Entrevistas
Carlos Posada e o poder da cultura | “A gente tem tudo para sair dessa ‘bad'”
Publicado
3 anos atrásem

Ele fala sobre como o Brasil vive entre a lama e o caos. Sendo a lama também uma riqueza. Carlos Posada é um cantor, compositor e músico de origem sueca, mas vivência brasileira. Criado em Pernambuco e radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), viaja pela MPB, o rock e o indie. Inclusive, já teve músicas gravadas por Lenine, Ana Cañas e Duda Brack, fez parte da banda O Clã e acredita que a cultura e a arte tem o poder de mudar perspectivas.
“Tem uma hora que você está tocando e fala ‘cara, o que estou fazendo aqui?’ cantando minhas paradas”, me disse Posada.
Aliás, no dia em que gravamos essa entrevista, uma chuva torrencial caiu no Rio de Janeiro. Porém, não impediu os amantes de música de comparecem ao Pub Panqss, em Botafogo, para o show de Posada, Gui Fleming e Agatha.
“Eu sou muito tímido e ao mesmo tempo o lugar que eu me sinto mais feliz, mais tranquilo é quando estou tocando… Se me deixar na passagem de som eu fico direto, amarradão, até a hora de tocar. É o lugar que faz mais sentido.”, afirmou, sorrindo, o músico.
As ruas alagadas foram secando vagarosamente, enquanto os espectadores chegavam aos poucos e subiam para o segundo andar do pub, ávidos por música de qualidade. Posada não decepcionou, sentou-se com o violão e tocou suas composições com simpatia e descontração.
Mantra
“O retorno das pessoas, e sei lá, depois que as pessoas começam a mandar mensagem para você toda hora do dia, ‘tô aqui’. Tem gente que já casou com minha música… Liga um cara lá do Ceará e fala ‘caraca, velho, me amarro na sua música’. É uma alegria muito grande. E aí você vai vendo assim que, tipo, a música não deixa de ser um mantra. Você faz uma música que as pessoas gostam de cantar e de repetir, ela se transforma num mantra.”, falou Posada.
Entendi melhor essa resposta de Posada ao lembrar do momento em que tocou “Retalhos”. O público todo parecia ter um sorrisinho de satisfação, como um emblema de união em prol da canção, ao mesmo tempo em que cantavam baixinho, como um mantra.
Posada ainda falou sobre a onda de pessimismo que veio nos últimos tempos: “Acho que quando virou 2020, acho que meio que rolou uma coisa de um inconsciente coletivo de não, cara, vamos botar o astral lá para cima, porque não dá mais, a gente já foi pra um… não tem como… a gente entrar… é tipo é daí para se matar! Não tem como, é daí para ser idiota, para dar cartaz, bater palma para doido dançar, e eu estou sentindo que realmente está todo mundo realmente tentando sair dessa bad e está funcionando, a gente tem tudo para sair dessa bad“.
Abordamos vários temas, como Nação Zumbi, cultura, arte. Para a entrevista completa é só dar o play:
Créditos do podcast:
// Apresentação, produção e roteiro: Alvaro Tallarico // Edição: Fachal Júnior // Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter // No Facebook: facebook.com/viventeandante // E visite www.viventeandante.com
Ademais, veja mais:
Balla e os Cristais, nova onda do Rock Brasileiro | “O futuro é amalgamar numa nova cultura brasileira”
João Mantuano | “Eu tenho medo do Bolsonaro. De ignorantes que me acham vagabundo.”
Juliana Linhares – Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Você pode gostar
Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Entrevista | Maria Pérola lança primeiro EP nesta sexta, 28, e conta detalhes sobre o novo álbum
Cordões e Pisantes | Veja o novo clipe do Posada inspirado em HQ de Richard McGuire
Gênesis | João Bosco e Orquestra Ouro Preto lançam disco juntos
Eliana Ribeiro e a evangelização através da música | Podcast
2 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Entrevistas
ONGs de proteção animal | Conheça e veja como colaborar
Publicado
3 meses atrásem
26 de dezembro de 2022
ONGs de proteção animal puderam divulgar seu trabalho, conscientizar o público e se aproximar de voluntários durante a VegFest 2022, realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em São Paulo, no início do mês. Foi uma oportunidade de apresentar seu trabalho, conscientizar, conquistar novos voluntários e vender produtos, o que ajuda na manutenção desses espaços que resgatam e cuidam de diversas espécies. Confere nesta matéria as várias formas de colaborar com a causa.
Fundadores de organizações também marcaram presença no IX Congresso Vegetariano Brasileiro, integrado à feira, como palestrantes falando sobre a realidade e dificuldades encontradas no trabalho de resgate e proteção de diversas espécies. “O trabalho é árduo. Não temos tempo de nos render à nossa própria dor, porque temos que salvar vidas”, contextualizou Patricia Favano, do Santuário Vale da Rainha.
Simultaneamente, foi realizado o lançamento do primeiro livro do Santuário Rancho dos Gnomos, fundado em 1991 pelo casal Silvia Pompeu e Marcos Pompeu. “Clã dos Ursos” conta a história desses animais resgatados e sua nova rotina no santuário. “Estar aqui é uma oportunidade de conscientizar e também de mostrar o quanto é possível e maravilhoso o veganismo, pois a mudança só é possível pelo conhecimento”, concluiu Silvia.
