Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos Foto Camila Carneiro conecta friburgo
CulturaEventosNotícias

Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos provoca reflexão sobre consumo

Por
Redação
Última Atualização 19 de março de 2023
5 Min Leitura
Share
(Foto Camila Carneiro)
SHARE

O “2º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos – Conecta Friburgo – Rio” aconteceu em Nova Friburgo, no Distrito de Lumiar, no final de semana (18, 19 e 20 de novembro). O evento provocou reflexão sobre o consumo e descarte conscientes e a destinação dos resíduos sólidos, considerados ‘lixo’ pela maioria da população.

Ao todo, foram cerca de 20 horas de palestras, mesas redondas, relatos de experiências, visitas a empreendimentos locais que já implementam a gestão adequada de resíduos e fomentos ao consumo consciente.

Houve a participação de expositores, exibição de filmes e presença de representantes do poder público, universidades, escolas e instituições parceiras não só de Nova Friburgo, mas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e cidades vizinhas como Carmo, Casimiro de Abreu, Duas Barras, entre outras. Ainda por cima, o evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre público, expositores, convidados e equipe organizadora.

Vetor econômico

Segundo Carmen Valdez, uma das organizadoras do encontro e representante do Instituto Socioambiental Compor, “a motivação inicial para realizar o evento em Lumiar foi o entendimento de que o Turismo é o vetor econômico da região e é necessário trabalhar o turismo de base sustentável, responsável e ecológica. Precisávamos no mínimo estabelecer uma relação diferenciada com a geração de resíduos sólidos da localidade de Lumiar e São Pedro da Serra e, obviamente, ampliar esse olhar para o município de Nova Friburgo, como um todo”.

O Grupo de Trabalho em Resíduos Sólidos de Nova Friburgo (GTRS – NF) vem levantando uma série de problemas locais de infraestrutura no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos junto ao empresariado (donos de pousadas, restaurantes e bares) e aos próprios coletivos que existem na região.

“É preciso incentivá-los a ter um olhar um pouco mais criterioso e responsável pelo que geramos em termos de resíduos sólidos. O potencial desdobramento do evento para a comunidade local se configura na adoção da prática da compostagem de maneira mais intensificada, o que significa uma sensibilização com relação a responsabilidade de cada um na geração desse resíduo e provoca a mobilização de todos para uma relação direta junto ao poder público quanto a investimento em ações efetivas de médio e longo prazo, e continuadas”, complementa Carmen.

O GTRS-NF continuará trabalhando e em março de 2023 organiza uma rodada de integração com a cidade do Rio de Janeiro, quando todo o conteúdo apresentado no “2º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos – Conecta Friburgo – Rio” contribuirá para a formulação de propostas junto a equipes e coletivos do Rio de Janeiro. Interessados no tema podem entrar em contato pelo Instagram @rsgt_nf ou pelo e-mail rsgtnf@gmail.com e acessar http://www2.iprj.uerj.br/EIGRS .

Em seguida, saiba como separar os resíduos em três categorias básicas:

A primeira etapa para garantir uma correta gestão dos resíduos sólidos é entender que estes têm características específicas e que precisam ser corretamente destinados.

Orgânico – Resíduo ‘molhado’, de origem animal ou vegetal e que deve, preferencialmente, ser destinado a compostagem. Exemplo: restos de comida, cascas de frutas e legumes etc.

Reciclável – Material ‘seco’, com potencial para reciclagem, reutilização, ressignificação e retorno ao mesmo processo produtivo. O armazenamento deve ocorrer após higienização e encaminhamento, preferencialmente, às cooperativas de catadores. Exemplo: papel, papelão, vidro, metal, plástico etc.

Rejeito – Material que ‘sobrou’ após a separação dos outros resíduos sem possibilidade, até agora, de qualquer forma de reaproveitamento ou reciclagem.

A saber, o “2º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos – Conecta Friburgo – Rio” foi organizado pelo Grupo de Trabalho em Resíduos Sólidos de Nova Friburgo (GTRS – NF) e Organokits e co-organizado pelo Coletivo Lixo Zero e Instituto Socioambiental Compor. Além disso, contou com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Edital Integra Rio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM), Faperj e UERJ, e Co-Patrocínio do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras e Pousada Caminho das Candeias.

Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante vegano
VegFest 2022 | Evento vegano retorna a São Paulo
Seis motivos para dar uma chance ao leite vegano
Tags:conecta friburgoreciclagemresíduos sólidos
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Fachada Centro Cultural D-Edge
CulturaEventos

Centro Cultural D-Edge abre as portas no Rio de Janeiro em 11/11

Caroline Teixeira
3 Min Leitura
Trilha Sonora da Cidade
CinemaMúsicaNotícias

Trilha Sonora da Cidade | Longa mergulha no mundo da arte de rua

Redação
2 Min Leitura
Notas de Rebeldia. Leia a crítica do filme da Netflix.
CinemaCríticaLiteratura e HQNotícias

Notas de Rebeldia e a dolorosa saudade de um pai | Crônica

Alvaro Tallarico
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?