Cinema
Carolina | Documentário mergulha na vida da escritora
Publicado
3 anos atrásem

Carolina é um documentário sobre a vida da escritora Carolina Maria de Jesus narrada através das falas de sua filha Vera Eunice, do biógrafo Tom Farias, das atrizes Andréia Ribeiro e Cyda Moreno. Somado a isso, há depoimentos de Conceição Evaristo, Ruth Rocha e outras. Além disso, o elenco é majoritariamente negro e feminino e produzido pela produtora carioca Lascene e dirigido por Vanessa Araújo.
De Sacramento ao Quarto de Despejo
Mesclando cenas das peças Eu Amarelo, Carolina Maria de Jesus e Diário de Bitita com os depoimentos dos convidados, imergimos no universo de Carolina e aprofundamos os contextos que originaram seus livros.
Assim, nascida em Sacramento, Minas Gerais, de origem humilde e tendo estudado até o segundo colegial, Carolina de Jesus chegou a ser presa por ler um dicionário, confundido com livro de São Cipriano. A escritora tornou-se uma leitora voraz de literatura. Após sofrer maus tratos na cadeia junto de sua mãe, ela decide ir pra São Paulo em busca de uma vida melhor.
Mas, infelizmente, a realidade na nova cidade trouxe o pior acontecimento a um ser humano: a miséria. Logo, Carolina se viu catadora de papel e mãe solteira de três crianças.
Desse modo, por conta de uma higienização social feita na cidade, um caminhão recolheu pessoas em situação de rua e literalmente despejou essas pessoas às margens do rio Tietê, na favela do Canindé. Favela essa que tornou-se o quarto de despejo de Carolina. Assim, a escritora passou fome, presenciou a violência doméstica nas casas vizinhas, o alcoolismo e sofreu desavenças com a vizinhança.
Com isso, ela escrevia diários sobre seu dia-a-dia. Os diários acabaram virando o livro-denúncia Quarto de Despejo nas mãos do jornalista Audálio Dantas, que conheceu Carolina no Canindé, leu seus diários e os editou.
Da fama ao ostracismo
Da noite pro dia Carolina encontrou-se com fama e dinheiro. Quarto de Despejo foi um sucesso editorial meteórico. Sua fala afiada sobre a vida na favela, a fome, os políticos e as mazelas sociais nas quais vivia sem pedir para vivê-las, chamou a atenção dos leitores da época.
Esse holofote, segundo os entrevistados no documentário, aconteceu muito por conta de Carolina ser uma novidade fora da curva. O mercado literário estava acostumado a Clarices e não a Carolinas. Desse modo, ter uma mulher negra, favelada, mãe solteira e semianalfabeta denunciando um sistema injusto e de fome gerou mais curiosidade que comoção. Ou seja, Carolina transformou-se em um produto da elite.
Porém, a mesma comunidade literária que “a abraçou” também a despejou. A partir do momento em que a escritora ocupou os mesmos espaços que a classe média, inclusive de moradia, houve estranhamento. Ou seja, para eles, uma mulher negra não cabia ali. E Carolina não se calou. Em Casa de Alvenaria ela fala sobre a hipocrisia da elite e, bom, digamos que esse foi o triste início de seu fim.
Já sem emplacar grandes vendas e não se encaixando nem na favela e nem na burguesia, Carolina comprou uma chácara em Parelheiros e isolou-se do mundo, voltando a catar papel. Aos 62 anos, veio a falecer de asma.
Preservação da memória
Por fim, o longa traz luz à vida e à força de uma mulher negra que lutou pelo seu espaço no mundo das letras. Ainda que sem arcabouço acadêmico, tinha grande entendimento político e social de seu entorno. Carolina falava tudo, ganhando o apelido de “boca de fogo”. Assim, ganhou inimigos.
Seu legado merece ser revisitado e pulverizado entre as gerações. Desse modo, o longa é mais um registro que traz volume a um acervo de memórias de Carolina.
O documentário Carolina está disponível no catálogo da GNT.
Ademais, veja mais:
‘Favela em mim’ é literatura ilustrada por verdade
Como Subir em Árvores | Editora do Brasil lança livro que traz reflexões
Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Revisora textual e jornalista cultural em construção.

