No próximo dia 6 de fevereiro, às 16h, tem lançamento o livro “Cinemas Africanos contemporâneos – abordagens críticas”. A publicação foi gestada no segundo semestre de 2020 como parte das ações do Cine África em parceria com o Sesc São Paulo. O livro tem organização das pesquisadoras Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira e conta com cerca de 40 colaboradores de África, Europa e Brasil. Além disso, a publicação terá distribuição digital e gratuita através do portal do Sesc.
Produzido com o objetivo de ampliar as discussões sobre filmes africanos no Brasil e em língua portuguesa, o e-book é uma publicação pioneira no país por ter seu foco absoluto na pesquisa e reflexão dos cinemas africanos contemporâneos.
A princípio, as discussões aparecem em formato de artigos acadêmicos, ensaios, críticas e entrevistas. Os textos remetem aos filmes da programação da Mostra de Cinemas Africanos e do Cine África. A ideia é que o público cinéfilo e os pesquisadores de cinema tenham mais uma fonte de estudos e ampliação de horizontes.
Práticas
Há no livro uma variedade de abordagens possíveis das práticas cinematográficas do continente africano a partir de análises de críticos, teóricos e pesquisadores das mais diferentes áreas e filiações teóricas. Aliás, tem a intenção de colocar em definitivo o Brasil na rota das pesquisas que olham para o presente das cinematografias e realizadores da África.
A live de lançamento (aqui) contará com a presença das autoras organizadoras do volume. Na ocasião, elas apresentarão as quatro seções do livro, em seguida, os colaboradores e, afinal, refletirão sobre a importância de se produzir pesquisa em cinemas africanos no Brasil e em língua portuguesa.