Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Maria Alcina
NotíciasCinema

Maria Alcina, Alegria Brasil | Vem aí o novo filme de Elizabete Martins Campos

Por
Redação
Última Atualização 25 de abril de 2023
5 Min Leitura
Share
divulgação
SHARE

Neste mês de abril é anunciada a produção do longa-metragem Maria Alcina, Alegria Brasil, escrito e dirigido pela também mineira Elizabete Martins Campos, baseado na história de vida e obra da cantora cataguasense. Para marcar a data, acontece um concurso de composição para Cinema na Zona da Mata Mineira, que visa premiar e licenciar obras musicais para a trilha sonora original, aberto a partir desta sexta-feira, 21.

A iniciativa da iT Filmes, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, pretende colaborar para criar um impacto além da tela, com interatividade, valorização de músicos, músicas e compositores (as) da Zona da Mata Mineira, onde nasceram Lúcio Alves, Ataulfo Alves, Ary Barroso, João Bosco e a estrela do filme, Maria Alcina, uma das maiores artistas do Brasil.

Ao longo de 74 anos de idade e 51 anos de carreira, Maria Alcina Leite nunca parou de fazer arte. Ela traz impressa em si importantes signos da memória coletiva e identidade do Brasil. É uma artista que circula em diferentes meios artísticos, tanto pelas interpretações e seus diálogos com distintos compositores, de diferentes épocas e gêneros musicais, como por suas performances sonoras, cênicas e visuais: em festivais, teatro, shows, rádio, TV, circo, DVD e, agora, vivendo ela mesma neste filme inédito, onde é a estrela máxima.

Saiba mais no vídeo abaixo, e siga lendo:

“Vou filmar na minha cidade, na querida Cataguases”, diz Maria Alcina sobre o Projeto. “Vai ser genial! Então, é muita luz, câmera, ação. Agora eu tô nessa pegada. Então, muita música, muita vida, muito contato com vocês sobre a minha carreira. Estou muito feliz, muito agradecida. Viva a música! Viva Minas Gerais! Viva eu! Viva tudo! E viva o Chico Barrigudo! Uau!”, comemora Maria Alcina.

Rodado em Cataguases, Minas Gerais, e também no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se passa parte do enredo, o Projeto teve seu início nas pesquisas, em 2019, logo no primeiro encontro entre a cantora e diretora, em São Paulo, quando falaram pessoalmente, pela primeira vez, sobre o Filme.

A cineasta Elizabete Martins Campos esteve com a cantora Maria Alcina em Cataguases, em setembro de 2022, quando fizeram estudos e ensaios para o filme. As pesquisas com filmagens foram realizadas no Polo Audiovisual da Zona da Mata, parceiro do Projeto, e também nas ruas de Cataguases, onde Maria Alcina apresentou para a diretora pontos marcantes na vida cultural na cidade, na Cataguases que foi eternizada no cinema pela figura de Humberto Mauro, que morou parede e meia com a casa onde Maria Alcina cresceu.

Trilogia

Na ocasião, houve uma longa conversa também entre a cantora e a diretora com o jornalista e poeta Ronaldo Werneck, também do núcleo de pesquisa do filme. Amigo de Maria Alcina desde 1969, quando foi um dos realizadores do “1º Festival de Música Popular Brasileira de Cataguases”, em que a cantora venceu como melhor intérprete.

O longa faz parte da trilogia que a cineasta Elizabete vem desenvolvendo desde 2008, quando iniciou suas pesquisas para My Name is Now, Elza Soares, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2019, em duas categorias, Melhor Longa-Metragem Documentário, Júri Oficial e Melhor Trilha Sonora Original Júri Oficial.

O Projeto completo que prevê o desenvolvimento, produção, filmagem, montagem, finalização e distribuição, encontra-se neste momento na etapa de desenvolvimento e filmagem e busca novos parceiros.

Mais Informações sobre o filme e o concurso de música:

https://itfilmes.com.br/mariaalcina/

Home

Por último, veja mais:

‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ

Crítica | Los Hermanos: Musical Pré-fabricado

A terra negra dos Kawa | Estreia de ficção sobre os mistérios da Amazônia

Tags:filme maria alcinamaria alcina alegria brasil
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Do Volta para o Cinema
CinemaCulturaEventosNotícias

De Volta Para o Cinema | Festival visa fazer público retornar aos cinemas do Brasil

Redação
4 Min Leitura
critica O reino gelado a terra dos espelhos cinema russo
CinemaCrítica

O Reino Gelado: A Terra dos Espelhos | Animação russa deve agradar as crianças

Luciano Bugarin
5 Min Leitura
Caiam as Rosas Brancas
CinemaCrítica

Crítica: Caiam as Rosas Brancas é um road movie com BDSM

André Quental Sanchez
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?