Elisa Lucinda e Suely Rolnik encerram Aventuras do Pensamento

O Centro do Rio de Janeiro recebe, no próximo sábado (14), o encerramento do ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Numa conversa voltada para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o evento terá uma sessão dupla: às 11h, a poeta, atriz e escritora Elisa Lucinda fala sobre a relação entre palavra e liberdade; às 15h, a psicanalista Suely Rolnik trata de descolonização.

Uma linguagem mais clara e acessível:

Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”

O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. O professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre apresentou a palestra Democracia. No dia 30 de novembro, o escritor e professor de Literatura da USP José Miguel Wisnik falou sobre futebol. E no último sábado (07), o escritor indígena Daniel Munduruku palestrou. O autor de O banquete dos deuses e Contos Indígenas Brasileiros falou sobre como as histórias nos fazem crescer, destacando casos indígenas.

Em suma, realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas.

Mais informações em www.aventurasdopensamento.com.

O projeto:

Enfim, o projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. A saber, as edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.

Programação:

14 de dezembro (sábado, sessão dupla)

11h – Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz

15h – Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP

Serviço:

Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)

Horário: No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h

Informações: (21) 3980-3815

Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)

Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

*Acesso para pessoas com deficiência

Leia mais😉
No descarrilho do trem o samba segue dando o tom
Tântrica Santina – Rita Rocha e Alhandra A falam sobre teatro, política e resistência
Palavras resistentes na LER – Salão Carioca do Livro
Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram