Cinema
Confira todos os vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, ‘Marte Um’ é o destaque
Dira Paes venceu Melhor Atriz
Publicado
1 mês atrásem

Os vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foram anunciados na noite de 23 de agosto, quarta-feira. O destaque foi o filme “Marte Um”, com direção de Gabriel Martins, o qual recebeu oito troféus Grande Otelo nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som.
A cerimônia, organizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A apresentação ficou a cargo de Silvio Guindane e Cláudia Abreu. Produzido pela Filmes de Plástico, em parceria com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou no Festival de Sundance e foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como a indicação do Brasil para a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®. Este é o segundo longa-metragem do diretor Gabriel Martins e retrata a vida de uma família periférica nos últimos meses de 2018, logo após as eleições presidenciais.
O prêmio de Melhor Atriz foi concedido a Dira Paes pelo filme “Pureza” (leia aqui nossa crítica), enquanto Carlos Francisco ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação em “Marte Um”. Adriana Esteves foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante por sua participação em “Medida Provisória”, e o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi para Cícero Lucas, também por “Marte Um”.
Homenagens
Ao todo, foram anunciados 29 prêmios para longas-metragens, curtas e séries brasileiras. Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, houve o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, com votação realizada no site da instituição. A revelação dos vencedores ocorreu ao vivo, com o processo auditado pela PwC Brasil, conforme é tradição.
O cineasta paraibano Vladimir Carvalho recebeu uma homenagem especial nesta edição. Aos 88 anos, Vladimir é um ícone do “cinema verdade” e continua a influenciar novas gerações de documentaristas. Seus filmes, enraizados na estética do Cinema Novo, contam a história do povo brasileiro, possibilitando uma reflexão sobre a identidade nacional diante da tela.
Além disso, o crítico de cinema, escritor e jornalista Amir Labaki, criador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, também foi ganhou homenagem da Academia em reconhecimento ao seu trabalho. A cerimônia, dirigida por Batman Zavareze e com roteiro de Bebeto Abrantes, contou com performances do pianista, orquestrador e compositor pernambucano Vitor Araújo. A transmissão ao vivo foi feita pelo canal do Youtube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, bem como pelo Canal Brasil. O evento também foi disponibilizado gratuitamente no GloboPlay para aqueles que não eram assinantes do canal. A apresentação da transmissão no Canal Brasil/GloboPlay foi conduzida por Simone Zuccolotto, com comentários da atriz Bárbara Paz e reportagem de Maria Clara Senra e Kiko Mollica.
Afinal, confira abaixo a lista dos vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
- MARTE UM – Gabriel Martins.
Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico
MELHOR FILME JÚRI POPULAR
- BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM, de Halder Gomes.
Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento
MELHOR DIREÇÃO
- GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
- CAROLINA MARKOWICZ – Carvão
MELHOR ATRIZ
- DIRA PAES como PUREZA – Pureza
MELHOR ATOR
- CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON – Marte Um
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- ADRIANA ESTEVES como ISABEL – Medida Provisória
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- CÍCERO LUCAS como DEIVINHO – Marte Um
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- ELVIS (EUA) – Baz Luhrmann.
Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
- ARGENTINA, 1985 (Argentina) – Santiago Mitre
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- KOBRA AUTO RETRATO – Lina Chamie.
Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- TARSILINHA – Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.
Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
- PLUFT, O FANTASMINHA – Rosane Svartman.
Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- ANGELO DEFANTI – O Clube dos Anjos
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- A MENINA ATRÁS DO ESPELHO – Iuri Moreno
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
- BIG BANG – Carlos Segundo
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- TERRITÓRIO PEQUI – Takumã Kuikuro
MELHOR MONTAGEM
- THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
- LEONARDO FELICIANO – Marte Um
MELHOR EFEITO VISUAL
- SANDRO DI SEGNI – Pluft, O Fantasminha
MELHOR SOM
- MARCOS LOPES e TIAGO BELLO – Marte Um
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
- ADRIAN COOPER – A Viagem de Pedro
MELHOR MAQUIAGEM
- TAYCE VALE e BLUE – A Viagem de Pedro
MELHOR FIGURINO
- MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DORIA – A Viagem de Pedro
MELHOR TRILHA SONORA
- PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER – Eduardo e Mônica
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT
- PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA –
Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. Escrita por Guto Barra. Produção: Producing Partners.
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUTORA INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT
- VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA –
Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi. Escrita por Belise Moffoli. Produção: Mauricio de Sousa Editora
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE PARA TV ABERTA, TV PAGA/OTT
- MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA – Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida.
Produção: O2 Filmes
Por fim, leia mais:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.

