Wednesday, October 21, 2020

Os Espetaculares | Filme sobre os bastidores do stand-up chega ao streaming

Os Espetaculares chega direto ao streaming, no dia 4 de setembro. Estará disponível no Apple TV, Now, Google Play, Youtube, Vivo Play e Sky Play. Aliás, o lançamento estava previsto inicialmente para as salas de cinema, porém, adiado desde junho, mudou de rumo.  O filme é uma comédia emotiva que conta a história de Ed Lima (Paulo Mathias Jr.), um temperamental e egocêntrico comediante de stand-up, e sua amorosa relação com o filho de 12 anos (o estreante DJ Amorim).

Para provar ao garoto que não é um artista fracassado, Ed, que trabalha como guarda noturno de um museu para pagar a pensão do filho, decide participar de um concurso de grupos de comédia. Assim, ele desafia sua eterna incapacidade de trabalhar de forma coletiva. Contudo, para isso, precisa juntar um ex-comediante talentoso, mas que hoje só pensa em ser ator dramático (Rafael Portugal), uma jovem nerd que conta “piadas intelectuais” (Luísa Perissé), e o divertido, mas lunático, atendente de uma padaria (Victor Meyniel).

Por fim, o grupo, nada harmônico, recebe o nome de “Os Espetaculares”. Em seguida, surgem os conflitos, as diferenças e dúvidas de cada um. Costurado por apresentações de stand-up nos lugares mais insólitos, o filme revela os bastidores de quem tem a comédia como profissão. Ou seja, onde nem tudo é divertido e onde as melhores piadas nem sempre estão no palco.

Stand-up fascinante

Fascinada pelo universo do stand-up, a produtora Silvia Fraiha começou planejando um documentário sobre o tema, mas que logo virou um filme de ficção. O diretor André Pellenz, responsável por filmes de sucesso como “Minha Mãe é Uma Peça” e “Detetives do Prédio Azul”, entusiasmou-se imediatamente com a proposta, trazendo o roteirista Sylvio Gonçalves para o time. A motivação, segundo André, veio da própria experiência no gênero: “A produtora, o roteirista e eu fizemos algumas comédias. Decidimos então refletir sobre o ofício neste novo filme, baseados na convivência com os comediantes – uma gente rara, cheia de conflitos e muito carismática.”

“Compor um personagem que não gosta de comédia foi um tremendo desafio, mas foi justamente isso que me atraiu para o filme”, conta Rafael Portugal.

Já Paulo Mathias afirma que “Sempre adorei trabalhar em grupo. Interpretar um sujeito que prefere trabalhar sozinho me permitiu explorar interessantes questões. Além disso, me senti como aquele vigia do “Noite no Museu”, já que meu personagem começa a ficar maluco e contar piada para estátuas”.

Estácio, Holy Estácio

Os Espetaculares foi rodado no Rio de Janeiro, no icônico bairro do Estácio, no Museu Nacional de Belas Artes e em diversos teatros. Com montagem de Marcelo Moraes, direção de fotografia de Léo Vasconcelos, direção de Arte de Rafael Cabeça e trilha sonora original de Caio Márcio Santos, o longa é distribuído pela California Filmes.

Afinal, veja o trailer:

Além do elenco principal, que inclui Elisa Pinheiro como mãe do filho de Ed, o filme conta com a participação de comediantes reais de stand-up. Além disso, tem o cineasta Neville D’Almeida, num inusitado papel-chave para os rumos do filme. “Busquei compor um elenco diversificado, convidando desde atores consagrados a novíssimos e grandes talentos – além, é claro, do carismático DJ Amorim, o pré-adolescente em crise que move a história. A química entre novatos e veteranos é um dos grandes charmes do filme. A participação de Neville D’Almeida como ator funciona muito bem e sublinha a força da linguagem do cinema de longa-metragem”, diz André Pellenz.

Ademais, veja mais:

Certamente, o cinema brasileiro independente pede passagem
Além disso, filme “Fora de Casa” homenageia profissionais que não podem se isolar
Enfim, confira Nódulo | Nova animação brasileira

Escreve o que achou!