Saturday, November 28, 2020

Extratos | A saudade e a dor dos exilados brasileiros em poema visual

EXTRATOS de Sinai Sganzerla

8 breves minutos são o suficiente para demonstrar a saudade e dor que os exilados sentiam do Brasil. Extratos é um poema visual filmado em Londres, Marrakech, Salvador e outras terras distantes, dotado de uma intimidade única.

Com medo do futuro e do passado, Rogério Sganzerla e sua esposa Helena Ignez gravam as suas vivências fugindo da ditadura, longe de casa, longe da família, longe do calor tropical. A fuga com medo da sua, e nossa, terra; por conta do autoritarismo militar assolou o Brasil. Enfim, o curta apresenta uma visão pessoal do que foi estar longe de tudo que outrora foi normal.

Fiapos

Hoje, a diretora Sinai Sganzerla, filha dos cineastas Rogério e Helena remonta esses fiapos de vida ao montar um documentário com as imagens gravadas pelos pais. Assim, esse relato em primeira mão de uma fuga é reproduzido 50 anos depois. Ou seja, em outro contexto despótico onde alguns artistas e pensadores se encontram novamente no exílio. Dessa forma, o que deveria ser uma história retrógrada acaba recebendo uma nova roupagem por conta da realidade funesta na qual nos encontramos.

Assista o curta aquihttp://portacurtas.org.br/filme/?name=extratos

Ademais, veja mais:

Confira 5 séries feministas para assistir e se inspirar na Netflix
Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Semente Mulheres Pretas no Poder | Bom filme coloca protagonismo feminino negro em debate
7
Extratos

Poema visual sobre brasileiros exilados

Escreve o que achou!