Você pode gostar
Cinema
Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023
Publicado
23 horas atrásem
2 de outubro de 2023
Um dos melhores eventos do calendário carioca, que movimenta cinéfilos de todo o Brasil, o Festival do Rio 2023 vai de 5 a 15 de outubro. Serão mais de 200 filmes, tanto nacionais quanto internacionais. Sendo assim, separamos alguns dos destaques do Festival do Rio 2023, para quem tem dificuldade em escolher entre tantos bons filmes.
A princípio, indico o documentário “Othelo, O Grande”, dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos, o qual faz sua estreia mundial na Mostra Competitiva da Première Brasil do Festival do Rio, no dia 13 de outubro, às 17h, no Estação Net Gávea. O filme revela ao grande público e apresenta para as novas gerações as facetas do artista. Otelo trabalhou com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Júlio Bressane, Marcel Camus e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros e usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes.
Narrado em primeira pessoa e utilizando imagens de arquivo, o filme é produzido pela Franco Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil, RioFilme e Baraúna Filmes, e conta com distribuição da Livres Filmes.
Sessões:
Estação Net Gávea, dia 13/10, sexta-feira, às 17h.
Odeon, dia 14/10, sábado, às 10h30, seguida de debate.
Sessões com a presença do diretor Lucas H. Rossi, do produtor Ailton Franco Jr. e equipe.
Já dentro de Clássicos & Cults, um dos melhores filmes chineses:
Adeus, Minha Concubina (Ba Wang Bie Ji), dir: Chen Kaige.
Com: CHEUNG Leslie, ZHANG Fengyi, GONG Li, GE You.
Sinopse: Cheng Dieyi e Duan Xiaolou crescem suportando o duro treinamento da escola da Ópera de Pequim. À medida que os meninos amadurecem, eles desenvolvem talentos complementares: Dieyi, com suas características delicadas, assume os papéis femininos; Xiaolou interpreta os militares viris. Suas identidades dramáticas se tornam reais para Dieyi quando ele se apaixona por Xiaolou, que não retribui seus sentimentos e se casa com uma cortesã. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar.
China, Hong Kong. 171 min. Class: 14. Eletrônica em Português.
07/10/2023 – Estação NET Botafogo 1 – 17:40
12/10/2023 – Estação NET Gávea 5 – 13:50
18/10/2023 – Estação NET Botafogo 1 – 21:00
Na nova mostra Especial Séries Brasileiras:
Resistência Negra (Resistência Negra), dir: Mayara Aguiar.
Com: Larissa Luz, Djonga.
Sinopse: A série narra a resistência negra brasileira, desde a chegada ao Brasil dos primeiros africanos sequestrados no período das Grandes Navegações, até 2022, quando a Lei de Cotas entra em revisão após uma década de sua sanção.
BRASIL. 80 min. Class: L. Sem legenda.
13/10/2023 – Cine Odeon – CCLSR – 21:45
Por outro lado, em Itinerários Únicos:
EGILI – Rainha Retinta no Carnaval (EGILI – Rainha Retinta no Carnaval), dir: Caroline Reucker.
Com: Egili Oliveira.
Sinopse: Egili Oliveira se prepara para o Carnaval 2022 no Rio de Janeiro. Ela participa da competição da segunda divisão do Carnaval carioca (série Ouro). É um longo e árduo caminho até que a sambista se transforme em uma deslumbrante rainha: a rainha de bateria da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral. A história de uma mulher preta e poderosa, que, aos 42 anos, ainda luta por seu lugar na sociedade brasileira e no Carnaval.
BRASIL. 81 min. Class: L. Português.
12/10/2023 – Estação NET Rio 4 – 16:30
13/10/2023 – Estação NET Gávea 4 – 14:45
14/10/2023 – Kinoplex São Luiz 2 – 14:00
Panorama Mundial
DogMan (DogMan), dir: Luc Besson.
Sinopse: A incrível história de um menino que foi ferido pela vida e que encontra a salvação através de seu amor pelos cães. Exibido no Festival de Veneza 2023.
França, Estados Unidos. 118 min. Class: 16. Eletrônica em Português.
07/10/2023 – Kinoplex São Luiz 2 – 19:00
11/10/2023 – Estação NET Rio 4 – 21:00
14/10/2023 – Estação NET Gávea 3 – 16:00
Confira mais alguns em seguida:
PREMIÈRE BRASIL: COMPETITIVA LONGAS – FICÇÃO
“Sem Coração”
- Direção: Nara Normande e Tião
- Sessões: Estação Net Gávea (06/10 às 21h45) e Cine Odeon (07/10 às 16h30, seguida de debate)
- Sinopse: “Sem Coração” se passa no litoral de Alagoas em 1996 e conta a história de Tamara, que fica intrigada com uma adolescente chamada “Sem Coração” devido a uma cicatriz em seu peito. O filme explora a atração crescente de Tamara por essa misteriosa jovem.
“O Mensageiro”
- Direção: Lúcia Murat
- Sessões: Estação Net Gávea (08/10 às 19h15) e Cine Odeon (09/10 às 13h30, seguida de debate)
- Sinopse: Durante a ditadura no Brasil, em 1969, um soldado chamado Armando concorda em entregar uma mensagem de uma presa política para sua família. O filme aborda as relações afetivas em tempos turbulentos.
“A Festa de Léo”
- Direção: Luciana Bezerra e Gustavo Melo
- Sessões: Estação Net Gávea (09/10 às 21h45) e Cine Odeon (10/10 às 16h00, seguida de debate)
- Sinopse: Rita planeja a festa de 12 anos de seu filho, mas descobre que o dinheiro foi roubado por seu marido. Ela precisa encontrar o dinheiro para salvar seu marido e realizar o sonho de seu filho.
PREMIÈRE BRASIL: RETRATOS
“Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema”
- Direção: Aída Marques e Ivelise Ferreira
- Sessão: Estação Net Botafogo 1 (10/10 às 19 horas)
- Sinopse: Este documentário apresenta a vida e obra de Nelson Pereira dos Santos, pioneiro do Cinema Novo. É uma oportunidade única de conhecer um dos maiores cineastas brasileiros.
“Peréio, Eu te Odeio”
- Direção: Tasso Dourado e Allan Sieber
- Sessões: Estação Net Botafogo 1 (08/10 às 16h30) e Estação Net Rio 2 (12/10 às 17h)
- Sinopse: Este documentário aborda a vida do ator Paulo César Peréio de uma forma bem-humorada e não convencional, explorando sua carreira e personalidade controversa.
PREMIÈRE BRASIL: HORS CONCOURS
“Mussum, O Filmis”
- Direção: Silvio Guindane
- Sessão: Cine Odeon (12/10 às 19 horas)
- Sinopse: “Mussum, O Filmis” conta a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, indo além do humorista de “Os Trapalhões”. O filme oferece uma visão única do legado de Mussum.
“O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”
- Direção: Bia Lessa
- Sessões: Cine Odeon (08/10 às 19h30) e Estação Net Rio (09/10 às 18h30, seguida de debate)
- Sinopse: Inspirado na obra-prima de Guimarães Rosa, o filme segue a jornada do jagunço Riobaldo em meio a guerras e dilemas morais no sertão nordestino.
COPRODUÇÕES COM O BRASIL
“Puan”
- Direção: María Alché & Benjamín Naishtat
- Sessões: Reserva Cultural Niterói, Estação Net Botafogo 1, Estação Net Gávea 1, Kinoplex São Luiz 1
- Sinopse: “Puan” apresenta a história de Marcelo, um professor de filosofia que compete por uma cadeira universitária em um ambiente político instável, explorando suas lutas e desafios.
Os ingressos estarão disponíveis para compra a partir desta segunda-feira, 2 de outubro, no site da Ingresso.com. Durante o Festival, também será possível adquiri-los diretamente nas bilheterias dos cinemas.
Afinal, confira a programação completa em https://www.festivaldorio.com.br/br/o-festival/festival-do-rio
Ademais, veja mais:
Canal Brasil tem 18 indicações no Festival do Rio 2023 | Confira
Atiraram no Pianista | Animação musical inaugura Festival do Rio 2023
Marinheiro das Montanhas | Karim Aïnouz entrega um FamilySearch poético

HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela

Aquarius revela os lançamentos de Outubro da plataforma

‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential

Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023
Cultura


HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela
HBO MAX divulga primeira imagem de Camila Pitanga como protagonista da primeira novela da plataforma.


Aquarius revela os lançamentos de Outubro da plataforma
A Aquarius é a mais nova plataforma de streaming do Brasil. É a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente...


‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential
“O Admirável Sertão de Zé Ramalho” é um bom musical que oferece uma bela parcela de diversão e, ao mesmo...


CCBB comemora 34 anos em outubro com programação diversa
O CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, comemora 34 anos com programação diversa para todas as idades. Venha conferir!
Crítica


Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
A série Notícias Populares estreia essa sexta-feira, 29 de setembro, no Canal Brasil. Ela mostra o dia a dia da...


‘Jogos Mortais X’ aprofunda em John Kramer
Prepare-se para mergulhar novamente no macabro universo dos “Jogos Mortais” com a estreia do tão aguardado décimo filme da franquia...


‘David Contra os Bancos’ é mensagem divertida contra a ganância
Divertido, simples e funcional


Crítica | ‘Resistência’ é ficção importante para o mundo real
John David Washington convence como herói do futuro
Séries


DNA do Crime, conheça a primeira série brasileira de ação policial da Netflix
Teaser mostra o tom da história - e promete


Crítica | One Piece, a série, primeira temporada na Netflix
Fidelidade e diversão


HBO Max anuncia ‘Como Água para Chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Estrelada por Irene Azuela, Azul Guaita, Ari Brickman e Ana Valeria Becerril, a produção iniciou as filmagens nesta semana, no...


Série ‘One Piece’ é renovada na Netflix, saiba mais
Criador confirma a boa notícia
Literatura


Confira a resenha do livro ‘Eu Protesto’, por Paty Lopes
Obra traz olhares significativos


Tonico Pereira discute etarismo e representatividade de idosos
No dia 26 de setembro, terça-feira, o ator Tonico Pereira participará de uma conversa sobre o etarismo e a representação...


Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes
“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em...


Aonde Mora a Vovó?, por Paty Lopes
Um bom livro infantil
Música


Hélder Viana lança o single ‘Você me Ama’ com participação de Flávio Venturini
O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana está com trabalho novo. “Você me Ama” é uma canção de amor...


‘NSYNC lança música após 20 anos
"Better Place" está na trilha sonora de "Trolls 3 - Juntos novamente".


The Wailers fazem turnê no Brasil em novembro
No próximo mês de novembro, a banda de reggae, The Wailers, retornará ao Brasil. Dessa vez, traz Mitchell Brunings, reconhecido...


Jards Macalé apresenta ‘Coração Bifurcado’ no Circo Voador
Show acontece no dia 29 de setembro
Tendências
- Cinema2 meses atrás
São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica
- Literatura2 meses atrás
O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa
- Cinema2 meses atrás
‘Totally Killer’, mescla de slasher com comédia, chega na Prime Video em outubro
- Literatura2 meses atrás
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
- Cinema2 meses atrás
Animação ‘A Fada do Dente’ ganha data de estreia e trailer oficial
- Crítica1 mês atrás
‘O Homem que Engoliu um Chip’ oferece uma abordagem teatral envolvente
- Crítica3 semanas atrás
‘Cordel Camará’ é um show de referências, por Paty Lopes
- Cultura2 meses atrás
Peça ‘O Quintal de Berta – Brincando de ser’ tem entrada franca na Zona Norte