Monday, September 20, 2021

2020 Japão Submerso | Obra impressiona e pode chocar

2020 Japão Submerso é o mais novo anime do catálogo da Netflix. Criado em 1973 por Sakyo Komatsu (Japan Sinks)  e dirigido nessa versão por Masaaki Yuasa, que deu uma releitura ao anime.

O anime começa leve, com algumas pitadas cômicas até, mas desde o começo se mostra com debates importantes, como fake News, preconceito e violência.  

Conflitos morais

2020 Japão Submerso conta a história de uma família e como logo após as olimpíadas o Japão foi assolado por um terremoto, e começa a acontecer um após o outro. O anime mostra muito bem conflitos morais, como cada indivíduo lida com os problemas nesse contexto, que é algo bem atual e no nosso contexto de pandemia, acaba nos movendo a refletir ainda mais.

Ver que os perigos vão aumentando, e as tomadas de decisões precisam ser cada vez mais assertivas.

2020 Japão Submerso definitivamente te faz refletir. A saber, é um anime que pode ser considerado muito triste, ou que dá esperança de certa forma.

Além disso, é um daqueles animes que não é pra crianças. As pessoas normalmente acham que animes são sempre infantis, e isso não é verdade.

Ponto forte

Um ponto forte é a identificação com os personagens, isso acaba gerando uma sensação de querer mais, acredito que a maioria das pessoas vai querer maratonar. Além disso, a trilha foi muito imersiva e a ambientação foi bem feita. Apenas mudaria a ideia de traço, mas até isso pode ter sido pensado para focar mais no enredo em si. 

Uma coisa que deixa a obra fidedigna é que há estudos que um terremoto dessa magnitude pode acontecer. Aliás, sabemos que terremotos são comuns lá, e que o Japão vive com esse medo.

Com tudo isso e no nosso contexto, 2020 Japão Submerso é uma obra excepcional e indispensável para fãs de anime, e até não fãs, uma obra que irá te impressionar, pode te chocar, fazer rir e ao mesmo tempo chorar, todas ao mesmo tempo ou separadas. Visceral é a palavra. 

Ademais, veja mais:

O Homem Invisível | Entenda a alegoria de um relacionamento abusivo
“Fora de Casa” homenageia profissionais que não podem se isolar | Assista
Nódulo | Nova animação brasileira retrata mundo em isolamento

10 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: