Super Mario Bros: O Filme é um longa de “vídeo game”, e mais um dos irmãos encanadores mais famosos de uma das maiores empresas do ramo do mundo, a Nintendo. Desta vez, porém, temos um filme animado ao invés de seu antecessor live action dos anos 90. Para a sorte de todos, não há necessidade conhecer todo esse universo, já que a obra explica seu mundo de maneira simples e eficiente para que possamos acompanhar.
Para quem é muito fã do personagem e dos jogos é um prato cheio de diversão. Sua animação, coreografias, cor, música e efeitos sonoros são ótimos. Eles bebem fortemente da fonte dos jogos e trazem de tudo, não só os personagens ou as frases famosas, mas também as músicas, tentando emular vez ou outra a visão dos jogos. O filme mostra um tamanho cuidado para com seus personagens, coisa essa que antes parecia só ter sido feito talvez com Detetive Pikachu, outro filme e jogo da Nintendo.
Aliás, veja o trailer de Super Mario Bros: O filme, e siga lendo:
Já tivemos várias tentativas de filmes ou até séries que vem de jogos. Filmes como Doom, Mortal Kombat, Uncharted, Monster Hunter, Street Fighter, e até os que fizeram certo sucesso como Resident Evil e Sonic, sempre tiveram o mesmo problema. Não importava o quão bom pareciam ir, ser ou até o quanto eram comentados, no fim sempre acabam sendo “um filme que falhou em passar as emoções e sensações dos jogos”. Esse cenário aparenta estar mudando um pouco. Ainda por cima, arrisco dizer que é com esse filme que pregamos esse caixão, e que sim, é possível fazer uma adaptação de jogo que seja uma experiência interessante e divertida. Embora na história tenhamos vários filmes que acertaram aqui ou ali, esse parece conseguir acertar por completo.
A trama de Super Mario Bros: O filme é bem simples, porém não de forma negativa. Sua simplicidade ajuda a trabalhar cada um dos personagens, além de ajudar a contar bem a história. Além disso, também é cheia de piadinhas que vão divertir tanto os adultos quanto as crianças. No geral, vemos muitas ótimas mensagens para o público, ainda mais o infantil, como companheirismo, família, amizade e até evoca as emoções e sentimentos de pertencer.
Diversão
A princípio, Mario e Luigi são filhos de uma família de imigrantes nos EUA. Eles vivem numa cidade que, apesar de gostarem, parece não gostar muito deles. Ambos, principalmente Mario, se sentem com isso pequenos e não pertencentes ao local. Mesmo isso sendo trabalhado de forma leve, pois o filme no fim das contas é principalmente para um público mais infantil, ainda assim é algo muito bacana de se colocar e explorar. Sempre é importante conversar com o público infantil, mas, claro, levando em conta sua idade e como passar as mensagens.
Em suma, Super Mario Bros: O filme é muito divertido, com uma história ótima e personagens maravilhosos. Diverte e anima o suficiente para fazer você talvez querer jogar alguns dos jogos do Mario novamente. Ah, por fim, uma dica: fiquem até o final, tem várias pequenas cenas até o fim dos créditos 😉
Ademais, leia mais:
Ghostbusters Mais Além – O ator Kurt Fuller pode estar na sequência
Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco