Saturday, September 24, 2022

Aniversário de São Paulo | Confira 4 livros que celebram a cidade do Brasil

Conhecida como cidade de pedra, São Paulo completa 468 anos de ruas lotadas, noites movimentadas e muita arte espalhada pelos cantos. Além disso, está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica.

A data surgiu com uma forte influência religiosa. A princípio, no dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.

O nome São Paulo foi uma homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior cidade brasileira e o primeiro aniversário de São Paulo.

Afinal, para uma viagem no tempo que passa pelas principais e mais marcantes características da cidade, dos parques à geografia e história, confira:

A cidade de São Paulo geografia e história – Caio Prado Jr.

Caio Prado Júnior explica como a região de São Paulo, mesmo não oferecendo atrativos para a criação de um centro industrial e urbano, conseguiu tal proeza. Este texto, clássico, fez parte do livro Evolução política do Brasil e outros estudos e permanece válido para compreender a influência dos fatores geográficos na formação de São Paulo, além de ser um documento histórico importante sobre seu desenvolvimento urbano.

Saiba mais:  https://cutt.ly/dImZpyU

Parques urbanos de São Paulo– Thyago Nogueira

O livro “Parques Urbanos de São Paulo” traz ensaios fotográficos que registram o cotidiano de treze parques paulistanos, tão diversos quanto a cidade e sua população: parques do centro e da periferia, novos e antigos, célebres e conhecidos apenas localmente. A saber, as fotos revelam a pluralidade de usos que os paulistanos fazem desses espaços, e surpreendem ao mostrá-los de maneira distanciada, detendo-se igualmente diante de aspectos planejados e incidentais. Parques urbanos revelam os anseios dos moradores da cidade e suas ideias sobre o que deve ser uma área de lazer.

Saiba mais: https://cutt.ly/4ImZErj

A história da cidade De São Paulo – Em Quadrinhos– Walter Vetillo

São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo. Como ela se tornou essa grande metrópole? Nasceu pequenina, acolhedora e foi se transformando com os sonhos e histórias de milhares de pessoas: de Manuel de Paiva, Tibiriçá e Anchieta, dos bandeirantes e do príncipe dom Pedro, enfim, a cidade participou dos principais momentos da história do Brasil e é o berço da industrialização. Pequena história da cidade de São Paulo contada em quadrinhos do nascimento até os dias atuais.

Saiba mais: https://cutt.ly/MImZZp2

Vida e morte em São Paulo – Marcos Drumond Junior

O médico Marcos Drumond Jr. tem uma rotina diferente da de seus colegas de profissão. Em vez dos vivos, ele trata dos mortos. Analisa as razões dos óbitos na cidade, como um dos coordenadores do Pro-AIM, e identifica os maiores riscos para a saúde dos paulistanos. Além disso, ajuda a definir prioridades nas políticas públicas e aumentar a expectativa de vida em São Paulo.

Saiba mais em: https://cutt.ly/BImXyPG

Ademais, leia mais:

Conheça 15 atrações turísticas do Litoral Norte de São Paulo
Aliás, conheça quatro viagens para curtir natureza e exercício
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions

 

Escreve o que achou!