Thursday, September 24, 2020

Aprenda a fazer bolo de caneca de banana | Medicina da Cozinha

Que tal um lanchinho da tarde com chá ou um café da manhã diferente? Uma receitinha rápida e fácil para adoçar um pouquinho a vida! Quem aí não gosta de uma bananinha com canela? E que tal um bolo de caneca de banana? Feito no microondas! A princípio são só 10 minutos de preparo? Dá pra acreditar?!

Essa receita pode ter base de ovo e leite para quem gosta, mas também é possível de fazer veganamente e fica uma delícia!

1 banana madura
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de água – usa-se a água justamente para não usar leite e ovo, que dão a cremosidade do bolinho!
1 colher de chá de cacau em pó
Seguida por 1 colher de café de açúcar do coco ou mel
1 colher de café de fermento

Como fazer o Bolo de Caneca de Banana

Amasse bem a banana até ela começar a ficar mais “pastosa”. Pode usar um mixer também para já processar direto a banana, aveia, canela e o açúcar. Quando formar uma massa, acrescentar as duas colheres de sopa de água e misture até que a água se integre à massa. Por fim, misturar o fermento bem misturado! Levar ao micro (numa caneca ou potinho) de 2 a 3
minutos ou se quiser leve ao forno em forminhas de silicone.

Uma coisa que adoro é usar alimentos que tem boas propriedades de saúde nas receitas, principalmente aqueles que se assemelham a formas físicas humanas! Sim, quem nunca se apaixonou por um brócolis porque parece um pulmão? Ou nozes que parecem um cérebro humano? Bom, como não vamos usar brócolis na receita por questões meio óbvias (hehe)… Contudo, se for da sua preferência, pode jogar pedaços picados de nozes na mistura, pois, além de dar aquela crocância especial, ainda colabora nutricionalmente para tua saúde!

Além disso, essa receita está super aberta para receber outros complementos, como mel, coco ralado, doce de leite… Enfim, tudo aquilo que sua intuição e seu estômago estão chamando. Agora só fazer aquele cafezinho e chazinho para acompanhar essa receita super fácil e deliciosa de fazer!

A questão agora é: o que fazer com as cascas da banana? Sabia que dá para fazer várias receitas com ela e também usar para adubar sua terra? Logo mais, receitas com essa parte da banana tão importante! Por muitas vezes depositamos em sacolas de plástico para ir para o aterro, mas banana é vida e vida não combina com saco plástico! Então é isso, Medicina da Cozinha Sustentável! Para que podemos aproveitar tudo o que a Terra dá e respeitar os espaços que ocupamos no planeta!

@_luggg

Ademais, leia mais:

Purê de Palmito, aprenda uma receita fácil | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha

 

Escreve o que achou!