Você pode gostar
Marcelo Fagerlande lança livro sobre musa da Belle Époque
Crítica | ‘Ó Paí, Ó 2’ chega pra trazer esperança
Bruno Olivieri lança seu primeiro livro na FLIP 2023
Unibes Cultural celebra Consciência Negra com eventos gratuitos em novembro
Lenita estreia na Mostra de SP | Entrevista exclusiva com o diretor Dácio Pinheiro
‘Letrux: Viver é um frenesi’ estreia no Canal Brasil nesta segunda
4 Comments
Escreve o que achou!Cancelar resposta
Cinema
Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP
Além das novidades da CCXP, o Unlock CCXP, já com ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro.
Publicado
22 horas atrásem
27 de novembro de 2023
O Unlock CCXP 2023, que tem seus ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro. Este evento, com foco no mercado de entretenimento, apresenta uma programação repleta de renomados players do cenário. Conta com o apoio de marcas como Volvo, Spotify Advertising, Starplus e GoGamers. A curadoria é liderada por Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento e B2B na Omelete Company, recentemente incluído no Hall da Fama do Marketing no Brasil.
Nos dois dias que precedem o maior festival de cultura pop do mundo, profissionais do mercado terão a chance de se conectar com as mentes que moldam a indústria criativa no país. O Unlock CCXP oferecerá painéis e masterclasses promovendo a troca de experiências, explorando o perfil de consumo no universo geek e apresentando inovações.
Destacando a expansão da marca CCXP para o México, Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, liderará um painel sobre a CCXP MX, que ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2024, na Cidade do México. O evento também abordará as novidades da O&CO, incluindo o Chippu, uma nova unidade de negócios que combina inteligência artificial e curadoria humana para oferecer recomendações de séries e filmes, além de criar conteúdo de cultura pop.
Mônica na CCXP 2023
Estratégias de negócios, branded content e parcerias serão temas discutidos por Igão e Thiago Marques (Mítico), criadores do Podpah, que revelarão os bastidores do fenômeno que conquistou milhões de ouvintes, redefinindo o cenário do mesacast no Brasil.
O evento também celebrará os 60 anos da Mônica, com a participação da Diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, e do Diretor-executivo Marcos Saraiva, explorando a trajetória da marca e compartilhando planos futuros.
A jovem cientista Laysa Peixoto terá um painel especial, mostrando como a cultura pop pode influenciar gerações, enquanto busca conquistar o espaço, premiada pela NASA devido à descoberta de um asteroide e piloto de avião.
Um painel sobre os hábitos de consumo do público Geek apresentará dados da pesquisa Geek Power, realizada anualmente pela O&CO, com Otávio Juliato, Chief Commercial Officer da Omelete Company, Carlos Silva, CEO & Head of Gaming na Go Gamers, e Mauro Berimbau, Consultor e desenvolvedor de conteúdo na Go Gamers.
O line-up do Unlock CCXP inclui nomes como Nyvi Estephan, Luiz Gustavo Pacete (Forbes Tech), Andreza Delgado (@PerifaCon), e David Diesendruck (Redibra).
adult swim
O [adult swim] estreará na CCXP em um painel no palco Thunder, marcando um momento histórico para a marca de animação adulta. O evento ocorrerá na sexta-feira, 1º de dezembro, às 13h30. Spencer Grammer, a dubladora original de Summer em “Rick and Morty”, participará de uma conversa exclusiva sobre a 7ª temporada da série, seu processo criativo e os desafios de dar vida a uma personagem tão icônica. Além disso, o fenômeno “Sociedade da Virtude” também marcará presença no palco com seu criador Ian SBF, Thobias Daneluz, Guilherme Briggs e os criadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Passos. O painel promete conteúdos e anúncios exclusivos para os fãs e acontecerá das 13h30 às 14h15.
HBO Max
A HBO Max apresentará ativações e atrações exclusivas na CCXP23, incluindo experiências de suas diversas franquias como “A Casa do Dragão”, “Barbie”, “Batman”, “The Big Bang Theory” e “Cartoon Network”. No miniauditório interno do estande, serão reveladas novidades de franquias queridas e novas produções como “Irmão do Jorel”, “Rick and Morty”, “Da Ponte Pra Lá”, “De Sola a 10”, “Sociedade da Virtude”, entre outras.
As ativações incluem a Fortaleza Vermelha de “A Casa do Dragão”, uma batalha de coreografias com “Barbie”, o “Departamento de Polícia de Gotham” de “Batman”, um quiz inspirado em “The Big Bang Theory” chamado “Hora Bazinga”, e um espaço de arcade com jogos personalizados do “Cartoon Network”.
Além disso, o miniauditório Warner Bros. Discovery terá uma programação repleta de meet & greets, entrevistas e interações com personagens e talentos de séries como Gumball, Darwim, Irmão do Jorel, Paulistão 2024, De Sola a 10, UEFA Champions League, Sociedade da Virtude, Ravena e Mutano de “Jovens Titãs”, e um quiz de “Rick and Morty”.
Warner Bros.
A Warner Bros. Pictures anunciou os painéis especiais na CCXP23. Destacam-se aqueles com Sandy e Pedro Antônio para “Evidências do Amor”, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para “Furiosa”, Adam Wingard para “Godzilla e Kong: O Novo Império”, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Denis Villeneuve para “Duna: Parte 2,” e Jason Momoa, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e James Wan para “Aquaman 2: O Reino Perdido”.
Na CCXP23, o elenco, diretor, figurinista, maquiador e caracterizador do filme “Mamonas Assassinas – O Filme” participarão de um painel especial no Palco Thunder em 3 de dezembro. O diretor Edson Spinello, o elenco, composto por Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Bento Hinoto, Fernanda Schneider e Jéssica Córes, além do figurinista Heitor Taddeo Ramaglio e o maquiador Lucas Martins estarão presentes. O público poderá desfrutar de um bate-papo com os convidados e assistir a trechos do filme, que estreará nos cinemas em 28 de dezembro. O filme narra a história da marcante banda brasileira dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.
Serviço CCXP 2023:
Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP
Horário de funcionamento do evento:
SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h*
Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h
Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h
Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h
Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h
*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.
Por fim, leia mais:
Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes
Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970
Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo

