Entre os dias 17 e 24 de abril, no Estação Net Botafogo, os cariocas terão a oportunidade de assistir a produções inéditas brasileiras e de outros 31 países. Muitas delas já consagradas em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim. Isso porque nesta quarta-feira começa o 33º ano do Festival Curta Cinema.
Nesta quarta-feira, a partir das 20h, haverá a sessão de estreia. Serão exibidos quatro curtas-metragens, entre eles dois brasileiros. “Eu fui assistente do Eduardo Coutinho” (2024), dirigido por Allan Ribeiro. “Rosa” (2023), de Pedro Murad. “Um filme sobre crianças” (2024), do diretor palestino Ibrahim Handal. E “Yaya” (2024), da diretora chilena Leticia Akel Escárate. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada sessão.
O Festival
Consagrado como um dos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina, o Curta Cinema qualifica os vencedores das mostras competitivas nacional e internacional a concorrem a uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem do Oscar em 2025.
O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr.
A saber, toda a programação, que inclui sessões de filmes em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, está no site: curtacinema.com.br.
Serviço
33? Festival Curta Cinema
Data: 17 a 24 de abril de 2024
Horário: Das 9h30 às 21h
Local: Cinema Estação Net Botafogo (salas 1 e 3)
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo.
Entrada gratuita
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Saudosa Maloca’ leva personagens de Adoniran Barbosa à tela de cinema | Crítica
‘Levante’ é um belíssimo filme sobre justiça reprodutiva e comunidade