Conecte-se conosco

Cinema

De Quem é o Sutiã | Belo filme sem diálogos estreia no streaming

Publicado

em

De quem é o sutiã é um belo filme sem diálogos. Saiba mais no Vivente Andante.

De Quem é o Sutiã? (The Bra) estreia nas plataformas digitais nessa quinta-feira, dia 9 de abril, especificamente no NOW, VIVO e LOOKE. O filme, que conta com a participação da atriz Paz Vega, ainda estava nos cinemas quando as salas foram fechadas devido a pandemia do COVID-19. O longa, dirigido por Veit Helmer, acompanha a jornada do solitário Nurlan, um maquinista de trem que vive numa aldeia nas montanhas e tem uma pacata rotina. Todo dia leva o trem pelo subúrbio da cidade, o qual passa impressionantemente rente às casas. Além disso, sempre que o trem está chegando, o menino Aziz interrompe seus afazeres na casa de chá onde trabalha e sai pelos trilhos com um apito avisando aos moradores para saírem do caminho.

Crítica do Vivente Andante

De Quem é o Sutiã?  (The Bra) é um filme que preza por uma beleza em suas imagens, como o início em câmera lenta, em planos-detalhe. Cada som do longa-metragem nos coloca mais dentro da experiência imersiva naquele mundo, onde um trem passa no meio de uma comunidade. A direção de Veit Helmer percorre paisagens muito bonitas e iluminadas, contrastando com o escuro e melancólico quarto do protagonista. Inclusive, o mérito dessa fotografia enaltecedora da poesia presente no filme é de Felix Leiberg, o qual aproveita desde os cenários dramáticos montanhosos ao triste quarto de hotel. Aliás, o roteiro de Veit Helmer traz algo que pode incomodar alguns: o filme não tem diálogos.

Isso mesmo. Lembra os antigos filmes mudos em diversos momentos, contudo, usa tal fato como diferencial, e, como citado no parágrafo anterior, os sons estão presentes – e muito. Apitos, gemidos, risos e músicas permeiam a exibição. A cinematografia não decepciona, é o clássico “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Para isso, o diretor Veit Helmer usa o tempo necessário para construir o mundo que quer nos apresentar. Como no caso de Kamai (vivido com comicidade por Denis Lavant), um maquinista conectado com a música, o que é demonstrado logo no início, quando ele faz com um martelo em vários pontos do trem. Inclusive, esse personagem é responsável por bons momentos cômicos.

Nurlan, o maquinista solitário

Predrag ‘Miki’ Manojlovic vive o protagonista, um solitário maquinista de trem, Nurlan, que acaba iniciando uma aventura em busca da dona de um sutiã azul. Predrag, com seu rosto de cão abandonado, grita com seus olhares e expressões de surpresa e decepção. Nurlan, está indo a Baku (Azerbaijão) pela última vez antes da aposentadoria. Porém, seu trem esbarra em um varal e derruba esse sutiã. Em verdade, na maioria das vezes que o trem passa, pega alguma peça esquecida em algum varal, afinal, a linha do trem passa bem no meio de uma localidade em Baku. Essas cenas são uma diversão à parte, com um menino fofo e trabalhador que, ao ver o sinal, sai pelo meio da linha com um apito, avisando que o trem está vindo. Aí é aquela correria para todo mundo sair do caminho. Nurlan precisa estar atento para evitar acidentes.

Visando escapar da sua existência solitária, Nurlan embarca atrás de um amor, de uma Cinderela. Ou seja, De Quem é o Sutiã?  é um grande conto de Cinderela no Azerbaijão. Mas essa seria uma forma fútil de resumir o filme, o qual está milhas longe de ser tão simplório, pois Nurlan segue na jornada mais emocionante de sua vida rotineira por cenários pitorescos, querendo um amor que faça seus últimos anos ganharem significado. Ainda por cima, temos a participação da atriz espanhola Paz Vega com toda sua graça e talento.

Enfim, aqui o fato de não ter diálogos faz o espectador aproveitar mais a experiência. O longa foge da lascividade – o herói tem coração puro, e está longe da pecha de galã ou aproveitador, viajando entre a melancolia e o humor. Além disso, a rota que o trem de Helmer escolhe passa por vários desvios satisfatórios antes de chegar a um destino bem-vindo – e merecido.

Afinal, olha o trailer:

Ademais, leia mais:

Tales from the Loop | Contos do Loop é sensacional
O Poço | CRÍTICA (Netflix)
Caffè Sospeso é um filme aromático que desperta | Netflix

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências