Os preceitos fundamentais do Yoga versus a realidade encontrada na Índia, este é o mote do documentário brasileiro Muco: contradição na tradição, que estreia nos cinemas nacionais em 8 de dezembro. No filme, dois irmãos viajam à Índia para ver de perto a aplicação da filosofia milenar na atualidade e suas implicações em causas tão urgentes.
Inicialmente, a produção percorreu a Índia, durante quatro meses, e Estados Unidos, em busca de imagens e entrevistas com líderes espirituais, cientistas, figuras políticas, ambientalistas e ativistas. O filme foi selecionado em 40 festivais internacionais, é vencedor de 21 prêmios, 13 deles de Melhor Documentário.
À primeira vista, o espectador pode imaginar que se trata de mais um documentário sobre mudanças climáticas, mas Muco vai além, investiga a fundo e faz pensar sobre a espiritualidade na prática.
Nesse sentido, a produção emociona ao abordar Ahimsa (não-violência) — o primeiro Yama (preceito ético) do Yoga — respeito e compaixão. Além disso, entrevista líderes espirituais e ligados a causas humanitárias como, Sri Sri Ravi Shankar e Chidananda Sarasvati.
Ao mesmo tempo, o documentário coloca em xeque a relação do povo indiano com as vacas como animais sagrados. Também nesse ponto, Muco questiona a relação entre as goshalas (vacas criadas em ashrams – templos) e rituais tradicionais. E destaca o conceito de espiritualidade engajada, além de orações e palavras, e sobre escolhas práticas.
Em síntese, Muco nos leva a refletir sobre Yoga e espiritualidade para muito além de prática de ásanas, de leitura dos textos sagrados ou de ritos. Traz à tona a importância da consciência e entendimento sobre a filosofia para construção de uma realidade baseada em respeito e compaixão.
MUCO: CONTRADIÇÃO NA TRADIÇÃO
Direção: Oberom (professor de Yoga formado em Educação Física com pós-graduação em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA e outra pós-graduação em Yoga pelo Instituto Lonavla (Índia) através da FMU)
Brasil / Índia / EUA / 2022 / 109 min.
Produtores: Céu Bittencourt, Oberom, Orlando Chavatta e Samadhi.
Trilha sonora original: Guilherme Cavalcanti.
Câmeras e som: Céu Bittencourt, Oberom, Orlando Chavatta e Samadhi.
Assessoria de comunicação: Lara Padilha.
Direção e edição: Oberom
Logo, veja mais em:
Yoga De Rua | Conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)
Yamas e Niyamas | Conheça as dez principais diretrizes do Yoga (viventeandante.com)
Entenda os benefícios de uma alimentação vegana de qualidade (viventeandante.com)