No próximo dia 5 de novembro, o Espaço Cultural Sérgio Porto recebe a peça infanto-juvenil ‘Comparsas do Riso’, um tributo amoroso ao circo. O espetáculo conta com ingressos gratuitos e sessão com intérprete de LIBRAS.
Dirigido por Cláudio Baltar, renomado diretor circense, o espetáculo origina-se do livro infanto-juvenil homônimo do escritor alagoano Bernardo de Mendonça (1950-2017). Sol Mendonça faz a dramaturgia, adaptando a obra do pai para os palcos.
Ao passo que foi considerada Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a obra de Sol Mendonça é extensa, devido aos mais de 10 anos dedicados a literatura infanto-juvenil.
A história, primordialmente, fala de um instante de arte, prazer e liberdade numa cidade em que os moradores passam os dias isolados. No circo local, a arquibancada, mais vazia do nunca, enche-se de vida com as gargalhadas de um menino, encantado com o que assiste no picadeiro. É o tipo de sessão que os artistas amariam eternizar. Assim, a emoção do menino, ao expressar gargalhadas tão sinceras, contagia de forma avassaladora a pequeníssima plateia.
Dessa forma, confira o teaser do espetáculo:
“Por que é que a gente ri?”
De acordo com o diretor Cláudio Baltar, os assuntos mais interessantes do espetáculo ‘Comparsas do Riso’ são, por um lado, sobre o riso: “Por que é que a gente ri? Ri de quê? De quem? De si mesmo? Quem deu a primeira risada?” e, por outro lado, falar sobre a relação de empatia que se estabelece entre o artista e o público ou da busca dessa empatia. Afinal, a cada espetáculo a plateia se renova e o artista precisa “ganhar o público”.
Elenco
Apresentando números de palhaçaria, trapézio, tecido, elásticos e malabares, o espetáculo traz no elenco artistas preparados para impressionar o público: Adelly Costantini, Alice Amarante, Juliete Schultz, Horácio Storani e Vicente Baltar. Em cena, os musicistas Lia Buarque e Horácio Storani acompanham a trupe. Além de idealizadora do projeto, Sol de Mendonça é também coautora da trilha musical com Pedro Miranda e Guto Wirtti.
Informações sobre o espetáculo:
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro. Tel.: 21 2535-3846
Temporada: 05 a 13 de novembro de 2022.
Sábados e domingos, às 15h.
Quinta-feira (dia 10), às 11h e 14h.
Sexta-feira (dia 11), às 10h, com intérprete de Libras e às 14h.
INGRESSOS GRATUITOS: Disponíveis para retirada na bilheteria a partir de 1 hora antes da apresentação.
Agendamento escolar pelo telefone 21 98434-2495.
Duração: 40 minutos
Classificação livre