Eli Roth, diretor de “Feriado Sangrento”, é confirmado na CCXP23

A conexão entre a coloração pessoal e a Psique Humana: FLIP 2023, Casa Enjoei e Jô Souza

Conheça o Réveillon da Paz da Comunidade Shalom na Praia do Guido

Marcelo Fagerlande lança livro sobre musa da Belle Époque
Cultura


Eli Roth, diretor de “Feriado Sangrento”, é confirmado na CCXP23
O cineasta participará da exibição exclusiva do filme no dia 02 de dezembro.


A conexão entre a coloração pessoal e a Psique Humana: FLIP 2023, Casa Enjoei e Jô Souza
Em um mundo que exige constantemente conforto e auto expressão, a coloração pessoal emerge como uma ferramenta fascinante e poderosa...


Conheça o Réveillon da Paz da Comunidade Shalom na Praia do Guido
Enquanto o ano chega ao seu epílogo, a Comunidade Shalom estende um convite especial a quem deseja viver uma experiência...


Marcelo Fagerlande lança livro sobre musa da Belle Époque
Biografia sobre Bebê Lima e Castro, cantora lírica e musa belle époque carioca, tem lançamento no dia 28/11, na Livraria...
Crítica


‘Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ é uma longa jornada com alguns bons momentos
Um filme, independente de pertencer a uma franquia de sucesso, deve ser uma experiência em si, que atenda tanto aos...


