Cinema
‘Bad Boys Para Sempre’ traz ação, explosões e piadas | CRÍTICA
Publicado
3 anos atrásem

Bad Boys Para Sempre (Bad Boys For Life) começa frenético com muita ação e piadas. Ou seja, a base que criou o sucesso da franquia. O primeiro é um clássico dos anos 90 – mais precisamente de 1995 – e ajudou a alçar a carreira de Will Smith como herói de ação. Ele já tem uma veia cômica conhecidíssima desde o seriado “Um Maluco no Pedaço” (Fresh Prince of Bel Air) até muitos filmes como “Hitch – Conselheiro Amoroso”. Logicamente, para complementar, as caras e bocas de Martin Lawrence são um show à parte. Nada de novo, mas dá para rir.
Em determinado jogo de edição, vemos os Bad Boys em situações distintas. É uma das sequências mais cômicas que mostra bem a diferença entre a dupla. Marcus que se aposentar e usar como arma somente a manivela do sofá, enquanto Mike mantém o ímpeto de caçar bandidos. Após um segundo filme irregular, sem o charme do primeiro e pesando na comédia, não necessariamente bem conduzida, temos um terceiro filme que trata de renovar a franquia e abre espaço para novos caminhos.
A nova equipe AMMO – que conta com Vanessa Hudgens – traz especialistas em armas, designados para auxiliar Mike e Marcus. A saber, eles têm luz própria, uma turma diversa com personagens que se completam e suplementam o longa como bons coadjuvantes fornecendo interações variadas e diferentes arquétipos.

A equipe AMMO desperta interesse no público (divulgação: Sony Pictures)
Bad Boys Para Sempre?
A ação (o foco, né?) é bem dirigida por Adil El Arbi (Um Tira da Pesada 4) e Bilall Fallah (Scalped) com dinamismo, muitas explosões e até alguns ângulos instigantes, intercalados por tiradas cômicas. Em certo momento lembrei de um dos últimos filmes de Will Smith, ‘Projeto Gemini’. Ok, essa não foi uma boa lembrança. Certamente, não é um dos melhores trabalhos do astro. Falar o motivo da lembrança pode ser um spoiler. Mas tem a ver com uma importante reviravolta, realmente inesperada.
Aliás, segundo informações do The Hollywood Reporter, a Sony está trabalhando para desenvolver um Bad Boys 4, com Chris Bremner. Supostamente, Bremner trabalhará no roteiro, enquanto espera-se que Smith e Lawrence retornem aos seus respectivos papéis. Inclusive, Bad Boys Para Sempre teve alguns problemas, com uma grande variedade de escritores e diretores indo e vindo. Os créditos finais de roteiro do filme incluem Joe Carnahan e Peter Craig.
Enfim, tem algumas cenas de epílogo que deixam em aberto a ideia de uma continuação. A escolha de vilões mexicanos na atual situação política estadunidense pode ser questionada, ainda mais pelo desfecho que ocorre com a personagem que representa uma bruxa, a simbologia fica bem clara. Contudo, devo destacar a melhor sequência de ação do longa, a partir da perseguição da dupla com a moto até o helicóptero. É extremamente nervosa e empolgante, com piadas que funcionam, aproveitando a química entre os Bad Boys e a desenvoltura do astro Will Smith. Para quem curte o gênero e um bom entretenimento, já é um bom argumento, afinal, “Bad boys, bad boys, Whatcha gonna do, whatcha gonna do, When they come for you?”
Se liga no trailer:
Ademais, leia mais sobre cinema:
Entenda a Direção de Fotografia nessa entrevista com Flávio Ferreira
6ª Chamada Pública de Cinema Independente abre inscrições gratuitas
‘Flores no Cárcere’ mostra outro mundo no Festival do Rio
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Cinema
Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Publicado
10 horas atrásem
24 de março de 2023
Na última quinta-feira (23), fomos convidados para o evento de lançamento do curta-metragem Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas | com Cida Bento e Daniel Munduruku. Aconteceu no Museu da República, no Rio de Janeiro.
Após a exibição um relevante debate ocorreu. Com mediação de Thales Vieira, estiveram presentes Raika Moisés, gestora de divulgação científica do Instituto Serrapilheira; Luiz Augusto Campos, professor de Sociologia da UERJ e Carol Canegal, coordenadora de pesquisas no Observatório da Branquitude. Ynaê Lopes dos Santos e outros que estavam na plateia também acrescentaram reflexões sobre epistemicídio.
Futura série?
O filme é belo e necessário e mereceria virar uma série. A direção de Fábio Gregório é sensível, cria uma aura de terror, utilizando o cenário, e ao mesmo tempo de força, pelos personagens que se encontram e são iluminados como verdadeiros baluartes de um saber ancestral. Além disso, a direção de fotografia de Yago Nauan favorece a imponência daqueles sábios.
O roteiro de Aline Vieira, com argumento de Thales Vieira, é o fio condutor para os protagonistas brilharem. Cida Bento e Daniel Munduruku, uma mulher negra e um homem indígena, dialogam sobre o não-pertencimento naquele lugar, o prédio da São Francisco, Faculdade de Direito da USP. Um lugar opressor para negros, pobres e indígenas.
Jacinta
As falas de ambos são cheias de sabedoria e realidade, e é tudo verdade. Jacinta Maria de Santana, mulher negra que teve seu corpo embalsamado, exposto como curiosidade científica e usado em trotes estudantis no Largo São Francisco, é um dos exemplos citados. Obra de Amâncio de Carvalho, responsável por colocar o corpo ali e que é nome de rua e de uma sala na USP.
Aliás, esse filme vem de uma nova geração de conteúdo audiovisual voltado para um combate antirracista. É o tipo de trabalho para ser mostrado em escolas, como, por exemplo, o filme Rio, Negro.
Por fim, a parceria entre Alma Preta e o Observatório da Branquitude resultaram em uma obra pontual para o entendimento e a mudança da cultura brasileira.
Em seguida, assista Nenhum saber para trás:
Por último, leia mais:
Fé e Fúria | Documentário inédito estreia no Canal Brasil no novo Dia Nacional do Candomblé
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Keira Knightley recebe homenagem no Telecine Touch

‘Interactions – When Cinema Looks to Nature’ estreia na América Latina
Cultura


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Gastronomia7 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música7 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente