Baseado originalmente em um episódio descartado de Arquivo X (1993, David Duchony), Premonição (2000, James Wong) se tornou a maior franquia de horror da New Line Cinema, se estendendo por filmes, livros e até mesmo histórias em quadrinhos. Diferente de outros slashers do século XX, como Sexta-Feira 13 (1980, Sean S. Cunningham) e Pânico (1996, Wes Craven), o fato do antagonista ser a morte em si, algo invisível e imbatível, tornou a série uma favorita entre os fãs de terror, traumatizando muitas pessoas no processo por conta de mortes bem construídas e inusitadas.
Na medida que os anos se passaram, e as sequências de qualidade duvidosa foram sendo feitas, o público percebeu o desgaste da fórmula clássica, nenhum dos filmes da franquia apresentavam um core dramático muito forte, sendo o foco ver pessoas morrendo de formas novas e inusitadas, seja a cama de bronzeamento em Premonição 3 (2006, James Wong), ou o escritório oftalmológico em Premonição 5 (2011, Steven Quale), porém, isto não era o suficiente para manter a atenção de uma audiência que exigia novidades, tanto que demorou 14 anos para termos uma nova adição da franquia, e não ficamos decepcionados.
Confira o trailer de Premonição 6: Laços de Sangue e continue lendo a crítica
Premonição 6: Laços de Sangue finalmente apresenta uma camada dramática que seus outros filmes não apresentavam, e isto ocorre por meio de uma quebra da fórmula clássica. Por meio de duas linhas do tempo, somos apresentados a um efeito cascata iniciado nos anos 1950, que alcança a protagonista, Stefani Reyes, uma universitária que deve salvar sua família, após a morte finalmente alcançar os seus descendentes. Ao final, Premonição 6: Laços de Sangue, explica todos os filmes subsequentes da franquia, além de dar uma resolução a um de seus personagens mais misteriosos: William Bludworth.
Em seu último papel antes de sua morte, Tony Todd volta ao papel do misterioso legista, sendo explicado finalmente como ele sabia tanto sobre esta questão da morte. Apesar de ser o último da franquia, Premonição 6 unifica tudo de uma maneira muito mais coesa do que aquele final horrendo de Premonição 5, sem deixar de lado a história principal de uma jovem que se isolou da família e precisa agora salvá-la, perdoando a mãe, e se aproximando de seu irmão, tudo enquanto tenta protegê-los de mortes cada vez mais bizarras.

Tony Todd em cena de Premonição- Divulgação Warner Bros Pictures
A franquia apresenta a habilidade de traumatizar gerações, este filme não é diferente e as principais mortes da vez envolvem desde piercings até ressonâncias magnéticas. O fato de a produção ter tido cenas filmadas em Imax, torna as sequências bem mais próximas do espectador, ocasionando uma maior tensão da parte do público e uma grandiosidade para elas.
A maior graça da franquia Premonição é ver observar o efeito cascata que ocasiona as mortes desenrolarem, a morte em si é consequência, além disso, a produção traz um coração para a franquia que estava ausente desde o seu primeiro filme, e mesmo assim, consegue superá-lo de todas as formas imagináveis.
Nem mesmo o primeiro Premonição (2000, James Wong) consegue ser tão orgânico e emocionante como este, não é nada digno de Oscar, afinal, estamos falando de uma franquia de terror que se tornou icônica por conta de mortes ridículas, porém, somente o fato de ele apresentar uma mensagem em si e um arco para o seu protagonista, ao invés de ser somente alguém gritando que a pessoa será a próxima a morrer, é revigorante.
A fotografia traz uma grandeza digna de cinema e uma tensão constante que é muito bem segurada pelo elenco, muito confortável em seus papéis, com um destaque para Richard Harmon no papel de Erik Campbell. A joia da coroa desta questão técnica, se dá para sua trilha sonora, principalmente nas cenas que se passam em 1950, a ironia da escolha musical, com a situação presente nelas é de fazer qualquer um rir.

Anna Lore em cena de Premonição 6: Laços de Sangue- Divulgação Warner Bros. Pictures
Ao final do filme, saímos revigorados e com novos traumas. Talvez Premonição 6: Laços de Sangue, não seja o filme do ano, porém, para os amantes de slasher e da franquia como um todo, é um presente muito bem feito e recebido.
Premonição 6: Laços de Sangue será distribuído nos cinemas e nas salas IMAX em todo o mundo pela Warner Bros. Pictures e chega ao Brasil em 15 de maio de 2025.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !