Wednesday, September 28, 2022

Pacificado | Saiba como foi a pré-estreia do filme e um papo com o diretor Paxton Winters

O longa Pacificado, dirigido por Paxton Winters, diretor americano, faz pré-estreia no Rio de Janeiro depois de uma temporada de diversos prêmios nacionais e internacionais como a Concha de Ouro no Festival San Sebastián. 

Em uma sessão divertidíssima no último dia 8, com a presença de elenco, do diretor e de membros da equipe de produção e roteiro, o filme é uma homenagem ao Morro dos Prazeres, seus moradores e suas histórias. 

O título Pacificado é uma referência ao contexto da narrativa no qual a cidade do Rio recebe as Olimpíadas, em 2016 e com o fim dos jogos, acabariam as Unidades de Polícia Pacificadoras, as UPPs. Ou seja, o programa de policiamento implementado em favelas da cidade iria terminar.

Diálogos

Na história contada no longa, Tati (Cássia Nascimento), uma menina de 13 anos, moradora do Morro dos Prazeres desenvolve uma amizade com Jaca (Bukassa Kabengele), um ex-traficante que acabara de cumprir pena na prisão por 14 anos. A adolescente não conhece seu pai e acredita que ele pode ser o ex-detento. Através da trama envolvente, tensa e com um humor bem carioca que fez a plateia dar risadas, Pacificado promete desmistificar estereótipos e trazer um olhar realista sob o Morro dos Prazeres. 

Os diálogos do filme têm um ritmo muito interessante e um tom extremamente realista. Wellington Magalhães, co-escritor do longa, é morador do Morro dos Prazeres, o que contribui para a linguagem que leva à imersão na comunidade através do filme. Wellington esteve presente na pré-estreia no dia 8 no Rio de Janeiro.

Paxton Winters

Em entrevista para o Vivente Andante, ele destacou a importância do voto nesse ano de eleição como um primeiro passo para a valorização da cultura. O autor declara: “Viva a arte! A arte liberta, a arte salva, a arte é o que há de melhor nesse mundo.”

Wellington Magalhães (co-escritor), Paxton Winters (diretor e autor) e Marcos Tellechea (produtor) da esquerda para a direita. Foto: Mariana Esberard

O filme traz a estreia como atriz de Cássia Nascimento, que dá vida a protagonista, Tati. Cássia traz uma construção extremamente carismática, com olhares fortes e com uma sintonia incrível com os outros atores. Ela ressalta o quão especial foi fazer o filme, conta que se identifica muito com a personagem enquanto menina da comunidade e revela que pretende seguir carreira de atriz.

Aliás, o clima na pré-estreia foi de celebração pelos diversos prêmios, muita generosidade entre os atores e a equipe e gratidão pela exibição na cidade maravilhosa, onde o longa foi filmado. Nas palavras do diretor, Paxton Winters:

“É uma história universal, que todos podem se conectar. Estamos muito animados e felizes porque foi um sucesso nos festivais internacionais, mas claro que é muito importante para nós que os brasileiros se conectem.”

Com um olhar sensível e um toque eletrizante de filme de ação, Pacificado é imperdível! Confira nossa crítica aqui.

Por fim, o longa estreia dia 11 de agosto nos cinemas do Brasil e pretende revolucionar o cinema nacional.

Afinal, veja mais:

‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ é a maior abertura de todos os tempos da Sony Pictures no Brasil

A Mulher Rei | Épico de ação com Viola Davis ganha seu primeiro trailer, assista!

Ghostbusters Mais Além | O retorno dos Caça-Fantasmas em grande estilo

2 Comments

Escreve o que achou!