Os vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foram anunciados na noite de 23 de agosto, quarta-feira. O destaque foi o filme “Marte Um”, com direção de Gabriel Martins, o qual recebeu oito troféus Grande Otelo nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som.
A cerimônia, organizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A apresentação ficou a cargo de Silvio Guindane e Cláudia Abreu. Produzido pela Filmes de Plástico, em parceria com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou no Festival de Sundance e foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como a indicação do Brasil para a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®. Este é o segundo longa-metragem do diretor Gabriel Martins e retrata a vida de uma família periférica nos últimos meses de 2018, logo após as eleições presidenciais.
O prêmio de Melhor Atriz foi concedido a Dira Paes pelo filme “Pureza” (leia aqui nossa crítica), enquanto Carlos Francisco ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação em “Marte Um”. Adriana Esteves foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante por sua participação em “Medida Provisória”, e o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi para Cícero Lucas, também por “Marte Um”.
Homenagens
Ao todo, foram anunciados 29 prêmios para longas-metragens, curtas e séries brasileiras. Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, houve o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, com votação realizada no site da instituição. A revelação dos vencedores ocorreu ao vivo, com o processo auditado pela PwC Brasil, conforme é tradição.
O cineasta paraibano Vladimir Carvalho recebeu uma homenagem especial nesta edição. Aos 88 anos, Vladimir é um ícone do “cinema verdade” e continua a influenciar novas gerações de documentaristas. Seus filmes, enraizados na estética do Cinema Novo, contam a história do povo brasileiro, possibilitando uma reflexão sobre a identidade nacional diante da tela.
Além disso, o crítico de cinema, escritor e jornalista Amir Labaki, criador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, também foi ganhou homenagem da Academia em reconhecimento ao seu trabalho. A cerimônia, dirigida por Batman Zavareze e com roteiro de Bebeto Abrantes, contou com performances do pianista, orquestrador e compositor pernambucano Vitor Araújo. A transmissão ao vivo foi feita pelo canal do Youtube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, bem como pelo Canal Brasil. O evento também foi disponibilizado gratuitamente no GloboPlay para aqueles que não eram assinantes do canal. A apresentação da transmissão no Canal Brasil/GloboPlay foi conduzida por Simone Zuccolotto, com comentários da atriz Bárbara Paz e reportagem de Maria Clara Senra e Kiko Mollica.
Afinal, confira abaixo a lista dos vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
- MARTE UM – Gabriel Martins.
Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico
MELHOR FILME JÚRI POPULAR
- BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM, de Halder Gomes.
Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento
MELHOR DIREÇÃO
- GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
- CAROLINA MARKOWICZ – Carvão
MELHOR ATRIZ
- DIRA PAES como PUREZA – Pureza
MELHOR ATOR
- CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON – Marte Um
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- ADRIANA ESTEVES como ISABEL – Medida Provisória
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- CÍCERO LUCAS como DEIVINHO – Marte Um
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- ELVIS (EUA) – Baz Luhrmann.
Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
- ARGENTINA, 1985 (Argentina) – Santiago Mitre
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- KOBRA AUTO RETRATO – Lina Chamie.
Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- TARSILINHA – Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.
Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
- PLUFT, O FANTASMINHA – Rosane Svartman.
Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- ANGELO DEFANTI – O Clube dos Anjos
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- A MENINA ATRÁS DO ESPELHO – Iuri Moreno
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
- BIG BANG – Carlos Segundo
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- TERRITÓRIO PEQUI – Takumã Kuikuro
MELHOR MONTAGEM
- THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
- LEONARDO FELICIANO – Marte Um
MELHOR EFEITO VISUAL
- SANDRO DI SEGNI – Pluft, O Fantasminha
MELHOR SOM
- MARCOS LOPES e TIAGO BELLO – Marte Um
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
- ADRIAN COOPER – A Viagem de Pedro
MELHOR MAQUIAGEM
- TAYCE VALE e BLUE – A Viagem de Pedro
MELHOR FIGURINO
- MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DORIA – A Viagem de Pedro
MELHOR TRILHA SONORA
- PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER – Eduardo e Mônica
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT
- PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA –
Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. Escrita por Guto Barra. Produção: Producing Partners.
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUTORA INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT
- VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA –
Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi. Escrita por Belise Moffoli. Produção: Mauricio de Sousa Editora
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE PARA TV ABERTA, TV PAGA/OTT
- MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA – Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida.
Produção: O2 Filmes