botelho é bastante sensível e delicado: o suicídio. Contudo, o diretor, que também é um dos roteiristas, ao lado de  Bruno H. Castro e Daniela Capelato, aborda o assunto de forma muito sensível e cuidadosa. Além de ter muito respeito pelas pessoas que já perderam um ente querido dessa forma. Talvez por ele mesmo ter passado pela situação em 2007, quando sua irmã faleceu.

“A minha irmã se suicidou em 2007 e quis falar sobre isso, sobre como lidei com essa perda e sobre quão doloroso foi esse processo“, confessa o diretor.

O foco do longa, todavia, são Francisca e Carlos, um casal na faixa dos 60 anos que perde o único filho, Felipe. Durante a obra, acompanhamos todo o processo do casal após a morte de Felipe. Só para exemplificar, fique com o trailer:

Processos diferentes

A metade de nós mostra como o processo de luto pode ser diferente para cada um. E deixa claro que não existe maneira correta de se lidar com a situação. Enquanto Francisca tenta entender o motivo de seu filho ter feito o que fez e tem a necessidade de encontrar culpados, Carlos quer compreender quem era seu filho, pois percebe que, talvez não o conhecia realmente. Se muda para o apartamento onde Felipe morava e se permite novas experiências para entender o passado. Francisca, todavia, se mantém presa na imagem que tinha do filho.

É interessante como o filme brinca como estereótipos de gênero, não se atendo ao lugar comum. Tal fato demonstra um roteiro muito bem trabalhado e pensado. Além disso, cada experiência de cada um dos personagens tem motivação sincera e lógica. O espectador consegue perceber seus motivos e não se questiona em relação a eles. Ou seja, personagens bem construídos. Quando falamos de roteiro bem escrito, é disso que estamos falando.

Facilidade de expressão

É incrível perceber como os atores principais não têm dificuldade em expressar os sentimentos dos personagens. É aí que percebemos como a experiência é positiva para o trabalho de ator. Denise Weinberg e Cacá Amaral são dois atores que dominam com facilidade seu ofício e conseguem demonstrar as dores de seus personagens, mesmo quando os diálogos são poucos ou inexistentes.

Contudo, Kelner Macêdo, que dá vida a um personagem muito importante para a trama, também consegue se expressar com pouco. É bonito assistir à troca que ele tem com Cacá Amaral e o quanto cada um dá espaço para o outro ser o seu melhor. As cenas dos dois juntos são impactantes e emocionantes.

A METADE DE NÓS
Cacá Amaral e Kelner Macêdo. Foto: Divulgação.

Assunto delicado, porém primordial

Por fim, sabemos que, infelizmente, a saúde mental ainda é um assunto que pode ser um tabu em diversos espaços. Portanto, um filme como esse, que discute o tema sem ser sensacionalista e do ponto de vista de quem fica é imprescindível. O longa entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 30 de maio.

Importante frisar que a própria produção do longa disponibilizou um material de leitura sobre saúde mental para aprofundar ainda mais o debate do assunto, algo crucial para a sociedade. São os livros “Como Falar de Forma Segura Sobre o Suicídio” e “Como Falar de Forma Segura Sobre Saúde Mental”, ambos da autoria de Karen Scavacini. Vale lembrar também que caso vcê ou alguém que você conheça esteja passando por alguma situação de estresse emocional ou psicológico, você não está sozinho. Procure ajuda profissional. Há vários psicólogos que atendem por valores módicos. Além disso, você pode ligar para o CVV, Centro de Valorização da Vida, pelo telefone 188. A ligação é anônima. Não deixe de buscar ajuda.

Ficha Técnica

A METADE DE NÓS

Brasil | 2023 | 89 min. | Drama

Direção: Flavio Botelho

Roteiro: Bruno H. Castro, Daniela Capelato, Flavio Botelho

Produção: Caio Gullane, Claudia Büschel, Fabiano Gullane, Flavio Botelho

Elenco: Denise Weinberg, Cacá Amaral, Kelner Macêdo, Clarice Niskier, Henrique Schafer, Justine Otondo.

Distribuição: Pandora Filmes.

POR FIM, LEIA MAIS:

Crítica ‘Aldeotas’ | Longa leva teatro para a tela

‘A alegria é a prova dos nove’ provoca e analisa tabus | Crítica

Crítica | ‘Retratos Fantasmas’ faz pensar sobre o tempo


Tags:a metade de nósCinemacinema brasileirocinema nacionalflávio botelho
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Livia Brazil's avatar
PorLivia Brazil
Follow:
Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

capitao america admiravel mundo novo hulk vermelho
Cinema e Streaming

Capitão América: Admirável Mundo Novo supera Deadpool e Wolverine ; veja rumores sobre a qualidade do filme

Alvaro Tallarico
2 Min Leitura
Amores Materialistas
Cinema e StreamingCrítica

Crítica: Amores Materialistas retrata o amor na era do desencanto

André Quental Sanchez
5 Min Leitura
PRESIDENT é tudo verdade
Cinema e StreamingCrítica

“PRESIDENT” de Camilla Nielsson | Olhar atento sobre as eleições no Zimbábue

Ana Beatriz Gianelli
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?