A animação goiana “A Ilha dos Ilus” estará disponível nos cinemas de mais oito cidades brasileiras a partir de 14 de setembro. O filme aborda de maneira bem-humorada e lúdica a importância da diversidade na sociedade.
O lançamento ocorrerá no Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Minas Gerais e Brasília, somando-se às já contempladas João Pessoa, São Paulo e Goiás/Goiânia.
“A Ilha dos Ilus” narra a história de Pocó, um jovem prestes a nascer e viver seu melhor dia como cachorro, até que é acidentalmente enviado para a família errada. Ele decide retornar à Ilha dos Ilus, um lugar mítico que guarda os segredos da criação do reino animal. Porém, Pocó enfrentará desafios inesperados, incluindo a busca por uma passagem secreta, a ajuda de um grupo de animais rejeitados e a ameaça de uma força maligna que deseja tomar o poder na ilha.
Aliás, veja o trailer de “A Ilha dos Ilus”:
A produção é da Mandra Filmes, com direção de Paulo G. C. Miranda e distribuição da Elo Studios. O filme oferece acessibilidade por meio do aplicativo MovieReading, que permite aos espectadores baixar legendas, língua brasileira de sinais (Libras) e audiodescrição em português, tudo de forma sincronizada com a exibição do filme.
“A Ilha dos Ilus” lembra as fábulas tradicionais e enfatiza a importância da diversidade para enriquecer as discussões e alcançar conquistas. O filme foi produzido ao longo de seis anos e explora a origem de termos como “cegonha” e “por que os avestruzes escondem a cabeça na terra”, além de abordar a lenda do “patinho feio” e a singularidade do ornitorrinco.
“Sabemos que filhotes e cegonhas têm povoado animações infantis há quase um século. Porém, concentramos a trama no que acontece antes dos animais nascerem e o que pode dar errado nesse processo. Tudo isso para passar uma mensagem de inclusão, a importância da diversidade e a compreensão do que nos une. Apesar de soar profundo, tudo é transmitido de forma simples e natural. Temos observado que as crianças têm entendido bem esse universo. Até melhor que adultos algumas vezes (risos).” diz o diretor, Paulo G.C. Miranda.
“A Ilha dos Ilus” venceu como melhor longa de animação infantil no Moscow International Children’s Film Festival. Além disso, participou do 20º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil (Rio de Janeiro); da seleção oficial da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis; da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes; da seleção oficial do 7º CINI Festival Internacional de Cine para Niño (Peru); da seleção oficial do Five Continents International Film Festival; do Kids First! Film Festival, do Havaí; da seleção oficial da 14ª Mostra de Cinema “O amor, a morte as paixões”, entre outros.