“David Contra os Bancos” (Bank of Dave), uma boa comédia dirigida por Chris Foggin (conhecido por “Música a Bordo”) e estrelada por Rory Kinnear (de “Penny Dreadful”). Mas por que é boa? Respondo: é uma daquelas que faz você torcer pelos protagonistas, que são herois comuns, de verdade, sabe?
A princípio, uma das coisas que mais impressiona é saber que o filme tem inspiração em eventos reais da vida de Dave Fishwick, um homem que abandonou a venda de vans para criar um banco comunitário em Burnley, uma pequena cidade na Inglaterra. Tudo não por dinheiro, mas pelo povo de sua comunidade. Ele queria ver seus semelhantes crescerem com qualidade de vida. Tem coisa mais linda que isso?
Exatamente na metade do filme, me vi comemorando um momento, e sorrindo. Ou seja, mesmo procurando manter a imparcialidade de crítico e jornalista, o filme tinha me pego pelo coração, mas não somente pois isso é resultado da direção eficaz e caprichosa de Chris Foggin e o roteiro redondo, sem pontas soltas, de Piers Ashworth. Nessa metade do filme, essa virada, pega o espectador pelo ombro e reafirma o compromisso de seguirmos juntos até o fim. Aí já estamos de olho em uma situação amorosa, com raiva dos vilões que se apresentam e felizes de ver a evolução do advogado Hugh (Joel Fry).
Além disso, veja o trailer de “David Contra Os Bancos”, e continue lendo:
O elenco todo está muito bem, não deixamos de acreditar em nenhum momento que tudo aquilo é real, desde os coadjuvantes que agradecem Dave Fishwick (lindamente interpretado por Kinnear) até os juízes e banqueiros. Há cenas típicas de filme de tribunal, romance, humor, e aquela luta dos pequenos e justos contra um sistema opressor e poderoso. Sendo assim, vários elementos que fazem uma boa obra.
As fotos finais, reais, são do tipo que emocionam aqueles que acreditam em um mundo melhor. “David Contra os Bancos” faz acreditar que é possível e fornece reflexões sobre a importância de uma comunidade e dos bons atos em prol do coletivo.
Aliás, a história que inspirou o filme é tão legal que não é a primeira vez que chega aos cinemas. A vida de Fishwick, o primeiro britânico a abrir um novo banco em mais de 100 anos virou e 2012, uma série documental com o mesmo nome foi lançada no canal britânico Channel 4. Inclusive, essa foi a primeira vez que o roteirista Piers Ashworth se envolveu com o assunto.
Por fim, nessa linda mensagem contra a ganância, e com 85% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, “David Contra os Bancos” traz ainda no elenco Hugh Bonneville (“Downton Abbey”), Paul Kaye (“Game of Thrones”) e Jo Hartley (“Voando Alto”). O filme chega aos cinemas de todo o Brasil em 28 de setembro, com distribuição da Synapse Distribution.
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)