Danielle Bastos Lopes entrevista Edson Krenak sobre Literatura e Metodologias Indígenas

O escritor Edson Krenak conversa, ao vivo, com a professora Danielle Bastos Lopes na terça-feira (06/10), às 17 horas, horário de Brasília. Será através do instagram @educacaodescolonizadora. A princípio, o tema será literatura e metodologias indígenas. A saber, Edson Krenak é Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorando na Universidade de Viena na Áustria. Autor do livro O Sonho de Borum, que teve lançamento pela Editora Autêntica. Ele assumiu o sobrenome Krenak, do povo do qual é descendente.

A idealização da conversa veio de Leonardo Peixoto, professor da Universidade do Estado do Amazonas. Ele publicou recentemente o artigo “Aprendendo com a Amazônia”, na Revista Teias (Rio de Janeiro, v. 21, p. 150-167, 2020).

Danielle Bastos Lopes é docente adjunta (Dedicação Exclusiva) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB). Além disso, é Doutora em Educação (PROPED – UERJ), Mestre em História Social (PPGHS – UERJ) e Pedagoga pela mesma universidade. Ademais, é coordenadora do projeto Educação Descolonizadora – CAp-UERJ.

Danielle foi uma das organizadoras do livro Currículo e Diferença na Educação Básica: diálogos nos colégios de aplicação, o qual ganhou lançamento neste ano de 2020 pela Editora CRV. O livro reuniu professores pesquisadores dos colégios de aplicação da UERJ e da UFRJ em um diálogo sobre educação. Afinal, conta com diversos exemplos de acontecimentos em salas de aula. A organização também contou com Talita Vidal Pereira. Por fim, o livro saiu pela Série: Temas em currículo, Docência e Avaliação, sob coordenação de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo.

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Educom Guarani | Conheça as produções audiovisuais de uma comunidade indígena
A Pedra Rara da Capa Comics

Escreve o que achou!