Wednesday, September 22, 2021

Dia dos Namorados | Confira quatro dicas de livros entre clássicos e quadrinhos

Chegou o Dia dos Namorados e separamos dicas de livros. Para quem gosta de romance e histórias diferentes a sugestão é a Antologia Além Dessa Vida, que está no www.catarse.me/alemdessavida. Fala sobre amores que ultrapassam vidas e encarnações.

Antologia Além dessa Vida
Livro da Psiu Editora está no Catarse

Em seguida, a mais famosa história de amor, Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Na edição da SESI-SP Editora, o grande clássico surge em uma versão diferente e muito especial: por meio de intensas ilustrações da espanhola Mercè López.

Nesta obra, o inesquecível amor de Romeu e Julieta, cuja primeira publicação ocorreu em 1597, ganha corpo através de imagens nas quais a ilustradora Mercè López utiliza traços expressivos e que transmitem toda a intensidade presente nesta narrativa.

Lenda em Cordel

Uma história de amor, mas não qualquer história! Um símbolo perene de amor. Assim é a obra Tristão e Isolda em cordel (SESI-SP Editora), do autor Marco Haurélio, e a terceira sugestão de leitura para a data especial.

Nela, Tristão, o cavaleiro perfeito, poeta e herói civilizador, defensor da honra e da liberdade, se envolve na teia de um amor fatal do qual não pode ou não quer se livrar. Isolda é a imagem da mulher ao mesmo tempo bela e misteriosa, herdeira dos segredos das fadas da mitologia da Irlanda, senhora dos filtros mágicos.

Corrente nas águas da tradição do mundo celta, esta lenda foi recontada nos séculos XII e XIII, principalmente por poetas e prosadores. Depois do relativo esquecimento nos anos que se seguiram à Renascença, o mito foi relido por Richard Wagner na clássica ópera de 1859.

Memórias

Por fim, encerrando as dicas de livros de hoje com chave de ouro, a quarta sugestão é a obra Senhor Lambert (SESI-SP Editora), de um dos mestres de cartum Jean-Jacques Sempé.

A história se passa, especialmente, no bistrô francês Chez Picard, no qual Lambert e seus amigos se reúnem com frequência no almoço para conversar sobre futebol. Porém, um ingrediente surpresa apimenta a rotina deste grupo quando Lambert toma um “chá de sumiço”. Aguçados pela curiosidade do que teria acontecido, eis que Lambert retorna e seu segredo é desvendado:  Florença, a “mulher com M maiúsculo”. O fato desperta as lembranças amorosas de todos no Chez Picard. Característica marcante do artista, as ilustrações são criadas a partir de traços finos, que somente sugerem os contornos das cenas, deixando-as em uma atmosfera aerada.

Ademais, leia mais:
Além dessa Vida | Nova antologia traz romances que sobrevivem ao tempo
Contos de Amor | Editora Solar dos Livros lança obra sensível e criativa
The Midnight Gospel | Série mostra armadilha existencial da alma

2 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: