Wednesday, October 21, 2020

Aprenda a fazer pasta de amendoim

Vamos aprender hoje a fazer uma deliciosa pasta de amendoim? Para você incrementar seu café da manhã, sua tapioca, seus doces, enfim, tudo aquilo que você quiser! Dica: fica ótimo com banana na tapioca! Bom, o legal dessa receita é que a base é a mesma, mas os ingredientes que você vai adicionando para dar mais sabor e aquele dinamismo gastronômico são a partir do seu gosto! Aqui, você pode colocar chocolate, ou mel (se não for vegano), coco ralado… Aquilo que você sentir que está faltando na receita para deixar do jeitinho que você gosta!

Tendo isso dito, é aquele velho ditado que minha vó costuma dizer: como saber se está bom ou pronto? Provando e  experimentando. Aqui, dá para seguir a receita mais simples, como também dá para participar nessa viagem de criação, colocando e conhecendo a receita junto com a receita. Assim, quando fui fazendo essa que vou ensinar agora para vocês, percebia que se acrescentava mais chocolate, ou até mesmo quando batia no processador o amendoim, via que a pasta não fluía e ficava muito seca e, instintivamente, fui colocando aos poucos colheres de óleo de coco. Então é aquela coisa de mexe, para, observa, experimenta, acrescenta, mexe de novo…

Bom, sem mais delongas…

Duas xícaras de amendoim rendem 340 gramas de pasta! Bem certinho para o pote que já tinha em casa. Use amendoim sem sal, cru e sem casca! Pois assim, você poderá ter mais ‘poder’ em relação ao seu sabor (sal). Primeiramente, pré-aqueça o fogo à mais ou menos 200 graus e deixe por cerca de 7 minutos no forno. Garanta que os amendoins não fiquem sobrepostos, espalhando bem sobre a forma.

Cuidado para não deixar o amendoim queimar!

Se preferir deixar mais torrado, deixe uns minutinhos a mais, mas saiba que isso irá interferir no sabor, deixando mais “fechado”.
Depois disso, é só bater no liquidificador ou no seu processador em velocidade média e ir percebendo como esse processo se dá. Deixe bater por uns 3-5 minutos, desligando o processador para ir acrescentando os ingredientes que te agradam (como cacau, coco ralado…) e misturando com uma colher. Repita esse processo quantas vezes achar necessário, percebendo o sabor e a consistência.

No meu caso, percebi que a mistura não estava fluindo, então coloquei colheres de óleo de coco. E assim vai (acrescentei cacau em pó somente). Bons processos e experimentações! Uma pasta pode nunca ficar igual à outra, e essa é a diversão! Ah, e se quiser deixar mais crocante, no final, acrescente alguns amendoins picadinhos!

Ademais, veja mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo
Aprenda a fazer Almôndega de Abobrinha
Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana

2 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: