A cantora e compositora Carminho está prestes a iniciar uma turnê para apresentar seu novo álbum, “Portuguesa”, em cinco cidades brasileiras. O álbum reflete a profunda busca da artista pela essência do fado e sua jornada artística pessoal. O título simboliza sua autodescoberta como mulher e artista e sua conexão com a poesia e a língua portuguesa.
Filha da famosa fadista Teresa Siqueira, Carminho cresceu no fado. Contudo, no decorrer da vida foi criando uma relação íntima com a música brasileira. Já fez parcerias com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Milton Nascimento, e outros. Além disso, tem um álbum inteiro cantando Tom Jobim.
“Algumas das minhas maiores referências são sem dúvida a minha mãe, as também fadistas Beatriz da Conceição e Amália Rodrigues, mas também outros artistas fora do fado como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Lou Reed, Leonard Cohen, os Beatles e Queen”, diz Carminho.
A princípio, a turnê, que passará por São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ilhabela, destaca a influência do fado e da música brasileira em sua vida. A turnê, que começa com um concerto em São Paulo, promete destacar o repertório do álbum “Portuguesa”, com suas colaborações e composições pessoais.
Aliás, confira abaixo a música que abre o álbum, e siga lendo:
O álbum “Portuguesa” conta com 14 composições, várias com letras e músicas suas, entre outros autores. A compositora e intérprete esteve a frente da produção do álbum e da composição de fados tradicionais originais. Por exemplo, usou poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, David Mourão-Ferreira ou Manuel Alegre, mas também de Marcelo Camelo, Luísa Sobral, Joana Espadinha e Rita Vian.
Datas da turnê no Brasil:
26/08 – São Paulo – Sala São Paulo – Orquestra Jazz Sinfônica e participação do Silva (ingressos esgotados)
30/08 – Porto Alegre – Teatro Bourbon Country
31/08 – Rio de Janeiro – Vivo Rio
01/09 – Belo Horizonte – Sesc Palladium
02/09 – Ilhabela (SP) – Teatro Vermelhos