No próximo dia 9 de agosto, às 20h, será a estreia do inovador documentário “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho,” dirigido por Pedro Bronz e coproduzido em parceria com o Canal Brasil. O filme oferece um olhar íntimo e inédito sobre a jornada musical e pessoal de Beth Carvalho. Ela inicialmente se aproximou da música por meio da bossa nova, mas gradualmente se apaixonou pelo samba, transformando-o no alicerce de sua carreira.
O documentário apresenta detalhes e imagens exclusivas, abrangendo seus 53 anos de carreira musical. Beth Carvalho documentou momentos preciosos, encontros memoráveis e ensaios por meio de diferentes meios, como super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotografias, algo notavelmente raro entre os artistas de sua geração.
Aliás, veja o trailer de “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, e siga lendo:
Beth Carvalho, uma presença constante nos pagodes do Cacique de Ramos, ganhou reconhecimento como Madrinha do Samba. Sua influência vai além de resgatar compositores tradicionais como Cartola e Nelson Cavaquinho, pois ela também é creditada por lançar artistas talentosos como Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão, o grupo Fundo de Quintal, entre outros.
Além disso, Beth ficou famosa por introduzir no cenário musical brasileiro sons únicos, trazendo instrumentos como o banjo afinado como cavaquinho, o tan-tan e o repique de mão para seus shows e discos, instrumentos previamente associados somente aos pagodes do Cacique. A música que empresta seu nome ao documentário, “Andança,” composta por Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós e Edmundo Souto, marcou um dos primeiros grandes sucessos gravados por Beth e deu título ao seu primeiro LP. Esse samba notável conquistou a terceira posição no Festival Internacional da Canção, em 1968. A exibição na programação do Canal Brasil faz parte da seleção “É Tudo Verdade.”
Por fim, leia nossa crítica sobre o filme aqui: https://viventeandante.com/critica-andanca-beth-carvalho/
“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho” (2022)
(115′)INÉDITO – COPRODUÇÃO
Horário: Quarta, 9/08, às 20h
Direção: Pedro Bronz
Classificação: 12 anos
Sinopse: O filme se debruça no vasto acervo de imagens documentadas por Beth Carvalho, A Madrinha do Samba, ao longo dos 53 anos de palcos e pagodes, para traçar um recorte único e íntimo da carreira e vida dessa singular figura da cultura nacional.
Ademais, leia mais sobre grandes cantoras:
Reza | MARIANA canta como sereia em single doce
Iuna Falcão chega com EP de transe envolvente
Entrevista | Maria Pérola lança primeiro EP nesta sexta, 28, e conta detalhes sobre o novo álbum