Monday, September 21, 2020

Bloco Malungüetú se apresenta no último Samba na Serrinha do ano

Enfim, o mês da Consciência Negra chegou, e, com ele, vem chegando também o último Samba na Serrinha do ano, na Casa do Jongo, com direito ao bloco Malunguetu. Logicamente teria que ser especial e com algumas outras surpresas. Uma delas é que haverá a exibição do filme “A Pedra”, um documentário que parte da vivência de três pessoas pretas e busca levantar questionamentos sobre o racismo na educação.

Viva mais:

Bloco Malunguetú – Dandara Abreu – Entrevista
Seu Sílvio e O Conto da Ilha Desconhecida Grande

Aliás, mantendo o foco nas artes, também tem a exposição “Através do Olhar”, a qual procura apresentar a perspectiva de fotógrafas negras sobre territórios e tradições. Além disso, como já citado, tem exibição do bloco Malunguetú,  focado na valorização da cultura negra, juntamente com outros músicos e musicistas negros da cena carioca.

Primeiramente, o bloco MALUNGÜETÚ é um projeto criado por Tarcísio Cisão e Diogo Rodrigues visando divulgar a arte negra dentro da construção artística do carnaval de rua. Inclusive, para falar sobre o projeto, além de arte, cultura e feminismo negro, Dandara Abreu, atriz, publicitária, foi entrevistada pelo jornalista Alvaro Tallarico. Confira aqui!

Afinal, a primeira apresentação do Malunguetú foi em 2018 na Casa Firjan. Nesse ano de 2019, começaram os ensaios na Garagem dos Camelôs, situada a Rua da Carioca, no Rio de Janeiro. O repertório do bloco é somente com canções de compositores negros. Ademais, um grande diferencial é o fato de ter um corpo cênico realizando intervenções com críticas sociais e ao racismo durante os shows, assim como no momento onde tocam a música “Sorriso Negro”, de Adilson Barbado e Jorge Portela, famosa na voz da joia rara, Dona Ivone Lara.

Bloco Malunguetu no Vivente Andante
Um sorriso negro, momento forte (foto: @gusta.luan)
Serviço:
Samba na Serrinha

Data: 24/11
Horário: excepcionalmente 12:00
Local: Casa do Jongo, Rua Silas de Oliveira, 101 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ
Cozinha: O tradicional frango com quiabo, e mais uma outra opção
Bar: cerveja, refrigerante, água e drinques (aceitam cartões de crédito e débito)

Quer saber mais sobre o Bloco Malunguetu? Ouça:

Escreve o que achou!