Wednesday, October 21, 2020

Brasilino | Veja a orgia eleitoral brasileira que perdura

Uma orgia eleitoral brasileira em um piscar de olhos. O curta-metragem Brasilino traz à tona a triste e hilária realidade sobre a mentalidade política que o país se encontra desde tempos imemoriais. A princípio, com uma abordagem irreverente e informal, dois repórteres tresloucados se embrenham em Recife em busca de qualquer pessoa disposta a falar.

Aliás, com a falta de roteiro mais maravilhosa que já vi, você só assiste e fica embasbacado com as respostas. Pois tem militar armado falando que só pode votar quando completar 18 anos. Em seguida, homem adulto votando em quem ele acha que já ganhou porque não vale a pena votar em outra pessoa. Além disso, todos os candidatos a prefeito (menos o do PCB) seguros da sua vitória. Cabos eleitorais saindo pelo ladrão.

Hoje está igual

Curiosamente ainda estamos no mesmo nível de maturidade política. Um filme rodado há 35 anos ainda é atual, mesmo que a estética geral tenha mudado. Essa aterrorizante estagnação mostra que apesar do país ter evoluído economicamente, nós ainda estamos em tempos medievais quanto a educação política. O analfabetismo sufragista (junto da apatia) gerou esta situação infernal que vivemos todo santo dia.

Finalmente, Brasilino é um curta claro, direto, informativo, divertido e avassalador. Vale cada segundo por mais que seja um vislumbre doloroso do circo de horrores que se repete até hoje.

Emfim, assista ao curta aqui:

Ademais, veja mais:

‘Favela em mim’ é literatura ilustrada por verdade

Como Subir em Árvores | Editora do Brasil lança livro que traz reflexões

Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos

Escreve o que achou!