Da mesma forma, esteve representado na VegFest foi o Santuário Animal Sente, que mantém sob tutela cerca de 300 animais de diversas espécies, provenientes de situações de maus-tratos, abandono e exploração. “A gente precisa de apoio sempre e estar aqui nos dá mais visibilidade, o que ajuda para que a gente tenha mais apoio e possa melhorar a qualidade de vida dos animais que mantemos”, comentou Diego Naropa, vice-presidente e chefe de cuidados do santuário.
Veja mais informações sobre os Santuários
Santuário Vale da Rainha – Fundado em 2010 pelo casal Patricia e Vitor, na zona rural de Camanducaia, MG, abriga mais de 100 mestres animais entre bois, porcos, cavalos, jumentos, cabras, ovelhas, cães e gatos resgatados de maus-tratos. Para manter a alimentação, tratamentos, instalações e manejo dos animais, o santuário faz parcerias, promove vivências, aulas de yoga e meditação, comercializa produtos e livros autorais e recebe doações.
Santuário Rancho dos Gnomos – Fundado em 1991, em Cotia, SP, resgata e abriga animais exóticos, silvestres e domésticos, vítimas de crimes e maus-tratos, oriundos de circos, tráfico, rinhas, indústria da pele, desmatamento, queimada e abandono. Promove campanhas de conscientização ambiental e do veganismo. Para colaborar, há opções de voluntariado, doações e compra de produtos. O santuário não é aberto à visitação.
Santuário Animal Sente – Localizado em Cotia, SP, abriga cerca de 300 animais de diversas espécies e portes. Promove experiências e vivências para a conscientização sobre o veganismo e a proteção das espécies. Mantém suas atividades com doações, vendas de produtos de arte feitos por Nana Indigo (presidente) e Diego Naropa (vice-presidente) e com renda obtida no restaurante Lovegan Bistrô, em São Paulo.
Outras organizações presentes na VegFest
Ampara Animal – OSCIP sem fins lucrativos, fundada em 2010, que ajuda abrigos e protetores independentes. Conta com mais de 450 integrantes, protegendo e amparando mais de 100 mil animais por ano, com doação de ração, medicamentos e vacinas, castração e campanhas de doação. Interessados em ajudar podem fazer doação de valores financeiros, fornecer lar temporário ou adotar um animal.
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal – A entidade começou a ser estruturada em 1998, para proteger animais, sem distinção de espécie em todo o país. Organiza ações e campanhas e mantém presença no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas para influenciar o desenvolvimento de políticas públicas em favor dos animais. Possui a maior rede de organizações afiliadas, sendo 140 espalhadas pelo Brasil. Para se cadastrar como voluntário ou doador acesse o site.
Mercy For Animals – A MFA trabalha para proteger animais explorados para consumo. Atua com investigações secretas, em políticas corporativas em empresas alimentícias, está presente em fóruns sociais e tribunais de justiça, promove campanhas, capacita voluntários e busca o engajamento público. Para participar como doador, membro ou voluntário acesse: Seja voluntário(a) com a Mercy For Animals – Mercy For Animals.
ONG ARA – Amor e Respeito Animal – Foi fundada em 2011 e atua com resgate e cuidado com animais exóticos e de grande porte. É a organização responsável por mais de 1000 búfalas resgatadas em novembro de 2021, no caso conhecido como as Búfalas de Brotas, considerado o maior caso de abandono e maus tratos do Brasil. Para doações e voluntariado acesse o site.
Sinergia Animal – Organização Internacional com atuação sudeste asiático e América Latina, trabalha pelo fim das piores prática na pecuária industrial e pela diminuição de consumo de produtos de origem animal. Desde 2018 segue sendo reconhecida como uma das ONGs de proteção animal mais eficazes do mundo pela instituição Animal Charity Evaluators (ACE). É membro da Open Wing Alliance para criar uma frente unificada para liberar as galinhas poedeiras das gaiolas. Pelo site é possível fazer doações e se cadastrar para ações de ativismo (presencial ou online).
Sea Sheperd – É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977, para defender, conservar e proteger a vida marinha e ecossistemas marinhos. Promove ações diretas para investigar, documentar e agir contra atividades ilegais nos oceanos. Pelo site e possível conhecer as campanhas da Sea Sheperd, tornar-se voluntário, patrono, doador ou embaixador.
*Foto de capa: site do Santuário Vale da Rainha
Veja mais em:
VegFest Brasil | Feira vegana movimentou SP no fim de semana VegFest Brasil (viventeandante.com)
Entenda os benefícios de uma alimentação vegana de qualidade (viventeandante.com)


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Macaé ganha primeira loja da rede Bio Mundo
Cultura


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo


Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Evento gratuito contará com rodas de conversa, oficina de fanzine e exposição de editoras, cartunistas e ilustradores
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis


Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles
Na apresentação de abertura, a OSB interpretará obras de Edino Krieger, Sergei Rachmaninoff e Ludwig van Beethoven sob a regência...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura6 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia5 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
- Música5 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
Pingback: Porangareté realiza talk show online com seus músicos
Pingback: Um fotógrafo e seu Rio de Janeiro | Crônica