Durval Discos
“Durval discos”, de Anna Muylaert, está novamente em cartaz nos cinemas. O filme foi remasterizado em uma cópia digital em...


Crítica | ‘Ó Paí, Ó 2’ chega pra trazer esperança
Filme estreou nesta quinta-feira (23) no Rio de Janeiro


Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970
“Rio Connection” é uma série que se passa nos anos 1970 que mostra uma rede de tráfico de heroína que...
Séries


Série mergulha na trajetória do sociólogo Herbert de Souza
Produção Original Globoplay de oito episódios reúne grande elenco e estreia em 1º de dezembro.


Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes
A série comemora seus 50 anos e recebe convidadas famosas.


Série ‘Anderson Spider Silva’ já está disponível na Paramount+
A série original do Paramount+, “Anderson Spider Silva”, que narra a vida do famoso lutador, agora está disponível no serviço...


Netflix revela teaser oficial de ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ | Assista
Com um anúncio exclusivo durante a Geeked Week, a Netflix revelou hoje o teaser oficial de “Avatar: O Último Mestre...
Literatura


Confira os destaques da FLIP 2023 no sábado e domingo, 25 e 26 de novembro
A FLIP 2023 segue lotada e com muitas casas oferecendo desde brindes e degustações diversas até as mais enriquecedoras conversas...


Coletivo Escreviventes está na FLIP 2023 e expande atividades no meio literário feminino
Após o sucesso na edição de 2022, o Coletivo Escreviventes, formado por escritoras de diversas idades, raças e regiões do...


Bruno Olivieri lança seu primeiro livro na FLIP 2023
O multiartista conversará com o público no dia 24 de novembro.


Conheça a casa Poéticas Negras e sua programação afrocentrada na FLIP 2023
A Casa Poéticas Negras retorna à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) como casa parceira oficial, apresentando a proposta de...
Música


Tukum recebe prêmio de Melhor Intérprete no Festival Maratona da Música
Premiação teve como jurados Leo Gandelman, Marcelo Neves, Hugo Suckman, Luciana Adão e Aline Gonçalves.


Reggae da Céu promete esquentar Circo Voador
Céu desembarca pela primeira vez no Circo Voador com seu novo projeto, BAILE REGGAE, louvando o ritmo que sempre a...


Confira os shows que fecham o mês de Novembro no Circo Voador
Ira!, Fino Coletivo, Trio Mocotó e FKJ fecham o mês na Lona.


Rock in Rio 2024 confirma Ed Sheeran, NE-YO e Joss Stone: saiba mais
A celebração está prestes a começar! O Rock in Rio 2024 acaba de revelar os primeiros nomes internacionais no line-up,...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Filme ‘On Off’ conta com incrível plano-sequência e se destaca no Festival do Rio 2023
- Cultura2 meses atrás
CCBB comemora 34 anos em outubro com programação diversa
- Crítica1 mês atrás
Crítica: ‘Codex 632’ chega na Globoplay com mistérios e ponte entre RJ e Portugal
- Cultura2 meses atrás
Rio Innovation Week 2023 | Veja os destaques da quarta-feira (4)
- Cinema2 meses atrás
Mais Pesado é o Céu: um road movie impressionante de Petrus Cariry
- Crítica2 meses atrás
‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential
- Crítica1 mês atrás
Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo
- Cinema2 meses atrás
‘Nefarious’ mistura suspense psicológico com possessão demoníaca
Pingback: Stevie Wonder lança duas canções inéditas ao mesmo tempo - e arrebenta
Pingback: Ilumina Zona Oeste | Festival carioca realiza sua 4ª edição em novembro de forma virtual
Pingback: Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector ganham mostras no Instituto Moreira Salles em 2021
Pingback: TRANSFORMAÇÃO PELA LEITURA – CAROLINA MARIA DE JESUS – BiblioNews